Educação, diversidade num mundo de pós-verdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.13200

Palavras-chave:

Educação escolar, Diversidade humana, Pós-Verdade.

Resumo

Vive-se a era da pós-verdade, cujo conceituação é de grande complexidade, pois a “pós-verdade” não se constitui apenas numa mentira, ou meia verdade, ou convicção. A verdade é um efeito discursivo. Esse fenômeno implica na maioria dos casos na prevalência de uma “verdade” sustentada por um raciocínio axiológico e patêmico. Estudar e problematizar a pós-verdade dentro do campo educacional se faz urgente, em especial, quando um dos deveres da escola são o acolhimento e a compreensão da diversidade humana. Assentados nos estudos de autores como Foucault, Angenot, Emediato, Boudon, partimos da premissa que a pós-verdade acentua-se na sociedade brasileira causando a indisponibilidade ao diálogo, assim, a maior parte das pessoas tendem a tratar as informações como verdadeiras só àquelas que confirmem suas crenças em detrimento daquelas que as invalidam. Cabe a todos sabermos problematizar o caráter retórico da percepção da pós-verdade, olhando para suas derivas, suas dispersões, no sentido de compreendermos como lidamos com aquilo que lemos, vemos, sentimos e agimos.

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Biografia do Autor

Maria Regina Momesso, Universidade Estadual Paulista

Docente - Faculdades Integradas de Bauru, docente ensino médio - Colégio Técnico Industrial ´Isaac Portal Roldan´ - FC/UNESP - Bauru, docente permanente e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Campus Araraquara e docente/ pesquisadora ppg educação escolar da Universidade Estadual Paulista Campus Araraquara. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: analise de discurso, discurso, identidade, práticas discursivas e cibermídia.

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de São Paulo

Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Araraquara – SP – Brasil. Mestra em Processos de Ensino, Aprendizagem e Inovação.

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Publicado

01/02/2019

Como Citar

MOMESSO, M. R.; MONTEIRO, S. A. de S. Educação, diversidade num mundo de pós-verdade. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 170–181, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.13200. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13200. Acesso em: 20 abr. 2024.