https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/issue/feedDOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação2023-05-25T15:58:42-03:00Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeirorevistadoxafclar@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Qualis A4 (2017-2020), </strong> é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação. A qual tornou-se uma das revistas oficiais da Faculdade de ciências e Letras. A revista sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no Open Journal system/OJS - publicações online. Até 2020, a periodicidade era semestral, (jan./jun. e jul./dez). Atualmente, a revistá adotou desde 2021, a Publicação Contínua, dessa forma, promover a comunicação e divulgação científica com amis agilidade após a aprovação dos artigos. </p> <p><strong>Em 2021,</strong> a DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação inicia sua nova trajetória, passa a ser um periódico de <strong>Publicação Contínua</strong>, dessa forma visa contribuir na agilidade no processo de publicações de artigos aceitos após avaliação às cegas por pares, não necessitando aguardar uma edição. Essa nova forma de publicação garante maior visibilidade das pesquisas e de seus autores. E a revista atualmente está alocada no NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade.</p> <p><strong>As submissões são de fluxo contínuo.</strong></p> <p>Nos últimos anos, 2017-2020, a revista alcançou várias indexações, visibilidade, citações e reconhecimento de sua qualidade. E em 2020 passou a publicar no formato bilíngue, pois o processo de internacionalização é essencial para as publicações dos pesquisadores brasileiros e internacionais.</p> <p>As publicações da DOXA versam sobre as Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as subáreas em sua interface:</p> <p>Psicologia Educacional;</p> <p>Saúde Mental;</p> <p>Psicologia do Desenvolvimento;</p> <p>Atendimento Institucional;</p> <p>Psicologia na Saúde Pública;</p> <p>História da Psicologia;</p> <p>História da Educação;</p> <p>Avaliação;</p> <p>Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação;</p> <p>Formação de Professores;</p> <p>Sexualidade e Educação Sexual;</p> <p>Estudos de Gênero;</p> <p>Educação Especial e Inclusiva;</p> <p>Educação de Jovens e Adultos;</p> <p>Educação Superior;</p> <p>Culturas Escolares; dentre outros e afins.</p> <p> </p> <p> </p>https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17500O uso do livro didático2022-12-15T14:22:25-03:00Laôr Fernandes de Oliveiralaor@estudante.ufscar.br<p>Este artigo tem como objetivo investigar as significações geradas pelos docentes em relação ao material didático de ciências, organizado pela rede escolar SESI-SP, por meio da metodologia dos Núcleos de Significação. Através do estudo das significações, foi possível conhecer aspectos importantes dos professores das escolas SESI-SP, de sua proposta educacional e, sobretudo, do material didático. Os sujeitos desta pesquisa responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. A partir das respostas obtidas e da análise dos dados, foram efetuadas as tabulações das questões fechadas e elaboração de núcleos de significação das questões abertas, visando uma boa compreensão e enriquecimento das questões trazidas pela literatura. Os resultados sugerem que a rede SESI-SP deve propiciar momentos de interação entre alunos e professores por meio das atividades propostas pelo material didático de ciências, com a utilização de recursos tecnológicos em um ambiente colaborativo.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17209Contribuições para a prática da psicologia escolar e educacional em situações de luto2022-09-28T15:30:08-03:00Raul Bruno Tibaldi Nascimentopsico.raultibaldi@gmail.com<p>Apesar de situações de luto não serem raras em escolas e de impactarem o desempenho acadêmico dos estudantes, sabe-se da dificuldade em abordar a educação sobre a morte nessas instituições. No intuito de contribuir para a prática de psicólogas escolares e educacionais no manejo de situações de luto, este estudo objetivou revisar o respectivo estado da arte disponível nas bases de dados PePSIC, SciELO Brasil e Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, sem restrição de data de publicação. Procedeu-se também a uma análise textual qualitativa de estudos selecionados, por meio de uma Classificação Hierárquica Descendente no software Iramuteq. Os resultados foram categorizados em categorias de análise que indicam, por um lado, o reconhecimento da necessidade de ações de educação sobre a morte e o luto e, por outro lado, as dificuldades de implementá-las no contexto escolar. Assim, propõem-se orientações complementares e específicas para a atuação de psicólogas nesse contexto.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação