Psicologia e inclusão social de alunos com deficiência: a atuação do psicólogo na educação inclusiva

Autores

  • Fabiana Darc Miranda Universidade Federal de Góias- UFG, regional Jataí https://orcid.org/0000-0003-1680-4081
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro Universidade Federal de Góias- UFG, regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11409

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Deficiência, Psicologia, Escola.

Resumo

Nos últimos anos temos acompanhado a crescente preocupação da psicologia com a educação. Assim, a atuação do Psicólogo Escolar/Educacional, no âmbito da educação se resume em trabalhos múltiplos, desde a realização de pesquisas, diagnósticos e intervenções preventivas em grupo e individualmente. Nesse sentido, objetiva-se com esse estudo, identificar como se dá a atuação do psicólogo escolar no âmbito da educação inclusiva em um município do interior de Minas Gerais. Realizamos, portanto, uma pesquisa de campo com cinco psicólogas que atuam no âmbito escolar da rede municipal de ensino. As psicólogas responderam a um questionário estruturado que abordava o papel do psicólogo na educação inclusiva bem como suas formas de atuação. Na análise dos dados, descrevemos e discutimos o material empírico coletado por meio das entrevistas e por fim, nas considerações finais, ressaltamos as contribuições da psicologia escolar para a inclusão das pessoas com deficiências nas escolas, indicando que o trabalho desse profissional deve abranger desde os alunos, os familiares, até a equipe escolar.

Biografia do Autor

Fabiana Darc Miranda, Universidade Federal de Góias- UFG, regional Jataí

Psicóloga Escolar, mestranda em educação. Pesquisadora na area de educação inclusiva, inclusão escolar e psicologia educacional e escolar.

Eveline Borges Vilela Ribeiro, Universidade Federal de Góias- UFG, regional Jataí

É licenciada em Química (2008), Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2011) e Doutora em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Goiás / Regional Jataí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências

Referências

BONI, Valdete.; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 3, p. 68-80, jan./jul., 2005.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996.

Downloads

Publicado

01/07/2018

Como Citar

Miranda, F. D., & Ribeiro, E. B. V. (2018). Psicologia e inclusão social de alunos com deficiência: a atuação do psicólogo na educação inclusiva. DOXA: Revista Brasileira De Psicologia E Educação, 20(2), 133–149. https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11409

Edição

Seção

Artigos