https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/issue/feedDOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação2023-06-19T16:28:19-03:00Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeirorevistadoxafclar@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Qualis A4 (2017-2020), </strong> é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação. A qual tornou-se uma das revistas oficiais da Faculdade de ciências e Letras. A revista sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no Open Journal system/OJS - publicações online. Até 2020, a periodicidade era semestral, (jan./jun. e jul./dez). Atualmente, a revistá adotou desde 2021, a Publicação Contínua, dessa forma, promover a comunicação e divulgação científica com amis agilidade após a aprovação dos artigos. </p> <p><strong>Em 2021,</strong> a DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação inicia sua nova trajetória, passa a ser um periódico de <strong>Publicação Contínua</strong>, dessa forma visa contribuir na agilidade no processo de publicações de artigos aceitos após avaliação às cegas por pares, não necessitando aguardar uma edição. Essa nova forma de publicação garante maior visibilidade das pesquisas e de seus autores. E a revista atualmente está alocada no NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade.</p> <p><strong>As submissões são de fluxo contínuo.</strong></p> <p>Nos últimos anos, 2017-2020, a revista alcançou várias indexações, visibilidade, citações e reconhecimento de sua qualidade. E em 2020 passou a publicar no formato bilíngue, pois o processo de internacionalização é essencial para as publicações dos pesquisadores brasileiros e internacionais.</p> <p>As publicações da DOXA versam sobre as Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as subáreas em sua interface:</p> <p>Psicologia Educacional;</p> <p>Saúde Mental;</p> <p>Psicologia do Desenvolvimento;</p> <p>Atendimento Institucional;</p> <p>Psicologia na Saúde Pública;</p> <p>História da Psicologia;</p> <p>História da Educação;</p> <p>Avaliação;</p> <p>Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação;</p> <p>Formação de Professores;</p> <p>Sexualidade e Educação Sexual;</p> <p>Estudos de Gênero;</p> <p>Educação Especial e Inclusiva;</p> <p>Educação de Jovens e Adultos;</p> <p>Educação Superior;</p> <p>Culturas Escolares; dentre outros e afins.</p> <p> </p> <p> </p>https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17500O uso do livro didático2022-12-15T14:22:25-03:00Laôr Fernandes de Oliveiralaor@estudante.ufscar.br<p>Este artigo tem como objetivo investigar as significações geradas pelos docentes em relação ao material didático de ciências, organizado pela rede escolar SESI-SP, por meio da metodologia dos Núcleos de Significação. Através do estudo das significações, foi possível conhecer aspectos importantes dos professores das escolas SESI-SP, de sua proposta educacional e, sobretudo, do material didático. Os sujeitos desta pesquisa responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. A partir das respostas obtidas e da análise dos dados, foram efetuadas as tabulações das questões fechadas e elaboração de núcleos de significação das questões abertas, visando uma boa compreensão e enriquecimento das questões trazidas pela literatura. Os resultados sugerem que a rede SESI-SP deve propiciar momentos de interação entre alunos e professores por meio das atividades propostas pelo material didático de ciências, com a utilização de recursos tecnológicos em um ambiente colaborativo.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17209Contribuições para a prática da psicologia escolar e educacional em situações de luto2022-09-28T15:30:08-03:00Raul Bruno Tibaldi Nascimentopsico.raultibaldi@gmail.com<p>Apesar de situações de luto não serem raras em escolas e de impactarem o desempenho acadêmico dos estudantes, sabe-se da dificuldade em abordar a educação sobre a morte nessas instituições. No intuito de contribuir para a prática de psicólogas escolares e educacionais no manejo de situações de luto, este estudo objetivou revisar o respectivo estado da arte disponível nas bases de dados PePSIC, SciELO Brasil e Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, sem restrição de data de publicação. Procedeu-se também a uma análise textual qualitativa de estudos selecionados, por meio de uma Classificação Hierárquica Descendente no software Iramuteq. Os resultados foram categorizados em categorias de análise que indicam, por um lado, o reconhecimento da necessidade de ações de educação sobre a morte e o luto e, por outro lado, as dificuldades de implementá-las no contexto escolar. Assim, propõem-se orientações complementares e específicas para a atuação de psicólogas nesse contexto.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18182Construindo em rede2023-06-19T16:28:19-03:00Guilherme Henrique da Silvaguilherme.henrique@msn.comMarizete Lucinimarizetelucini@gmail.com<p> O presente artigo objetiva apresentar o mapeamento de produção de teses e dissertações realizadas entre 2012-2022 que problematizam a Reforma do Ensino Médio, instituída por meio da Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017). Situados no campo do Ensino de História, o estudo proposto é parte inicial de uma pesquisa de doutoramento, que se propõe a investigar o não lugar da disciplina de História na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na etapa do Ensino Médio. Ao consideramos a História como um campo de conhecimentos necessários à formação humana, política e da cidadania a compreendemos como um corpus de conhecimentos específicos que contribuem sobremaneira para a compreensão da ação humana no e com o tempo. Conhecimentos que nos permitem compreender como nos tornamos o que somos, considerando nossa condição histórica que é temporal. Ao conhecermos as ações humanas que resultaram no que experienciamos hoje, torna-se possível refletir sobre as problemáticas que nos conduziram ao nosso tempo histórico, bem como é possível, ainda, vislumbrar quais as ações humanas que podem transformar o futuro, através das intervenções possíveis na história, no presente. Para tanto, consideramos que a história, como disciplina escolar, contribui na formação de identidades individuais e coletivas, através de processos de identificação passíveis de serem estabelecidos mediante o conhecimento da história que nos antecede e que está fundada num processo colonizador que se reelabora e atualiza como um projeto político-ideológico neoliberal imperialista no mundo ocidental, e, neste caso específico, na sociedade brasileira. Dessa forma, compreendemos que este texto se constitui também como uma orientação para as delimitações e definições da pesquisa em desenvolvimento. Além disso, trata-se também, de conhecer os estudos produzidos por outros/as parceiros/as que muito têm a contribuir para a compreensão da (des) reforma.</p>2023-07-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17989Aconchego2023-05-04T12:52:48-03:00João Breno Cavalcante Costabrenocavalcanteenfermagem@gmail.comEliany Nazaré Oliveiraelianyy@gmail.comPaulo César de Almeidapc2015almeida@gmail.comMaristela Inês Osawa Vasconcelosmiosawa@gmail.comJoyce Mazza Nunes Aragãojoycemazza5@gmail.comEmanoel Avelar Munizemanoel.muniz@ifce.edu.br<p>O objetivo deste estudo foi construir e validar um aplicativo de apoio à saúde mental. Estudo metodológico de construção e validação de aplicativo de apoio à saúde mental, realizado no período de maio de 2021 a novembro de 2022. Desenvolveu-se três etapas: diagnóstico situacional da produção científica e tecnológica na temática, desenvolvimento do aplicativo móvel e validação por juízes das áreas de Saúde Mental e Tecnologia. O aplicativo recebeu o nome de “Aconchego” e disponibiliza de canais de apoio e testes para avaliação de seu estado mental. Na validação por juízes, o aplicativo apresentou excelentes índices de validação de Aparência (1,0), Conteúdo (0,90) e Usabilidade (0,91). Conclui-se que o aplicativo Aconchego, em sua versão final, constitui uma estratégia potente para acesso às informações confiáveis, mediante conteúdos pautados em conhecimentos científicos, de maneira rápida, didática, não cansativa e com linguagem adequada para a comunidade em geral.</p>2023-11-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17766A força do amor2023-04-27T16:23:58-03:00Laís Ribeirolaisribeiro247@gmail.comLuana Verena de Souzaluanaisv@gmail.comPriscila Cembranelpriscila_cembranel@yahoo.com.br<p>Este estudo qualitativo teve como objetivo compreender os aspectos emocionais e a relação entre cuidado e possível adoecimento do cuidador com vínculo afetivo das crianças e adolescentes com Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI). A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação da escala DASS-21. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes eram mulheres, principalmente mães das crianças e adolescentes. Estas evidenciaram que, a notícia da condição, a visualização do futuro, os desafios relacionados ao Desenvolvimento Intelectual (DI) e o acompanhamento foram fatores que levaram a sentimentos negativos. No entanto, há grande resiliência e muitos cuidadores não reconhecem a sobrecarga advinda do cuidado diário. Em conclusão, este estudo forneceu uma compreensão mais profunda da experiência emocional dos cuidadores com vínculo afetivo de crianças e adolescentes com DI, destacando a importância do apoio e suporte aos cuidadores.</p>2023-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17613O papel do Projeto Artesanato Sustentável sobre questões de gênero e diversidade que adentram os portões da escola2023-04-17T14:20:07-03:00Luciane da Silva Vicentelusivisv@hotmail.com<p>O presente texto traz um relato de experiência vivenciado no desenvolvimento de um projeto de educação ambiental realizado numa escola pública municipal de ensino fundamental da zona leste de São Paulo. Intitulado de Artesanato Sustentável, o referido projeto teve como premissa desenvolver a consciência ambiental e preconizar práticas de responsabilidade social que visem o reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos. No entanto, no decorrer do seu desenvolvimento, o fazer artesanal se configurou como uma potente estratégia para discussão de questões relativas a gênero, sexualidade e diversidade sexual. Neste sentido, o objetivo central do presente trabalho é apresentar as contribuições do <em>Projeto Artesanato Sustentável</em> no combate aos discursos reguladores que produzem desigualdades no âmbito da diversidade humana. Essa experiência oportunizou conhecer outras perspectivas para abordagem da temática <em>diversidade sexual </em>na escola e ressignificar sentido da resistência no que tange o trabalho com a educação sexual.</p>2023-10-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação