O (Meta)Andamento de <i>India Song</i>: reflexões sobre a lentidão

Autores

  • Maurício Oliveira Santos USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v3i2.587

Palavras-chave:

Marguerite Duras, literatura francesa século XX, literatura e música, French literature 20th century, literature and music.

Resumo

O livro India Song de Marguerite Duras, designado como “texto teatro filme” e, portanto, caracterizado por sua pluralidade semiótica, apresenta várias estratégias de agenciamento temporal, que podem ser comparadas a estratégias típicas do universo da composição musical. Nesse contexto, é pertinente estabelecer um paralelo, no campo verbal, com a noção musical de andamento. O andamento dominante é lento. Nesta análise, a lentidão é abordada em três níveis complementares: figurativo (a figura do ventilador como índice de um meta-andamento); simbólico (a constituição do lugar como espaço simbólico de representação); e gerativo (o ralentamento como processo gerativo da obra). Palavras-chave: Marguerite Duras. Literatura Francesa Século XX. Literatura e Música.

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Publicado

06/03/2008

Edição

Seção

Artigos