O uso de telas digitais na primeira infância e a relação com a comunicação e interação
revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20099Palavras-chave:
Tempo de tela, Interação social, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Desenvolvimento infantilResumo
A interação familiar e a comunicação entre pais e crianças são aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil. O uso de telas digitais tornou-se comum e presente nas atividades cotidianas dos pais e das crianças. Este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre a associação entre o tempo de tela e os impactos na interação social e na linguagem no desenvolvimento infantil. Os artigos foram selecionados nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES – MEC e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre 2012 e 2021. A amostra foi composta por 10 artigos. A literatura retrata impactos negativos no desenvolvimento da linguagem, interação social reduzida e uso das telas de forma passiva. É necessária a moderação dos responsáveis para minimizar o excesso de tempo em tela. Reforça-se a necessidade de mais estudos englobando crianças nascidas no período pandêmico, que podem ter sido afetadas pelas consequências do isolamento social.
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