DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação: Anúncios https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa <p>A <strong>DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Qualis A4 (2017-2020),</strong> é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação e que se tornou uma das revistas oficiais da Faculdade de Ciências e Letras. A revista sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no Open Journal system/OJS - publicações online. Até 2020, a periodicidade era semestral, (jan./jun. e jul./dez). Atualmente, a revista adotou desde 2021, a Publicação Contínua, dessa forma, promovendo a comunicação e divulgação científica com mais agilidade após a aprovação dos artigos. </p> <p><strong>Em 2021,</strong> a DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação inicia sua nova trajetória, passando a ser um periódico de <strong>Publicação Contínua</strong>. Dessa forma visa contribuir na agilidade no processo de publicações de artigos aceitos após avaliação em duplo anonimato por pares, não necessitando aguardar uma edição. Essa nova forma de publicação garante maior visibilidade das pesquisas e de seus autores. A revista atualmente está alocada no NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade.</p> <p><strong>As submissões são de fluxo contínuo.</strong></p> <p>Nos últimos anos, 2017-2020, a revista alcançou várias indexações, visibilidade, citações e reconhecimento de sua qualidade. Em 2020, passou a publicar no formato bilíngue, pois o processo de internacionalização é essencial para as publicações dos pesquisadores brasileiros e internacionais.</p> <p>As publicações da DOXA versam sobre as Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as subáreas em sua interface:</p> <p>Psicologia Educacional;</p> <p>Saúde Mental;</p> <p>Psicologia do Desenvolvimento;</p> <p>Atendimento Institucional;</p> <p>Psicologia na Saúde Pública;</p> <p>História da Psicologia;</p> <p>História da Educação;</p> <p>Avaliação;</p> <p>Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação;</p> <p>Formação de Professores;</p> <p>Sexualidade e Educação Sexual;</p> <p>Estudos de Gênero;</p> <p>Educação Especial e Inclusiva;</p> <p>Educação de Jovens e Adultos;</p> <p>Educação Superior;</p> <p>Culturas Escolares; dentre outros e afins.</p> pt-BR Tue, 14 Nov 2023 13:53:10 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Novos artigos publicados - Publicação Contínua, v.24 (2023) https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/157 https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/157 Tue, 14 Nov 2023 13:53:10 -0300 Chamada: Dossiê: “Poéticas Cuir” https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/141 <p><strong>Chamada: Dossiê: “Poéticas Cuir”</strong></p> <p>A última edição do ConQueer (II Conferência Internacional de Estudos Queer) realizada em dezembro de 2022 na Universidade Federal de Sergipe, reuniu estudantes, pesquisadoris, ativistas, artistas e pessoas interessadas na feitura de um espaço de trocas e produções de conhecimentos inspirados em perspectivas epistemológicas feministas, queer/cuir e contracoloniais. Se, por um lado, no últimos anos, acompanhamos o acirramento de forças neoconservadoras atuando dentro e fora das instituições democráticas e, com isso, vimos estremecer as bases de nossa ainda frágil democracia, também tivemos a oportunidade de nos aliançarmos a partir de nossas diferenças e atuarmos na sustentação de uma ideia de mundo – um mundo não mais regido pelas forças institucionais do regime da diferença sexual, como aponta Paul Preciado, mas um mundo no qual pensar em políticas de gêneros seja também pensar em políticas da terra, da água, da vida.</p> <p>Durante o evento, a temática “Poéticas Cuir” nos guiou no sentido de buscarmos pensar juntes em inspirações teórico-prático-metodológicas que reafirmassem nosso compromisso com uma comunidade acadêmica crítica às normalizações, naturalizações, essencializações, monoculturas e binarismos acerca das dissidências sexuais, raciais e de gêneros. As rodas de conversas, mesas, conferências, grupos de trabalho e performances que compuseram o encontro nos ofertaram uma possibilidade de imaginarmos um pensamento e uma ética queer/cuir a partir do Sul Global, reconhecendo os agenciamentos produzidos no encontro de regionalidades brasileiras distintas, no encruzo de raças, gêneros, sexualidades, corporeidades e afetividades.</p> <p>No intuito de seguirmos com essa mobilização que pretende ser, sobretudo, poética, crítica e afetiva, gostaríamos de convidar todes vocês para participarem da composição de um dossiê que reunirá artigos e/ou ensaios produzidos a partir dos textos já apresentados nas conferências, mesas, grupos de trabalhos, bem como da comunidade científica da área.</p> <p> </p> <p><strong>Organizadores</strong>:</p> <p>Dr. Alfrancio Ferreira Dias<br />E-mail: diasalfrancio@academico.ufs.br<br />ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5562-0085</p> <p>Me. Dayanna Louise Leandro dos Santos<br />E-mail: dayanna.louise@academico.ufs.br<br />ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3219-5346</p> <p>Dra. Késia dos Anjos Rocha<br />E-mail: kesiaanjos@gmail.com<br />ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1707-6007</p> <p> </p> <p><strong>Prazo de submissão: até 10 de maio de 2023</strong></p> <p><strong>Previsão de publicação: 30 de junho de 2023</strong></p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>A submissão deve conter:</strong></p> <p> </p> <ol> <li>Artigo formatado e normalizado no<em> template</em> atualizado;</li> <li>Carta de originalidade preenchida e assinada por todos os autores;</li> <li>Termo de Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Som preenchida e assinada por todos os autores;</li> <li>Credit Authors Statement preenchido;</li> <li>1 vídeo de até 1 minuto (comentar um pouco sobre o manuscrito).</li> </ol> <p> </p> <p><strong>DOWNLOAD Template da revista e documentos supracitados:</strong> https://drive.google.com/drive/folders/1hNRH0Io6ZxUFHrkmPF6fSkIDDTYFLxxn?usp=share_link</p> <p> </p> <p>Plataforma de submissão: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/index</p> <p> </p> <p>Normas e diretrizes de submissão: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/about/submissions</p> <p> </p> <p>Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação. <strong>Nos comentários ao Editor, informar que o artigo foi submetido para o Dossiê “Poéticas Cuir”</strong>.</p> <p> </p> <p>Custos de processamento por responsabilidade do autor. </p> <p> </p> <p>Editor Adjunto Executivo: anderson.cruz@unesp.br</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/141 Mon, 17 Apr 2023 19:41:02 -0300 Novos artigos publicados na Edição v.23 Publicação Contínua de 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/131 <p>A Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação publica novos artigos. Confiram: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/issue/view/872</p> <p>Desde o ano de 2021, a Doxa optou pela Publicação Contínua de seus artigos aprovados. A submissão é de fluxo contínuo, ou seja, a submissão pode ser realizada qualquer momento. A Publicação Continua, conforme os artigos são aprovados, são publicado em um conjunto de novos artigos. Essa forma de publicação contibui para maior visibilidade dos artigos e diminuição da espera das publicações. </p> <p>O nosso formato de publicação é bílingue, o artigo é publicado na versão português e inglês, o qual favorece a Comunicação e Divulgação Cien´tifica no contexto internacional. Soma-se a esse formato, a versão HTML para indexações e interoperabilidade dos metadados e do conteúdo. </p> <p>Nesse novo conjunto de artigos publicados, iniciamos a inclusão de vídeos dos autores, os quais falam sobre suas pesquisas. </p> <p>Agradecemos a todos os autores e autoras. </p> <p>Agradecemos a toda equipe da Editora Ibero-Americana de Educação por esse trabalho de qualidade, atenção e ciência. </p> <p> </p> <p>O Editor</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/131 Wed, 14 Dec 2022 13:48:56 -0300 Doxa publica seu primeiro número na versão contínua. https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/88 https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/announcement/view/88 Tue, 04 May 2021 13:09:42 -0300