A educação em ciências e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: entraves no ensino de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13184

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Ciências, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os obstáculos relacionados ao processo de inclusão educacional de alunos com Deficiência Intelectual (DI), na disciplina de Física, em uma escola regular. A investigação possuía uma abordagem qualitativa e configurava-se como um estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas duas entrevistas, uma com o professor do ensino regular e outra com a professora de apoio. Os dados revelaram que, devido à lacuna na formação do professor do ensino regular, os alunos não possuíam a oportunidade de construir conhecimentos relacionados aos conteúdos de Física. Além disso, os dois profissionais não desenvolviam, de forma efetiva, um trabalho colaborativo. Para finalizar, observou-se a existência de barreiras atitudinais, preconceitos e estigmas por parte de um dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Dias Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Acadêmica do curso de Terapia Ocupacional.

Paloma Alinne A. Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itabira – MG

Professora do Instituto de Física e Química (IFQ). Coordenadora do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)”.

Referências

BELO, C.; CABRAL, L.; CARIDADE, H.; SOUSA, R. Deficiência intelectual: terminologia e conceptualização. Disponível em: http://www.madeira-edu.pt/Portals/7/pdf/revista_diversidades/revistadiversidades_22.pdf#page=4. Acesso em: 7 jun. 2019.

BONI, V.; QUARESMA, J.S. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1, jan./jul. 2005, p. 68-80. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 7 jun. 2019.

BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 7 jun. 2019.

______. Declaração de Salamanca, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 7 jun. 2019.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf. Acesso em: 7 jun. 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

______. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11. Acesso em: 7 jun. 2019.

______. Lei n.º 12.796, de 4 de abril de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 7 jun. 2019.

______. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 7 jun. 2019.

______. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm. Acesso em: 7 jun. 2019.

COSTA, R. P. M. Educação especial: aspectos conceituais e emergentes. São Carlos: EdUFSCar, 2009

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, temas básicos de educação e ensino. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MARTINS, L. A. R. Um olhar para a formação docente na perspectiva da educação inclusiva. In: MARQUEZINE, M. C.; MANZINI, E. J.; BUSTO, R. M.; TANAKA, E. D. O.; FUJISAWA, D. S. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009. p. 107-118.

MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A.; ZERBATO, A. P. O ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre a educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014.

MIRANDA, G. T.; GALVÃO FILHO, T. A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F.; BÓGUS, C.M. Considerações sobre a metodologia como recurso para o estudo humanização em saúde. Saúde e Sociedade, v.13, n.3, p.44-57, set-dez 2004

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Tradução Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José Antonio Sousa Tavares. Lisboa: Dom Quixote 1997.

PIMENTEL. Susana C. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, Theresinha G. GALVÃO FILHO. Teófilo A. (Orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012

RODRIGUES, P. A. A. A perspectiva dos futuros professores de Física para atuar em aulas inclusivas: sentidos e desafios na formação inicial. 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/lista_area_12.htm. Acesso em: 7 jun. 2019.

ROPOLI, A. E.; MANTOAN, E. M. T.; SANTOS, T. C. M. T.; MACHADO, R. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/25849?locale=pt_BR. Acesso em: 7 jun. 2019.

SANT’ANA, M. I. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n2/v10n2a09.pdf. Acesso em: 7 jun. 2019.

SANTOS, S; MORATO, P. Acertando o passo! Falar de deficiência mental é um erro: deve falar-se de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). Por quê? Rev. Bras. Ed. Esp. Marília, v. 18, n. 1, p. 3-16, Jan/Mar. 2012.

SIQUEIRA, A. M.; RODRIGUES, P. A. A. Análise das pesquisas de educação inclusiva em periódicos relacionados ao ensino de ciências. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (X ENPEE), 2016, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016. p. 1-14.

VELTRONE, A. A.; MENDES, G. E. Descrição das propostas do Ministério da Educação na Avaliação da Deficiência Intelectual. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v21n50/14.pdf. Acesso em: 7 jun. 2019.

VITALIANO, R.C. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 3, p. 399-414, set./dez. 2007.

Downloads

Publicado

01/08/2019

Como Citar

ALVES, M. D.; RODRIGUES, P. A. A. A educação em ciências e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: entraves no ensino de física. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 374–386, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13184. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13184. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.