O atual plano nacional de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11353

Palavras-chave:

Plano nacional de educação, Educação básica, Currículo.

Resumo

Esse artigo se constitui numa análise documental como objetivo de perceber como as políticas de currículo para a Educação Básica são tratadas no Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), sancionado através da Lei nº 13.005 de 25/06/2014. O PNE apresenta dez diretrizes, vinte metas e duzentas e cinquenta e quatro estratégias com o intuito de melhorar a qualidade da educação, universalizar o atendimento escolar, promover uma gestão democrática e valorizar os profissionais da educação. A operacionalização de tal documento se dá por meio de políticas públicas desenvolvidas na forma de Programas e outras ações em regime de colaboração da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Embora se reconheça tamanha importância deste documento para o contexto educacional brasileiro, percebeu-se com a análise realizada que  as questões curriculares não se encontram como prioridade neste documento, pois são secundarizadas em detrimento ao acesso e permanência dos alunos nas diferentes etapas da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, UNIVALI

Mestrado e Doutorado em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e Licenciaturas diversas.Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação.

Aline Leandra Coelho, UNIVALI

Mestre em Educação pela UNIVALI. Coordenadora do SESI - Escola de Educação Básica.

Referências

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

CORRÊA, S. de S.; COELHO, A. L. O atual plano nacional de educação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 110–124, 2018. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11353. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11353. Acesso em: 15 jun. 2024.