A percepção do professor do atendimento educacional especializado sobre seu papel na inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13185

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar, Educação Especial.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a percepção dos professores do AEE sobre seu papel na organização da inclusão escolar em um município. Participaram de nossa investigação 17 professoras, todas com formação em Pedagogia e pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial. Utilizando como recurso metodológico a análise de conteúdo, percebemos que os conceitos das professoras de AEE consideram sua atuação mais voltada ao atendimento individualizado do aluno, a fim de melhorar seu desempenho escolar. Constatamos que a organização do município permitiu a incorporação dessa função, visto que o atendimento é itinerante com o objetivo de levar até o aluno aquilo que ele teria na escola especial. Concluímos que o professor do AEE necessita se sentir parte da escola, ser presença constante para fornecer os conhecimentos necessários da Educação Especial para a escola regular, efetivando as ações inclusivas com os professores.

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Biografia do Autor

Josiane Fujisawa Filus de Freitas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora da Faculdade de Educação.

Paulo Ferreira de Araújo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP

Professor da Faculdade de Educação Física.

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

FREITAS, J. F. F. de; ARAÚJO, P. F. de. A percepção do professor do atendimento educacional especializado sobre seu papel na inclusão escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 387–407, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13185. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13185. Acesso em: 25 abr. 2024.

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