Altas habilidades na educação infantil: relato de caso psicopedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13092

Palavras-chave:

Identificação psicopedagógica, Altas habilidades/superdotação, Educação infantil.

Resumo

O presente trabalho de investigação caracteriza-se como estudo de caso psicopedagógico com objetivo de saber/identificar as características e comportamentos de superdotação/altas habilidades de um aprendente da educação infantil de uma instituição escolar do município de Uberlândia-MG. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a observação, questionários, entrevista/anamnese aplicados à equipe pedagógica da escola, professora da sala regular, aprendente e familiares. Também foi feita uma análise de documentos/materiais acadêmicos do aprendente. Após esse processo de avaliação inicial, os resultados apresentados indicaram-nos comportamentos acima da média com características de altas habilidades do tipo acadêmico e produtivo-criativa e potencial elevado nas áreas das inteligências linguística, espacial, lógico-matemático. Considerando fatores como desenvolvimento diferenciado para sua faixa etária, foi sugerido um acompanhamento, atenção e trabalho sistemático, nas áreas das inteligências supracitadas para verificar intensidade e constância, bem como desenvolvimento do potencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel de Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME), Uberlândia – MG

Coordenadora de Ensino da Educação Especial na Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). Mestre em Educação (UNITRI). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UFU) e especialista em Educação Especial (UFC). Atua no Atendimento Educacional Especializado e como professora convidada do Curso de Especialização em Psicopedagogia da FACED/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GEPAHS)/UFU e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Escolar (GEPPE).

Referências

ARAÚJO, M. I.; TELLES, P. M. C.; FERREIRA, L. R. C. Alunos com altas habilidades/superdotação no ensino fundamental (5.º ao 9.º ano) de uma escola pública mineira: identificação e encaminhamentos. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 5, n. 2, p. 198-209, ago./dez. 2016, ISSN 2238-8346.

AZEVEDO, S. M. L.; METTRAU, MarsylBulkool. Altas habilidades/superdotação: mitos e dilemas docentes na indicação para o atendimento. Psicol. Cienc. Prof. [online]. v. 30, n. 1, p. 32-45, 2010,ISSN 1414-9893. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000100004. Acesso em: 07 jul.2019.

BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Dispõe sobre a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 25 abr. 2017.

BRASIL. MEC/SECADI/DPEE. Nota Técnica n.º 04/2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília, 2014.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Tradução e Horácio Gonzales. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREITAS, S. N.; PÉREZ, S. G. P. B. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2012.

GALBRAITH, J.; DELISLE, J. The gifted kid’s survival guide: a teen hanbook. Minneapolis: Free Spirit Publishing,1996.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GARDNER, H. Estruturas da mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

GARDNER, H. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro Ed. Objetiva, 2000.

GARDNER, H. Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar as nossas ideias e as dos outros. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GUIMARÃES, G. G.; OUROFINO, V. T. A. T. Estratégias de identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org.). Altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1.

RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness: a developmental model for creative productivity. In: RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. (Eds.). The triad reader. Mansfield Center: Creative Learning, 1986..

RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. (Eds.). O que é esta coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos?. Tradução Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 77-131, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/papah/o-que-e-esta-coisa-chamada-superdotacao.pdf. Acesso em: 12 nov. 2016.

SABATELLA, M. L.; CUPERTINO, C. M. B. Práticas educacionais de atendimento ao aluno com altas habilidades /superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1.

STERNBERG, R.J. Successful intelligence: how practical and creative intelligence determine success in life. New York: Simon & Schuster, 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIEIRA, N. J. W. Viagem a “mojave-óki!”: a trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em crianças de quatro a seis anos. 2005. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

VIEIRA, N. J. W. Uma trajetória na identificação de altas habilidades/superdotação em educação infantil. In: FREITAS, S. N. (Org.) Educação e altas habilidades/superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Editora da UFSM, 2006. p. 89-107.

VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de caso. Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

01/08/2019

Como Citar

ARAÚJO, M. I. de. Altas habilidades na educação infantil: relato de caso psicopedagógico. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 255–268, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13092. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13092. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática