https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/issue/feed DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2024-06-27T10:17:49-03:00 Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro paulo.rennes@unesp.br Open Journal Systems <p>A <strong>DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Qualis A4 (2017-2020),</strong> é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação e que se tornou uma das revistas oficiais da Faculdade de Ciências e Letras. A revista sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no Open Journal system/OJS - publicações online. Até 2020, a periodicidade era semestral, (jan./jun. e jul./dez). Atualmente, a revista adotou desde 2021, a Publicação Contínua, dessa forma, promovendo a comunicação e divulgação científica com mais agilidade após a aprovação dos artigos. </p> <p><strong>Em 2021,</strong> a DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação inicia sua nova trajetória, passando a ser um periódico de <strong>Publicação Contínua</strong>. Dessa forma visa contribuir na agilidade no processo de publicações de artigos aceitos após avaliação em duplo anonimato por pares, não necessitando aguardar uma edição. Essa nova forma de publicação garante maior visibilidade das pesquisas e de seus autores. A revista atualmente está alocada no NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade.</p> <p><strong>As submissões são de fluxo contínuo.</strong></p> <p>Nos últimos anos, 2017-2020, a revista alcançou várias indexações, visibilidade, citações e reconhecimento de sua qualidade. Em 2020, passou a publicar no formato bilíngue, pois o processo de internacionalização é essencial para as publicações dos pesquisadores brasileiros e internacionais.</p> <p>As publicações da DOXA versam sobre as Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as subáreas em sua interface:</p> <p>Psicologia Educacional;</p> <p>Saúde Mental;</p> <p>Psicologia do Desenvolvimento;</p> <p>Atendimento Institucional;</p> <p>Psicologia na Saúde Pública;</p> <p>História da Psicologia;</p> <p>História da Educação;</p> <p>Avaliação;</p> <p>Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação;</p> <p>Formação de Professores;</p> <p>Sexualidade e Educação Sexual;</p> <p>Estudos de Gênero;</p> <p>Educação Especial e Inclusiva;</p> <p>Educação de Jovens e Adultos;</p> <p>Educação Superior;</p> <p>Culturas Escolares; dentre outros e afins.</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18581 Historicização da educação sexual no Brasil pós PNE e BNCC 2023-10-11T15:33:50-03:00 Adriana Marques de Castro Leão adriana.leao@unesp.br Andreza Marques de Castro Leão andreza_leao@yahoo.com.br Paulo Rennes Marçal Ribeiro paulo.rennes@unesp.br <p>Os estudos voltados à temática da sexualidade atrelados ao âmbito escolar foram intensificados no Brasil a partir do início do século XX, e contou com inúmeros embates até ocorrer sua inserção em um documento educacional, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Contudo, a despeito desta maior aderência a esta discussão, nos documentos norteadores educacionais, como o Plano Nacional da Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o mesmo não ocorre. Isto posto, o intento do presente estudo, de ancoragem qualitativa e de cunho documental, é analisar ambos os documentos, buscando articular a sua implicância à tematização da sexualidade. Os achados obtidos acenam que estes documentos não dão margem à abordagem da sexualidade e de gênero, sendo elaborados em um cenário de intensos debates contrários a esta tematização. Enfim, faz-se necessário produzir resistência, de maneira a se possibilitar ultrapassar os embates e avançar em prol da efetivação da educação sexual nas escolas.</p> <p> </p> 2024-03-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18364 Vulnerabilidade e sexualidade de pessoas com deficiência 2024-03-13T20:27:28-03:00 Leilane R. Spadotto de Carvalho leilane.spadotto@unesp.br Ana Cláudia Bortolozzi claudia.bortolozzi@unesp.br <p>A sexualidade é um tema repleto de tabus que pode gerar diversas formas de vulnerabilidade, especialmente em relação a pessoas com deficiência (PcD). A educação sexual (ES) é uma das maneiras de prevenir esses riscos. Esta pesquisa descritiva teve como objetivo investigar a opinião de 48 professores sobre sexualidade e vulnerabilidade de PcD. Os participantes responderam a um questionário sobre: (a) Vulnerabilidade de PcD ao contágio de infecções sexualmente transmissíveis, gravidezes indesejadas e violências sexuais; e (b) Relação entre gênero e a vulnerabilidade de PcD. Os dados mostram que os professores acreditam que os alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista são mais vulneráveis do que os demais e não percebem diferenças significativas entre homens e mulheres nesse contexto. Conclui-se que os professores devem elaborar e aplicar propostas de ES inclusiva que atendam a todos na escola, visando diminuir diversas vulnerabilidades.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17976 Racismo e formação da subjetividade da pessoa negra 2024-03-28T00:20:25-03:00 Thalita Terto Costa thalitaterto@hotmail.com Maria Veraci Oliveira Queiroz maria.queiroz@uece.br Emanoel Avelar Muniz emanoel.muniz@ifce.edu.br <p>A formação da subjetividade da pessoa negra, no Brasil, é afetada pelo racismo e valores colonialistas. Diante disso, esse estudo tem como objetivo descrever sobre o racismo e a formação da subjetividade da pessoa negra, pensando sobre a educação escolar como espaço de possibilidades de práticas antirracistas. É um ensaio teórico reflexivo valendo-se da pesquisa bibliográfica. Observamos que a escola deve alcançar um pensamento crítico que proporcione aos estudantes o entendimento das estruturas sociais de manutenção de poder e o esforço subversivo pela alteração do <em>status quo</em> embranquecido. É necessário reagir criticamente ao engessamento do ensino e o comprometimento com uma educação antirracista, diversa e inclusiva. Concluímos que a educação poderá ser um recurso potente para o irromper da pessoa negra enquanto ser humano integral, com a autoestima elevada e com um ideal que tenha como referência seu próprio rosto.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19420 O protagonismo juvenil em livros didáticos de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio 2024-06-27T10:17:49-03:00 Fernanda Alves Cavalcante fernanda.cavalcante41287@alunos.ufersa.edu.br Francisco Vieira da Silva francisco.vieiras@ufersa.edu.br <p>Considerando os desdobramentos da Reforma do novo ensino médio, o presente artigo analisa os reflexos neoliberais na produção discursiva do protagonismo juvenil presentes em livros didáticos de Projeto de Vida. Como aparato teórico, mobilizam-se os estudos discursivos sob a inspiração de Michel Foucault, a partir de conceitos como discurso, enunciado, formação discursiva, verdade, poder e neoliberalismo. Em relação à metodologia, o estudo se alinha a uma perspectiva descritivo-interpretativa e documental, de base qualitativa. O <em>corpus </em>compreende enunciados extraídos de nove livros didáticos de Projeto de Vida aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. As análises possibilitam enfatizar que a construção do sujeito como protagonista opera a partir das relações de saber e poder evidenciadas em uma relação de íntima proximidade com os desígnios do mercado.</p> 2024-06-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18845 “Nada do que foi será” 2024-04-03T13:05:54-03:00 Gleison Ferreira Lima gleisson_nega@hotmail.com Eliany Nazaré Oliveira elianyy@gmail.com Maristela Inês Osawa Vasconcelos miosawa@gmail.com <p>O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados da implementação de um programa de práticas de atividades físicas a um grupo de pessoas com diagnóstico de depressão e ansiedade na atenção primária à saúde. A intervenção teve duração de quatro meses, de agosto a novembro de 2022. Os participantes eram acompanhados pela atenção primária à saúde e faziam uso de medicamentos para tratamento da ansiedade e depressão. Os resultados indicam melhora no estado físico e mental, como evidenciado pelas categorias de análise: Melhor força e disposição; flexibilidade e melhor resistência; sociabilidade; e ampliação da saúde mental. A redução e retirada dos medicamentos psicotrópicos demostrou os efeitos benéficos da atividade física na promoção da saúde física e mental. Nesse contexto, recomenda-se que o trabalho do profissional de educação física seja ampliado na atenção primária à saúde, para que mudanças como as que ocorreram possam ser possíveis em populações com características similares.</p> 2024-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19071 Uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais em neurociências e educação inclusiva 2024-05-23T00:19:57-03:00 Carolina Magro de Santana Braga carolinabraga@usp.br Rafael Lima Dalle Mulle rafael.mulle@usp.br Fabiana Maris Versuti fabiana_versuti@usp.br <p>O presente estudo tem como objetivo descrever uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais com foco na interseção das neurociências e educação inclusiva. Foi realizado um estudo de caso de uma formação on-line sobre neurociências e educação inclusiva realizada com professores da rede básica de ensino. A formação foi analisada a partir de sete características de ações formativas com maior impacto na qualidade da educação. Em relação aos itens descritos, todas as características propostas foram contempladas em diferentes proporções. Dessa forma, a partir dos dados e estratégias apresentadas, sugere-se a importância de ações formativas promoverem conhecimento contextualizado que visem mudanças na prática docente.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19030 Desenvolvimento de habilidades sociais entre universitários da área da saúde 2024-06-14T19:57:21-03:00 Emanuel Pereira de Melo eemanuelmelo99@gmail.com Elaine Rossi Ribeiro elaine.ribeiro@fpp.edu.br <p>O estudo tem como objetivo conhecer e sumarizar o que a literatura aponta sobre desenvolvimento de habilidades sociais entre estudantes universitários da área da saúde. A amostra teve como método uma revisão integrativa utilizando-se as bases Embase, PubMed, Scopus, Web of Science, Cinahl, Eric, Pyschnet, Scielo e a literatura cinzenta nas bases Google Acadêmico, Open Grey e Proquest. A amostra constitui-se de 22 artigos que apontam para o Desenvolvimento das Habilidades Sociais de estudantes da área da saúde em universidades públicas e privadas, tema que vem sendo pesquisado no Brasil, Turquia, Japão, Irã, Espanha, EUA, Suíça, com a finalidade de compreender os diversos comportamentos apresentados pelos estudantes quando chegam à universidade. Considerando que o campo teórico-prático das habilidades sociais é amplo, os resultados indicam que indivíduos com boas habilidades de relacionamento interpessoal tendem a ser mais saudáveis e menos propensos a doenças emocionais. Além disso, as habilidades sociais podem ser aprendidas e aprimoradas, contribuindo não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o desenvolvimento pessoal, familiar, social e profissional.</p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17569 Pensamento Crítico e Narrativas Docentes 2022-12-15T14:14:18-03:00 Rosana Muniz de Medeiros rosana@ua.pt Francislê Neri de Souza francisle.souza@unasp.edu.br Rui Marques Vieira rvieira@ua.pt <p>Este estudo tem como objetivo divulgar boas práticas e promover uma reflexão crítica docente, por meio de uma atividade prática desenvolvida no contexto de um curso de formação on-line sobre Pensamento Crítico (PC). A atividade baseia-se em duas situações de observação: uma aula sem promoção explícita do PC e uma aula com estímulo intencional e explícito ao desenvolvimento do PC. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Ennis (1996) e em pesquisas recentes na área. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa enquadra-se no modelo qualitativa para análise de conteúdo, sendo essa “um dos procedimentos clássicos de análise do material escrito, independente da sua origem” (Flick; Parreira, 2005, p. 193). A questão de investigação central é: quais boas práticas de ensino e aprendizagem podem ser identificadas nas narrativas dos docentes? Os resultados obtidos indicam positivamente a presença de boas práticas tanto por parte dos alunos quanto dos professores observados. As conclusões, derivadas das categorias de análise, sugerem que, após uma formação teórica e prática em metodologia ativa voltada para o desenvolvimento do PC, os participantes são capazes de demonstrar, em suas narrativas, competências de um pensador crítico.</p> 2024-10-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação