O SUSPENSE NAS FRISADAS DE AVENIDA BRASIL

Autores

  • Loredana Limoli UEL – Universidade Estadual de Londrina
  • Lucia Teixeira UFF – Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v12i1.7120

Palavras-chave:

Suspense, Frisada, Ajustamento, Regimes de interação, Telenovela.

Resumo

Este artigo discute a noção de suspense dentro da teoria semiótica, abordando aspectos da tensão narrativa em suas possíveis relações com o regime de interação de ajustamento, conforme proposto por E. Landowski. Para isso, apresenta uma breve análise do primeiro capítulo da telenovela Avenida Brasil (2012), com o objetivo de salientar a importância do gancho final ou frisada na configuração do suspense. Mostra-se, assim, que a frisada, além de ser um importante recurso de suspensão sintagmática, é, também, um elemento significativo da interação entre os actantes da enunciação.

Biografia do Autor

Loredana Limoli, UEL – Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Lucia Teixeira, UFF – Universidade Federal Fluminense

Docente da UFF – Universidade Federal Fluminense

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Publicado

21/07/2014

Edição

Seção

Artigos