Políticas Editoriais

Foco e Escopo

As Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as sub-áreas em sua interface. Tem publicado artigos com vários temas: Psicologia Educacional; Saúde Mental; Psicologia do Desenvolvimento; Atendimento Institucional; Psicologia na Saúde Pública; História da Psicologia; História da Educação; Avaliação; Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação; Formação de Professores; Sexualidade e Educação Sexual; Estudos de Gênero; Educação Especial e Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; Culturas Escolares; dentre outros afins

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Seção Especial - Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados a Doxa são, primeiramente, avaliados quanto à formatação e ao cadastro completo dos autores. Caso não correspondam às diretrizes para autores, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 12 a 24 semanas, dependendo do fluxo de artigos submetidos à Revista.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas rodadas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Editorial  e a segunda por pareceristas convidados ad hoc. Na primeira, são avaliados os seguintes itens: formatação; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo.

Na segunda rodada de avaliação, o artigo é distribuído a pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido ao Comissão Editorial para julgamento final.

No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam então disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

 

 

 

Periodicidade

A Doxa é uma publicação semestral - jan./jun e jul./dez.

 

Política de Acesso Livre

A Doxa não cobra taxa de submissão para autores e oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público em geral proporciona maior democratização de acesso à informação, condição para que os cidadãos aprimorem o exercício da liberdade de escolha a partir de seus interesses e acima deles.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexações, Bases de Dados, Associações, Bibliotecas

                 
        
 

 

 

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

 

Critérios para organização de dossiê / Dossier criteria for organization

Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.

Diretrizes para autores e normas de submissão: <https://drive.google.com/file/d/1b7cwCjwneBs1PKHzC6UhFKffRKjeCizB/view>.

Modelo padrão/template do artigo para download: <https://drive.google.com/file/d/1a0LeKtsS_0TrbXzfA2x13_V0-e2cQlgL/view>.

 

Somente serão aceitos artigos com no máximo 3(três autores) graduandos, mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.

Os organizadores são responsáveis por enviar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em Português, Espanhol e inglês. (A revista possui equipe externa de revisão e tradução para o espanhol e inglês; revisão em português, formatação e normalização).

Os artigos devem conter no máximo 15 páginas, incluindo as referências. As referências não poderão ultrapassar 1/3 da quantidade dos parágrafos do artigo. O resumo no máximo 250 palavras ou dez (10) linhas com cinco (05) palavras-chave separadas por ponto. Normas ABNT.

Os organizadores serão responsáveis por submeter todos os artigos na plataforma (obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter as declarações de originalidade e de autoria assinados e com o RG e CPD digitalizado e assinadas); Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título em caixa baixa, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma SEER/OJS de submissão).

 

Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.

A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:

 

1. Breve ementa do Dossiê.


2. Relevância da temática proposta para o campo da área da revista – Foco e Escopo.

3. Eixo temático do Dossiê: Deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo principal um tema bem definido proposto por um organizador.

4. Nome de cada artigo e autores - nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes).  O dossiê deve conter entre 8 (mínimo) e 12 (máximo) artigos. 

5. Responsável (eis) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, um deles devem ter o título de Doutorado. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail da revista. 

Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma online da revista e  entrarão em avaliação por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo. O(s) organizador(es) será(ão) responsável(eis) pela execução de todo o trabalho e gestão dos artigos do dossiê.

É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação

1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);

2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão Online. Também deverá ser enviada copias dos artigos com e sem identificação por e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link: Declaração de Originalidade e Declaração de Autoria (e ordem dos autores)


A referida declaração deve ser enviada digitalizada com as respectivas assinaturas, cópias do RG e CPF para o e-mail da revista e ser anexada nos metadados no momento da submissão dos artigos.

Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados ou no campo informações/comunicado para o editor, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido (undeline) do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.
Exemplo:

 

Exemplo:

Dossiê_Responsável_Título:

Dossiês_Raquel_As diferenças de cada aluno no seu desenvolvimento acadêmico

 

Todos os artigos, apresentações serão obrigatoriamente revisados, editorados no processo final pela equipe interna e externa da revista.

 

Informações: revistadoxafclar@gmail.com

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

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Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link abaixo.

The editors and members of both editorial and advisory boards of this Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP in 2014.

It is recommended that all authors and reviewers read the document, available at the following link.

Link: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf>.

 

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CORE - Promoting integrity in research and its publication. Link: <https://publicationethics.org/core-practices>.

 

Code of Conduct:  <https://publicationethics.org/resources/code-conduct>.

 

Our core practices:

<https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf>.

Core practices are the policies and practices journals and publishers need to reach the highest standards
in publication ethics. We include cases with advice, guidance for day-to-day practice, education modules
and events on topical issues, to support journals and publishers fulfil their policies. (COPE, 2018, web)

 

 

 

Diretrizes White Paper CSE 2012 / White Paper on Publication Ethics

 

Português (tradução ABEC)

<https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf>

English

<https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>