Educação em Sexualidade no Brasil: um tour histórico e seus importantes desdobramentos para a formação do educador e do desenvolvimento da área na educação escolar.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11893

Palavras-chave:

Educação em sexualidade, Educação escolar, Historia.

Resumo

Este artigo trata-se de um breve levantamento histórico sobre o desenvolvimento e a formação da área de estudo relacionada a sexualidade e educação sexual, hoje mais pronunciada educação em sexualidade no Brasil. A partir de um levantamento de literaturas feitas em uma disciplina na pós graduação em Educação Escolar, na qual escrevo minha tese. A intensão é retratar e descrever um pouco da história da Sexualidade na Educação, que se desenvolveu através de pesquisas que deram vozes a temas que até então não eram muito bem vistos nas academias cientificas, e até hoje sofrem com preconceitos ideológicos de certos aparatos institucionais que talvez não consideram a área se educação e sexualidade importante. Diante disto faço deste texto um documento que mostre como este tema não pode ser confundido com política, mas sim fundamentado através de pesquisas e trabalhos acadêmicos sérios, com respeito e legitimidade no desenvolvimento do conhecimento cientifico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Azevedo Godoy

Trabalha com atendimento clínico. Estuda as áreas de Educação Musical e Musicoterapia, Organizacional, Hospitalar e Clínica, sendo esta última a categoria em que também exerce profissionalmente. Mestre no ano de (2015) em Psicologia Social pela PUC-SP, junto ao núcleo de estudos e pesquisas sobre Identidade-metamorfose (NEPIM) com o Professor Dr. Antônio da Costa Ciampa. Foi professor de Psicologia da Faculdade de Americana nos anos de 2015/2016.

Referências

BEDIN, R. C. A História do Núcleo de Estudos da Sexualidade e sua Participação na Trajetória do Conhecimento Sexual na UNESP. 2016. 154f. (Tese de Doutorado em Educação Escolar). Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

BEDIN, R. C.; MUZZETI; RIBEIRO, P. R. M. Sexo, sociedade e educação sexual no Brasil a partir de um estudo bibliográfico. In: MARTIN, S. A. F.; GUIBU, G. Y. (Orgs.) Educação em Saúde: formação para atenção às vulnerabilidades de crianças, adolescentes e jovens em espaços educacionais. Presidente Prudente: Prefeitura Municipal, 2012.

MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Educação sexual: princípios para a ação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação. Araraquara. v. 15, n. 1, p. 75-84. 2011.

RIBEIRO, P. R. M. (Org.) Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte & Ciência, Caps. 1 e 2. 2004.

RIBEIRO, P. R. M. A educação sexual na formação de professores: sexualidade, gênero e diversidade enquanto elementos de uma cidadania ativa. In: Rabelo, A. O.; Pereira, G. P; Reis, A. M. de S. (Org.). Formação Docente em Gênero e Sexualidade: entrelaçando teorias, políticas e práticas. Petrópolis: De Petrus et Alii, p. 7-17. 2013.

RIBEIRO, P. R. M.; BEDIN, R. C. Notas preliminares sobre historiografia da educação sexual brasileira: apontamentos de uma cronologia descritiva. 1. Atitudes e comportamentos sexuais no Brasil nos documentos da inquisição dos séculos XVI e XVII. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 17, n. 1 e 2, 2013, p.149-168.

Downloads

Publicado

01/07/2018

Como Citar

AZEVEDO GODOY, D. Educação em Sexualidade no Brasil: um tour histórico e seus importantes desdobramentos para a formação do educador e do desenvolvimento da área na educação escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 272–288, 2018. DOI: 10.30715/doxa.v20i2.11893. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11893. Acesso em: 29 mar. 2024.