Análise sobre a inclusão e permanência dos alunos com deficiência em uma universidade do sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13091

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Permanência.

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência tem se apresentado como um desafio diário para as instituições de ensino, em especial, nas universidades. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar e analisar o processo de inclusão e permanência dos alunos com deficiência em uma instituição de ensino superior localizada no sul de Minas Gerais. O trabalho configura-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa e com características de estudo de caso. Para a coleta dos dados, os alunos com deficiência foram convidados a responder um questionário. Por meio da análise, foi possível constatar que se faz necessário trabalhar com a comunidade ações relacionadas a empatia e aceitação das diferenças e com os professores, formações que contemplem práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Aurélia Teodoro da Cruz, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itabira – MG

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas.

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itabira – MG

Professora do Instituto de Física e Química (IFQ). Coordenadora do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)”.

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

CRUZ, A. T. da; RODRIGUES, P. A. A. Análise sobre a inclusão e permanência dos alunos com deficiência em uma universidade do sul de Minas Gerais. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 241–254, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13091. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13091. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática