O uso de telas digitais na primeira infância e a relação com a comunicação e interação

revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20099

Palavras-chave:

Tempo de tela, Interação social, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Desenvolvimento infantil

Resumo

A interação familiar e a comunicação entre pais e crianças são aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil. O uso de telas digitais tornou-se comum e presente nas atividades cotidianas dos pais e das crianças. Este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre a associação entre o tempo de tela e os impactos na interação social e na linguagem no desenvolvimento infantil. Os artigos foram selecionados nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES – MEC e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre 2012 e 2021. A amostra foi composta por 10 artigos. A literatura retrata impactos negativos no desenvolvimento da linguagem, interação social reduzida e uso das telas de forma passiva. É necessária a moderação dos responsáveis para minimizar o excesso de tempo em tela. Reforça-se a necessidade de mais estudos englobando crianças nascidas no período pandêmico, que podem ter sido afetadas pelas consequências do isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmara Araújo Rocha Nunes, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília (UnB), Brasília – Distrito Federal (DF) – Brasil. Terapeuta Ocupacional. Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento Escolar.

Gabriela Sousa de Melo Mietto, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília (UnB), Brasília – Distrito Federal (DF) – Brasil. Psicóloga, Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica/Instituto de Psicologia.

Valéria Marques de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Psicóloga, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Educação.

Referências

Alvarenga, P., Soares, Z. F., Sales, P. K. C., & Filho, N. C. A. (2020). Escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais na criança: Mediação do conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil. Psico, 51(1), e31622. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31622

Assemany, N. M. (2016). Superestimulação na infância: uma questão contemporânea. Cadernos de Psicanálise, 38(34), 231–243.

Brasil. (2025, 13 de janeiro). Lei nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025: Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Diário Oficial da União. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2025/lei-15100-13-janeiro-2025-796892-publicacaooriginal-174094-pl.html

Castro, T. S., & Ponte, C. (2019). Contar o tempo ou fazer com que o tempo conte? A perspectiva dos pais portugueses sobre tempo de tela. Revista Cocar, (7), 168–182. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2797

Eickmann, S. H., Emond, A. M., & Lima, M. (2016). Evaluation of child development: beyond the neuromotor aspect. Jornal De Pediatria, 92(3), 71–83. https://doi.org/10.1016/j.jped.2016.01.007

França, E. F., Silva Júnior, J. P. da, Serra, F. T., Martinez, J. de A. R., Souza, L. C. de, Silva, R. T. da, Miyake, G. M., Martins, R. Álvaro B. L., & Matsudo, V. K. R. (2020). Tempo de tela e estado nutricional de escolares da cidade de Suzano-SP. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(83), 1135-1142. https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1158.

Li, X., Vanderloo, L. M., Keown-Stoneman, C. D. G., Maguire, J. L., Anderson, L. N., Cost, K. T., Charach, A., Birken, C. S., & Korczak, D. J. (2021). Screen use and mental health symptoms in Canadian children and youth during the COVID-19 pandemic. JAMA Network Open, 4(12), e2140875. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2021.40875

Lima, S. S., Cavalcante, L. I. C., & Costa, E. F. (2016). Triagem do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças brasileiras: uma revisão sistemática da literatura. Fisioterapia E Pesquisa, 23(3), 336–342. https://doi.org/10.1590/1809-2950/15703523032016.

Madigan, S., Browne, D., Anhorn, C., Eirich, R., & Christakis, D. A. (2020). Associations between screen use and child language skills: A systematic review and meta-analysis. JAMA Pediatrics, 174(7), 665–675. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2020.0327.

Martinot, P., Bernard, J. Y., Peyre, H., Plancoulaine, S., Dédo, A., Forhan, A., … Heude, B. (2021). Exposure to screens and children’s language development in the EDEN mother–child cohort. Scientific Reports, 11, 11863. https://doi.org/10.1038/s41598-021-90867-3

Monteiro, S. S.; Pereira, R. R. D. (2020). Desafios e possibilidades em tempos de pandemia: : pensando o acolhimento no contexto da educação infantil. Revista De Ciências Humanas, 20(1). https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/10997

Nobre, J. N. P., Santos, J. N., Santos, L. R., Guedes, S. D. C., Pereira, L., Costa, J. M., & Morais, R. L. D. S. (2021). Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & saúde coletiva, 26, 1127–1136. https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.00602019

Nunes, T. A. R., Santos, A. R. T. dos, Lima, M. T. da S., Negreiros, F., & Formiga Sobrinho, A. B. (2024). Revisão sistemática sobre o uso de telas digitais na interação triádica criança-adulto-tela. Revista Subjetividades, 24(2), 1–13. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i2.e14302

Piccinini, C. A., Moura, M. L. S. de ., Ribas, A. F. P., Bosa, C. A., Oliveira, E. A. de ., Pinto, E. B., Schermann, L., & Chahon, V. L. (2001). Diferentes Perspectivas na Análise da Interação Pais-Bebê/Criança. Psicologia: Reflexão E Crítica, 14(3), 469–485. https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000300004.

Rocha, H. A. L., Correia, L. L., Leite, Á. J. M., Machado, M. M. T., Lindsay, A. C., Rocha, S. G. M. O., Campos, J. S., Silva, A. C., & Sudfeld, C. R. (2021). Screen time and early childhood development in Ceará, Brazil: A population-based study. BMC Public Health, 21, Article 1817. https://doi.org/10.1186/s12889-021-11838-w.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. (2025). Crianças, adolescentes e telas: Guia sobre usos de dispositivos digitais. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Sociedade Brasileira de Pediatria. (2020). A assistência neuropediátrica em tempos de pandemia. Documento científico Departamento Científico de Neurologia 2019–2021. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22801c-DC-Assist_Neurpediatrica_em_tempos_de_pandemia.pdf

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação: menos telas, mais saúde. 2019. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf

Supanitayanon, S., Trairatvorakul, P., & Chonchaiya, W. (2020). Screen media exposure in the first 2 years of life and preschool cognitive development: a longitudinal study. Pediatric research, 88(6), 894–902. https://doi.org/10.1038/s41390-020-0831-8

Varadarajan, S., Govindarajan Venguidesvarane, A., Ramaswamy, K. N., Rajamohan, M., Krupa, M., & Winfred Christadoss, S. B. (2021). Prevalence of excessive screen time and its association with developmental delay in children aged <5 years: A population‑based cross‑sectional study in India. PLOS ONE, 16(7), e0254102. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0254102

Yalçın, S. S., Örün, E., Mutlu, C., Dalgıç, A. I., Ünlü, M., & Yalçın, S. (2021). Evaluation of problematic screen exposure in pre-schoolers using a unique tool called “Seven-in-Seven Screen Exposure Questionnaire”: Cross-sectional study. BMC Pediatrics, 21, Artigo 243.

Publicado

29/08/2025

Como Citar

NUNES, T. A. R.; MIETTO, G. S. de M.; OLIVEIRA, V. M. de. O uso de telas digitais na primeira infância e a relação com a comunicação e interação: revisão de literatura. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e025010, 2025. DOI: 10.30715/doxa.v26i00.20099. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20099. Acesso em: 5 dez. 2025.