Desenvolvimento de habilidades sociais entre universitários da área da saúde
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19030Palavras-chave:
Habilidades sociais, Desenvolvimento, Saúde, ComportamentosResumo
O estudo tem como objetivo conhecer e sumarizar o que a literatura aponta sobre desenvolvimento de habilidades sociais entre estudantes universitários da área da saúde. A amostra teve como método uma revisão integrativa utilizando-se as bases Embase, PubMed, Scopus, Web of Science, Cinahl, Eric, Pyschnet, Scielo e a literatura cinzenta nas bases Google Acadêmico, Open Grey e Proquest. A amostra constitui-se de 22 artigos que apontam para o Desenvolvimento das Habilidades Sociais de estudantes da área da saúde em universidades públicas e privadas, tema que vem sendo pesquisado no Brasil, Turquia, Japão, Irã, Espanha, EUA, Suíça, com a finalidade de compreender os diversos comportamentos apresentados pelos estudantes quando chegam à universidade. Considerando que o campo teórico-prático das habilidades sociais é amplo, os resultados indicam que indivíduos com boas habilidades de relacionamento interpessoal tendem a ser mais saudáveis e menos propensos a doenças emocionais. Além disso, as habilidades sociais podem ser aprendidas e aprimoradas, contribuindo não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o desenvolvimento pessoal, familiar, social e profissional.
Downloads
Referências
ALBERTI, R. E.; EMMONS, M. L. Como se tornar mais confiante e assertivo. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
ANTUNES, L. Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos. São Paulo: Literare Books, 2020.
ARÓN, A. M.; MILICIC, M. Viver com os outros: programa de desenvolvimento de habilidades sociais. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. Campinas, SP: Editorial Psy, 1994.
BARBOSA, M. M. F.; OLIVEIRA, M. C. de; MELO-SILVA, L. L.; TAVEIRA, M. do C. Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 61-74, jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902018000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jan. 2024.
BEAUCHAMP, M. H.; ANDERSON, V. SOCIAL: An integrative framework for the development of social skills. Psychological Bulletin, Washington, DC, v. 136, n. 1, p. 39-64, jan. 2010. DOI: 10.1037/a0017768.
BOLSONI-SILVA, A. T.; LOUREIRO, S. R.; ROSA, C. F.; OLIVEIRA, M. C. F. A. de; Caracterização das habilidades sociais de universitários. Contextos clínicos, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 62-75, jun. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822010000100007. Acesso em: 28 jan. 2024.
BOLSONI-SILVA, A. T.; CARRARA, K. Habilidades sociais e análise do comportamento: Compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 330-350, ago. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000200007. Acesso em: 28 jan. 2024.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACHADO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos-organizacionais. Acesso em: 28 jan. 2024.
FERREIRA, V. S.; OLIVEIRA, M. A.; VANDENBERGHE, L. Efeitos a curto e longo prazo de um grupo de desenvolvimento de habilidades sociais para universitários. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, DF, v. 30, n. 1, p. 73-81, jan./mar. 2014. DOI: 10.1590/S0102-37722014000100009.
GOUVEIA, T. G.; POLYDORO, S. A. J. Programas de habilidades sociais para universitários: uma revisão de literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, Campo Grande, v. 4, n. 1, p. 160-174, jan./mar. 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i1.225.
LIBERATI, A. ALTMAN, D. G.; TETZLAFF, J.; MULROW, C.; GØTZSCHE, P. C.; IOANNIDIS, J. P. A.; CLARKE, M.; DEVEREAUX, P. J.; KLEIJNEN, J.; MOHER, D. The PRISMA Statement for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses of Studies That Evaluate Health Care Interventions: Explanation and Elaboration. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, PA, ago. 2009. DOI: 10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00136.
LIMA, C. A.; SOARES, A. B. Treinamento em Habilidades Sociais para universitários no contexto acadêmico: ganhos e potencialidades em situações consideradas difíceis. In: DEL PRETTE, Z. A. P.; SOARES, A. B.; PEREIRA-GUIZZO, C. de S.; WAGNER, M. F.; LEME, V. B. R. Habilidades Sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática. Nova Hamburgo: Sinopsys, 2015. p. 22-43.
LIMA, C. A.; SOARES, A. B.; SOUZA, M. S. Treinamento de habilidades sociais para universitários em situações consideradas difíceis no contexto acadêmico. Psicologia clínica, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 95-121, abr. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652019000100006. Acesso em: 28 jan. 2024.
LINEHAN, M. M. Treinamento de habilidades em DBT. Porto Alegre: Artmed, 2014.
MITRANI, A. T. A. Outcome of anger management training program in a sample of undergraduate students. Prodecdia Spocial ans Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 5, 339-344, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042810014758. Acesso em: 28 jan. 2024.
MORETTO, L. A. Efeitos de uma intervenção em grupo em habilidades sociais para universitários na perspectiva da análise do comportamento. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2017. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=1042#. Acesso em: 28 jan. 2024.
MURTA, S. G. Aplicações do Treinamento em Habilidades Sociais: análise da produção nacional. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 283-291, ago. 2005. DOI: 10.1590/S0102-79722005000200017.
NISHINA, Y.; TANIGAKI, S. Trial and Evaluation of Assertion Training Involving Nursing Students. Yonago Acta Medica, Tottori, v. 56, n. 3, p. 63-68, set. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3812438/. Acesso em: 26 nov. 2013.
PONTES, M. G. F. C.; SOUZA, M. A. Treino de Habilidades Sociais em estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar educacional no ensino superior. Revista Eletrônica de Culturas e Educação, Cruz das Almas, v. 2, n. 4, p. 116-126, nov. 2011.
POZO-RICO, T.; GILAR, R.; CASTEJÓN, J. L. Developing emotional competence training for university students in Argentina and Spain. In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 11., 2017. Proceedings […]. Valencia: IATED, 2018, p. 112-122. Disponível em: https://library.iated.org/view/POZORICO2017DEV. Acesso em: 28 jan. 2024.
PUREHSAN, S.; SAED, O. Effectiveness of cognitive-behavioral group therapy (CBGT) on reduction of social phobia. Procedia – Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 5, p. 1694-1697, 2010. DOI: 10.1016/j.sbspro.2010.07.348.
PUREZA, J. R.; RUSCH, S. G. de S.; WAGNER, M.; OLIVEIRA, M. da S. Treinamento de habilidades sociais em universitários: uma proposta de intervenção. Revista brasileira de terapia cognitiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 2-9, jun. 2012 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872012000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jan. 2024.
RAMOS, F. P.; ANDRADE, A. L. de; JARDIM, A. P.; RAMALHETE, J. N. L.; PIROLA, G. P.; EGERT, C.; Intervenções psicológicas com universitários em serviços de apoio ao estudante. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 221-232, dez. 2018. DOI: 1026707/1984-7270/2019v19n2p221.
RECABARREN, R E.; GAILLARD, C.; GUILLOD, M.; MARTIN-SOELCH, C. Short term effects of multidimensional stress prevention program on quality of life, well-being and psychological resources. Randomized contolled trial. Fronties in Psychiatry, Lausanne, v. 10, n. 88, mar. 2019. DOI: 10.3389/fpsyt.2019.00088.
RIBEIRO, D. C.; BOLSONI-SILVA, A. T. Potencialidades e dificuldades interpessoais de universitários: estudo de caracterização. Acta comportamentalia: revista latina de analisis de comportamiento, Guadalajara, v. 190, n. 2, p. 205-224, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-81452011000200005. Acesso em: 28 jan. 2024.
RIZVI, S. L.; STEFFEL, L. M. A pilot studt of 2 brief forms of dialectical behavior therapy skills training for emotion dysregulation in college students. Journal of American College Health, Silver Spring, MD, v. 62, n. 6, p. 434-439, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24678824/. Acesso em: 28 jan. 2024.
SGOBBI, T.; ZANQUIM, S. H. Soft Skills: habilidades e competências profissionais requisitadas pelo mercado empreendedor. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 70-92, set. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/soft-skills. Acesso em: 3 mar. 2024.
SHAYAN, N.; AHMAGADIGATAB, T. The effectiveness of social skills training on students levels of happiness. Procedia – Social and Behavioral Sciences, [S. l.], n. 46, p. 2693-2696, dez. 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812016771. Acesso em: 28 jan. 2024.
SOUZA, G. O. Ansiedade social: avaliando protocolo de intervenção em grupo com estudantes universitários. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2018. Disponível em: https://ppgpsi-ufscar.com.br/images/arquivos/dissertacoes-defendidas/108-Dissgos_030954.pdf. Acesso em: 28 jan. 2024.
VAN MELIS, M. T. V. Treinamento de habilidades sociais com universitários da área de fonoaudiologia: análise de conteúdo. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-28062016-083745/pt-br.php. Acesso em: 28 jan. 2024.
WAGNER, M. F.; PEREIRA, A. S.; OLIVEIRA, M. S. Intervención sobre las dimensiones de la ansiedade social por médio de um programa de entrenamiento em habilidades sociales. Behavioral Psychology/Psicología Conductual, Granada, v. 22, n. 3, p. 423-440, 2014. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-152368. Acesso em: 28 jan. 2024.
WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P.; WAHL, S. D. Z.; CECCONELLO, W. W. Treinamento em habilidades sociais: resultados de uma intervenção grupal no ensino superior. Aletheia, Canoas, v. 52, n. 2, p. 215-225, jul./dez.2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/5593. Acesso em: 28 jan. 2024.
WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: update methodology. The Journal of Advanced Nursing, [S. l.], v. 5, n. 52, dez. 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16268861/. Acesso em: 28 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.