Qualidade da educação infantil na rede municipal de ensino de vitória da conquista: um olhar sobre o discurso das coordenadoras pedagógicas

Autores

  • Relva Lopes Chaves Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga
  • Sandra Márcia Campos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10913

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Educação infantil. Qualidade. Postulados foucaultianos.

Resumo

O objetivo deste texto é conhecer a percepção das coordenadoras pedagógicas sobre a qualidade da EI na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista - BA. É uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados se deu a partir do uso dos postulados foucaultianos de: discurso, vontade de verdade, saber e poder. O estudo revela que: a) há sintonia das coordenadoras pedagógicas com a concepção de qualidade da Educação Infantil respaldada na cidadania infantil; b) as coordenadoras pedagógicas acreditam que é possível garantir às crianças uma Educação Infantil pública de qualidade; c) existe distanciamento do discurso científico e do discurso político das condições de oferecimento da Educação Infantil no município de Vitória da Conquista; d) a partir dos postulados Foucaultianos percebemos a resistência demonstrada por estas coordenadoras, que apesar das condições de trabalho a que estão submetidas, atuam em prol da melhoria da qualidade da Educação Infantil nas creches que estão sob sua responsabilidade.

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Biografia do Autor

Relva Lopes Chaves Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga

Professora Titular do Departamento de Pedagogia

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

SOARES, R. L. C.; PEREIRA, S. M. C. Qualidade da educação infantil na rede municipal de ensino de vitória da conquista: um olhar sobre o discurso das coordenadoras pedagógicas. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 224–239, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10913. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10913. Acesso em: 20 abr. 2021.