Inclusão e formação docente: com a palavra, os professores das salas de recursos multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13102

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação especial, Professor da Sala de Recursos Multifuncionais.

Resumo

A educação especial, diante da atual política educacional brasileira, que preconiza a inclusão, não assume mais o caráter substitutivo da sala regular, mas torna-se um serviço pedagógico complementar, de suporte, para os alunos público-alvo da educação especial. Tal fato exige mudanças na formação, concepção e na ação pedagógica do professor. Subsidiada por tal ideia, esta pesquisa pretendeu, por meio da aplicação de um questionário, investigar a compreensão que professores especialistas regentes de Salas Multifuncionais têm sobre a educação inclusiva e especial e sobre a sua formação, analisando o papel que a educação especial assume na implementação desse novo projeto de escola pautado pela inclusão. Constatou-se que a maior parte dos professores conhece a diferença entre educação especial e inclusiva, aponta quais suas atribuições na Sala de Recursos Multifuncionais e identifica sua importância. Entretanto, reconhecem que sua formação é precária e enfrenta obstáculos advindos de diferentes âmbitos, o que compromete os resultados de seu trabalho em direção à educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Rosimar Bortolini Poker, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Docente. Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC).

Beatriz Aparecida Barboza do Nascimento, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr).

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Campus de Araraquara/SP. Doutora em Educação.

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

POKER, R. B.; NASCIMENTO, B. A. B. do; GIROTO, C. R. M. Inclusão e formação docente: com a palavra, os professores das salas de recursos multifuncionais. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 297–313, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13102. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13102. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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Edição Temática