Elementos de Semiótica aplicados à canção RAP
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v1i1.570Palavras-chave:
persuasão do ouvinte, RAP, canção, semiótica,Resumo
Este artigo faz uma análise da canção RAP a partir dos conceitos advindos da Semiótica francesa. O nosso objetivo é apontar alguns mecanismos presentes nesse tipo de canção que levam à persuasão do ouvinte, fazendo-o gostar das letras e tomar o seu conteúdo como "verdadeiro". Para atingir o nosso propósito escolhemos sete canções RAP resultantes de um projeto cultural realizado na cidade de Santos/SP entre 1993 e 1994, o Rádio RAP Móvel. A fim de contextualizar o leitor apresentamos um breve histórico do RAP e do proj eto em questão, depois tratamos dos conceitos semióticos que sustentarão nosso trabalho e outros relacionados mais especificamente à canção, para finalmente elaborarmos as análises das letras.Downloads
Publicado
05/03/2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.