Porque Sim não é resposta! prazer utilitário vs. prazer criativo
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v1i1.572Palavras-chave:
criança, prazer utilitário, prazer criativo, canção,Resumo
A análise de produtos destinados à criança fornece importantes pistas sobre a idéia ou imagem que o adulto tem de infància, justamente por ter como destinatário o público infantil. Dois diferentes pontos de vista norte aram as tendências de tal idéia-imagem: a) um deles, satisfazendo as necessidades da indústria cultural e as prerrogativas da ala mais conservadora da sociedade, traz uma idéia-imagem de criança passiva, alvo fácil dos apelos por um prazer "comprado pronto", ou seja, um prazer utilitário; b) o outro, satisfazendo os anseios das classes menos conservadoras por uma cultura interativa, o que conviria a um prazer criativo, traz a idéia-imagem de criança ativa e capaz de interagir. Este artigo apresenta a análise semiótica de uma canção do segundo tipo, procurando mostrar porque podemos classificá-ia desta maneira e o que essa classificação significa.
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