https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/issue/feed DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2025-05-08T12:43:13-03:00 Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro paulo.rennes@unesp.br Open Journal Systems <p>A <strong>DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Qualis A4 (2017-2020)</strong>, é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação e que se tornou uma das revistas oficiais da Faculdade de Ciências e Letras. A revista sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no Open Journal system/OJS - publicações online. Até 2020, a periodicidade era semestral, (jan./jun. e jul./dez). Atualmente, a revista adotou desde 2021, a Publicação Contínua, dessa forma, promovendo a comunicação e divulgação científica com mais agilidade após a aprovação dos artigos. </p> <p><strong>Em 2021,</strong> a DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação inicia sua nova trajetória, passando a ser um periódico de <strong>Publicação Contínua</strong>. Dessa forma visa contribuir na agilidade no processo de publicações de artigos aceitos após avaliação em duplo anonimato por pares, não necessitando aguardar uma edição. Essa nova forma de publicação garante maior visibilidade das pesquisas e de seus autores. A revista atualmente está alocada no NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade.</p> <p><strong>As submissões são de fluxo contínuo.</strong></p> <p>Nos últimos anos, 2017-2020, a revista alcançou várias indexações, visibilidade, citações e reconhecimento de sua qualidade. Em 2020, passou a publicar no formato bilíngue, pois o processo de internacionalização é essencial para as publicações dos pesquisadores brasileiros e internacionais.</p> <p>As publicações da DOXA versam sobre as Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as subáreas em sua interface:</p> <ul> <li>Psicologia Educacional;</li> <li>Saúde Mental;</li> <li>Psicologia do Desenvolvimento;</li> <li>Atendimento Institucional;</li> <li>Psicologia na Saúde Pública;</li> <li>História da Psicologia;</li> <li>História da Educação;</li> <li>Avaliação;</li> <li>Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação;</li> <li>Formação de Professores;</li> <li>Sexualidade e Educação Sexual;</li> <li>Estudos de Gênero;</li> <li>Educação Especial e Inclusiva;</li> <li>Educação de Jovens e Adultos;</li> <li>Educação Superior;</li> <li>Culturas Escolares; dentre outros e afins.</li> </ul> https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19752 O mal-estar docente 2024-11-28T11:53:49-03:00 Sullyvan Garcia-Silva sullyvan.silva@ufg.br Reycilane Carvalho Silva reycechadud@gmail.com Jordana Silva Borba jordana.borba@aluno.unip.br Ana Luiza Fornaziere Rusevy analuiza182004fr@gmail.com Rayanne Suellen dos Santos Félix rayannes.felixx@gmail.com Wesley Fortunato da Costa wesfortunatocontato@gmail.com Loa Karen Pereira dos Santos Almeida loa.karen@outlook.com Raphaela Cassia Viana Machado raphaelavmachado@gmail.com Thais da Silva Borges thais.borges11@aluno.unip.br <p>O objetivo central deste trabalho foi investigar as percepções dos professores sobre o ambiente de trabalho e seu impacto no bem-estar profissional. A pesquisa combina uma análise quantitativa, que traça o perfil dos participantes por meio de questões objetivas, com uma análise qualitativa baseada em perguntas subjetivas semiestruturadas que exploram fontes de estresse e motivações. O referencial teórico é fundamentado em uma revisão de literatura que classifica os estudos em três abordagens: tradicional, crítica e pós-crítica, proporcionando uma visão abrangente das dinâmicas educacionais contemporâneas. Os resultados revelam que a sobrecarga de trabalho e a falta de apoio institucional são fatores predominantes de estresse, enquanto o suporte entre colegas emerge como um elemento motivador significativo. As implicações desta pesquisa sugerem a urgência de políticas que priorizem a saúde mental e o suporte aos docentes, visando a criação de um ambiente educacional mais equilibrado e produtivo.</p> 2025-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20086 De língua estrangeira para língua franca 2025-03-08T08:29:21-03:00 Caique Fernando da Silva Fistarol cfersf@gmail.com Éderson Luís Silveira ediliteratus@gmail.com Sandra Pottmeier pottmeyer@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente texto apresenta resultados parciais advindos de uma pesquisa qualitativa e documental, que visa analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O recorte e a delimitação desta investigação consideram o conceito de língua franca, que é aquela que várias pessoas utilizam para comunicar-se entre si, independentemente de suas línguas maternas. Busca-se apresentar alterações e mudanças no referido documento, no que diz respeito ao ensino de língua inglesa, que era pensada nos PCN como língua estrangeira e passou a ser pensada como língua franca na BNCC. Considera-se que a perspectiva adotada na BNCC considera a existência de um mundo multissemiótico e globalizado, em que o ensino de língua inglesa não pode ser pautado em uma abordagem eurocêntrica, hegemônica e homogeneizante. Tal visão permite que seja problematizada a visão de que o único inglês “correto” é aquele falado por estadunidenses ou britânicos.&nbsp;</span></p> 2025-04-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20123 Narrativa (auto)biográfica de uma professora na meia-idade 2025-03-26T13:24:15-03:00 Francisca Neta Sales augusta_sales@hotmail.com Emerson Augusto de Medeiros emerson.medeiros@ufersa.edu.br <p>Neste texto, de cunho (auto)biográfico, reflito sobre os momentos marcantes da minha vida e formação docente, com ênfase na influência do campo sobre a construção de minha identidade pessoal e profissional. Exploro como minha origem camponesa desenhou componentes de meu fazer docente. Fundamento este escrito em autores como Almeida (1998), Freire (2003), Passeggi (2011), entre outros. Adoto a narrativa (auto) biográfica como método de pesquisa qualitativa, o qual valoriza as memórias e a história de vida. De forma não linear, exploro fragmentos que pontuam minha trajetória de vida na infância no campo, passando pela formação inicial na Licenciatura em Pedagogia, o ensino na escola pública até meu percurso na pós-graduação. Com este estudo, vislumbro contribuir com o debate acerca das mulheres de meia-idade que veem no ensino e na formação docente um caminho para emancipação.</p> 2025-04-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20133 Mães universitárias 2025-04-17T15:36:40-03:00 Lais Ramos Sanches laisramossanches@gmail.com Amanda Silvério Fernandes Alonso amandasfaalonso@hotmail.com Marcelo Dalla Vecchia mdvecchia@ufsj.edu.br <p>A maternidade é uma experiência permeada pela constituição histórica, social e relacional do gênero, e ela ganha novas significações quando é vivenciada durante o percurso acadêmico. A pesquisa buscou compreender os desafios das alunas-mães inseridas no contexto da graduação. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com posterior análise a partir dos núcleos de significação. Foram identificados os desafios no que se refere à distância dos filhos, a escassez de políticas e os desafios na conciliação entre maternidade, vida acadêmica e trabalho. Essa conciliação é perpassada por desigualdades de gênero que implicam demandas de cuidado às mulheres. Demanda-se a implementação de políticas de apoio e permanência às alunas gestantes e mães.</p> 2025-05-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20020 Uso de blueprint na elaboração de uma matriz de referência e encomenda de itens para um teste de progresso em biomedicina 2025-02-17T14:17:30-03:00 Lourival Antunes de Oliveira Filho lourival.filho@prof.uniso.br Marcela Pelegrini Peçanha marcela.pecanha@prof.uniso.br Henrique Martins Carvalho henriquecarvalho.biomed@outlook.com Juliana de Oliveira Soares Silva Mizael juliana.silva@prof.uniso.br Rômulo Tadeu Dias de Oliveira romulo.tadaeu@gmail.com Éric Diego Barioni eric.barioni@prof.uniso.br <p>O objetivo do trabalho é relatar a adaptação do blueprint para a composição de uma matriz de referência e posterior encomenda e elaboração de itens avaliativos. Trata-se de um relato de experiência de um grupo de educadores atuantes num curso de biomedicina de uma instituição de educação superior comunitária localizada no interior do Estado de São Paulo. O uso do blueprint permitiu a elaboração sistematizada de itens mais integrados aos objetivos educacionais e competências do curso previstas em planos de ensino e projeto pedagógico. Apesar do uso do blueprint, a capacitação contínua do corpo de professores é um fator determinante para o bom desenvolvimento, aplicação e uso de uma matriz de referência e subsequente elaboração de itens avaliativos.</p> 2025-05-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20120 Produção da psicologia no Brasil sobre sucesso escolar 2025-04-13T11:44:40-03:00 Bruna Saraiva Candeira brusaraivac@gmail.com Fauston Negreiros fnegreiros@unb.br <p>A presente pesquisa apresenta um panorama de como o sucesso tem sido investigado nas pesquisas em psicologia escolar no Brasil. Foi realizada conforme os critérios metodológicos do PRISMA. Foram consultadas as bases: SciELO, PePSIC, LILACS, Portal CAPES e BVS-Saúde. A busca ocorreu por meio dos seguintes descritores: 1) “psicologia” AND “sucesso escolar”; 2) “psicologia” AND “sucesso” AND “escola”. O <em>corpus</em> final é composto por 10 artigos, organizados em três categorias. Os estudos que contaram com a participação dos alunos tiveram como resultado a atribuição, por parte destes, a causas internas como determinantes para o sucesso escolar, como o esforço e a inteligência. Os estudos que investigaram a relação da escola e dos professores com o sucesso escolar concluíram que a qualidade do ensino é essencial para o desempenho. Sugere-se trabalhar nas escolas as concepções dos estudantes relacionadas ao sucesso escolar e as facetas que o produzem.</p> 2025-05-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20081 Gestão de crises e conflitos 2025-04-17T15:36:51-03:00 Sebastião Damaceno Filho sebah.damaceno@gmail.com Rebeca Pizza Pancotte Darius rebeca.darius@unasp.edu.br <p>Este estudo analisou como gestores escolares lidam com crises e conflitos, considerando as dimensões gestão escolar, fatores desencadeadores, planos de gestão e sugestões para enfrentamento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas com sete diretores, sendo quatro mulheres e três homens, com análise de conteúdo realizada por meio do software webQDA (Neri de Souza et al., 2016). A pesquisa está fundamentada principalmente em Lück (2009, 2015), Paro (2015, 2018), Libâneo (2018) quanto à gestão escolar; Imbernón (2010), Nóvoa (2009; 2017) sobre a formação continuada Özgür (2018), Stoten (2021) e Tokel (2018) sobre a gestão de crises e conflitos em escolas. sobre a gestão de crises e conflitos em escolas. . Os resultados destacaram similaridades nas percepções de gestoras e gestores, além de diferenças: gestoras enfatizaram a gestão pedagógica e a supervisão de equipes, enquanto gestores destacaram a comunicação e a supervisão de equipes. Para as gestoras, os principais fatores desencadeadores foram a falta de participação em comitês de crises, problemas de comunicação e conflitos internos; para os gestores, a falta de formação específica e conflitos internos. Conclui-se que é necessário investir na comunicação eficaz e na formação continuada para preparar os educadores no enfrentamento adequado de crises e conflitos no ambiente escolar.</p> 2025-05-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20077 Vulnerabilidade e condições de saúde de pessoas idosas atendidas na Atenção Básica 2025-05-08T12:43:13-03:00 Bruna Souza Vieira 201710668@uesb.edu.br David Kaway Santos Sena davidsena.og@gmail.com Luana Machado Andrade luana.machado@uesb.edu.br Claudineia Matos de Araújo claudineia.matos@uesb.edu.br Rodrigo Mercês Reis Fonseca rodrigo.m.r.fonseca@gmail.com Luciana Araújo dos Reis lucianauesb@yahoo.com.br <p> envelhecimento populacional no Brasil tem intensificado a demanda por cuidados integrais na Atenção Básica, especialmente no que se refere à identificação e ao manejo da vulnerabilidade em pessoas idosas. Este estudo teve como objetivo analisar a associação entre vulnerabilidade e condições de saúde de idosos atendidos na Atenção Básica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 225 idosos, utilizando os instrumentos Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Índice de Barthel, Escala VES-13 e Escala de Fragilidade de Edmonton. Os resultados revelaram que a vulnerabilidade esteve significativamente associada à dependência funcional. Por outro lado, a independência nas Atividades Básicas de Vida Diária (ABVDs), a cognição preservada e a ausência de fragilidade mostraram-se fatores protetores. Conclui-se que estratégias voltadas à manutenção da funcionalidade e da cognição devem ser priorizadas na Atenção Básica, a fim de prevenir agravos e promover a autonomia e a qualidade de vida da população idosa.</p> 2025-06-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação