https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/issue/feedDOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação2024-10-14T10:28:39-03:00Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiropaulo.rennes@unesp.brOpen Journal Systems<p>A <strong>DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Qualis A4 (2017-2020),</strong> é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação e que se tornou uma das revistas oficiais da Faculdade de Ciências e Letras. A revista sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no Open Journal system/OJS - publicações online. Até 2020, a periodicidade era semestral, (jan./jun. e jul./dez). Atualmente, a revista adotou desde 2021, a Publicação Contínua, dessa forma, promovendo a comunicação e divulgação científica com mais agilidade após a aprovação dos artigos. </p> <p><strong>Em 2021,</strong> a DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação inicia sua nova trajetória, passando a ser um periódico de <strong>Publicação Contínua</strong>. Dessa forma visa contribuir na agilidade no processo de publicações de artigos aceitos após avaliação em duplo anonimato por pares, não necessitando aguardar uma edição. Essa nova forma de publicação garante maior visibilidade das pesquisas e de seus autores. A revista atualmente está alocada no NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade.</p> <p><strong>As submissões são de fluxo contínuo.</strong></p> <p>Nos últimos anos, 2017-2020, a revista alcançou várias indexações, visibilidade, citações e reconhecimento de sua qualidade. Em 2020, passou a publicar no formato bilíngue, pois o processo de internacionalização é essencial para as publicações dos pesquisadores brasileiros e internacionais.</p> <p>As publicações da DOXA versam sobre as Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as subáreas em sua interface:</p> <p>Psicologia Educacional;</p> <p>Saúde Mental;</p> <p>Psicologia do Desenvolvimento;</p> <p>Atendimento Institucional;</p> <p>Psicologia na Saúde Pública;</p> <p>História da Psicologia;</p> <p>História da Educação;</p> <p>Avaliação;</p> <p>Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação;</p> <p>Formação de Professores;</p> <p>Sexualidade e Educação Sexual;</p> <p>Estudos de Gênero;</p> <p>Educação Especial e Inclusiva;</p> <p>Educação de Jovens e Adultos;</p> <p>Educação Superior;</p> <p>Culturas Escolares; dentre outros e afins.</p>https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18581Historicização da educação sexual no Brasil pós PNE e BNCC2023-10-11T15:33:50-03:00Adriana Marques de Castro Leãoadriana.leao@unesp.brAndreza Marques de Castro Leãoandreza_leao@yahoo.com.brPaulo Rennes Marçal Ribeiropaulo.rennes@unesp.br<p>Os estudos voltados à temática da sexualidade atrelados ao âmbito escolar foram intensificados no Brasil a partir do início do século XX, e contou com inúmeros embates até ocorrer sua inserção em um documento educacional, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Contudo, a despeito desta maior aderência a esta discussão, nos documentos norteadores educacionais, como o Plano Nacional da Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o mesmo não ocorre. Isto posto, o intento do presente estudo, de ancoragem qualitativa e de cunho documental, é analisar ambos os documentos, buscando articular a sua implicância à tematização da sexualidade. Os achados obtidos acenam que estes documentos não dão margem à abordagem da sexualidade e de gênero, sendo elaborados em um cenário de intensos debates contrários a esta tematização. Enfim, faz-se necessário produzir resistência, de maneira a se possibilitar ultrapassar os embates e avançar em prol da efetivação da educação sexual nas escolas.</p> <p> </p>2024-03-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18364Vulnerabilidade e sexualidade de pessoas com deficiência2024-03-13T20:27:28-03:00Leilane R. Spadotto de Carvalholeilane.spadotto@unesp.brAna Cláudia Bortolozziclaudia.bortolozzi@unesp.br<p>A sexualidade é um tema repleto de tabus que pode gerar diversas formas de vulnerabilidade, especialmente em relação a pessoas com deficiência (PcD). A educação sexual (ES) é uma das maneiras de prevenir esses riscos. Esta pesquisa descritiva teve como objetivo investigar a opinião de 48 professores sobre sexualidade e vulnerabilidade de PcD. Os participantes responderam a um questionário sobre: (a) Vulnerabilidade de PcD ao contágio de infecções sexualmente transmissíveis, gravidezes indesejadas e violências sexuais; e (b) Relação entre gênero e a vulnerabilidade de PcD. Os dados mostram que os professores acreditam que os alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista são mais vulneráveis do que os demais e não percebem diferenças significativas entre homens e mulheres nesse contexto. Conclui-se que os professores devem elaborar e aplicar propostas de ES inclusiva que atendam a todos na escola, visando diminuir diversas vulnerabilidades.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17976Racismo e formação da subjetividade da pessoa negra2024-03-28T00:20:25-03:00Thalita Terto Costathalitaterto@hotmail.comMaria Veraci Oliveira Queirozmaria.queiroz@uece.brEmanoel Avelar Munizemanoel.muniz@ifce.edu.br<p>A formação da subjetividade da pessoa negra, no Brasil, é afetada pelo racismo e valores colonialistas. Diante disso, esse estudo tem como objetivo descrever sobre o racismo e a formação da subjetividade da pessoa negra, pensando sobre a educação escolar como espaço de possibilidades de práticas antirracistas. É um ensaio teórico reflexivo valendo-se da pesquisa bibliográfica. Observamos que a escola deve alcançar um pensamento crítico que proporcione aos estudantes o entendimento das estruturas sociais de manutenção de poder e o esforço subversivo pela alteração do <em>status quo</em> embranquecido. É necessário reagir criticamente ao engessamento do ensino e o comprometimento com uma educação antirracista, diversa e inclusiva. Concluímos que a educação poderá ser um recurso potente para o irromper da pessoa negra enquanto ser humano integral, com a autoestima elevada e com um ideal que tenha como referência seu próprio rosto.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19420O protagonismo juvenil em livros didáticos de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio2024-06-27T10:17:49-03:00Fernanda Alves Cavalcantefernanda.cavalcante41287@alunos.ufersa.edu.brFrancisco Vieira da Silvafrancisco.vieiras@ufersa.edu.br<p>Considerando os desdobramentos da Reforma do novo ensino médio, o presente artigo analisa os reflexos neoliberais na produção discursiva do protagonismo juvenil presentes em livros didáticos de Projeto de Vida. Como aparato teórico, mobilizam-se os estudos discursivos sob a inspiração de Michel Foucault, a partir de conceitos como discurso, enunciado, formação discursiva, verdade, poder e neoliberalismo. Em relação à metodologia, o estudo se alinha a uma perspectiva descritivo-interpretativa e documental, de base qualitativa. O <em>corpus </em>compreende enunciados extraídos de nove livros didáticos de Projeto de Vida aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. As análises possibilitam enfatizar que a construção do sujeito como protagonista opera a partir das relações de saber e poder evidenciadas em uma relação de íntima proximidade com os desígnios do mercado.</p>2024-06-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18845“Nada do que foi será”2024-04-03T13:05:54-03:00Gleison Ferreira Lima gleisson_nega@hotmail.comEliany Nazaré Oliveiraelianyy@gmail.comMaristela Inês Osawa Vasconcelos miosawa@gmail.com<p>O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados da implementação de um programa de práticas de atividades físicas a um grupo de pessoas com diagnóstico de depressão e ansiedade na atenção primária à saúde. A intervenção teve duração de quatro meses, de agosto a novembro de 2022. Os participantes eram acompanhados pela atenção primária à saúde e faziam uso de medicamentos para tratamento da ansiedade e depressão. Os resultados indicam melhora no estado físico e mental, como evidenciado pelas categorias de análise: Melhor força e disposição; flexibilidade e melhor resistência; sociabilidade; e ampliação da saúde mental. A redução e retirada dos medicamentos psicotrópicos demostrou os efeitos benéficos da atividade física na promoção da saúde física e mental. Nesse contexto, recomenda-se que o trabalho do profissional de educação física seja ampliado na atenção primária à saúde, para que mudanças como as que ocorreram possam ser possíveis em populações com características similares.</p>2024-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19071Uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais em neurociências e educação inclusiva2024-05-23T00:19:57-03:00Carolina Magro de Santana Bragacarolinabraga@usp.brRafael Lima Dalle Mullerafael.mulle@usp.brFabiana Maris Versutifabiana_versuti@usp.br<p>O presente estudo tem como objetivo descrever uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais com foco na interseção das neurociências e educação inclusiva. Foi realizado um estudo de caso de uma formação on-line sobre neurociências e educação inclusiva realizada com professores da rede básica de ensino. A formação foi analisada a partir de sete características de ações formativas com maior impacto na qualidade da educação. Em relação aos itens descritos, todas as características propostas foram contempladas em diferentes proporções. Dessa forma, a partir dos dados e estratégias apresentadas, sugere-se a importância de ações formativas promoverem conhecimento contextualizado que visem mudanças na prática docente.</p>2024-07-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19030Desenvolvimento de habilidades sociais entre universitários da área da saúde2024-06-14T19:57:21-03:00Emanuel Pereira de Meloeemanuelmelo99@gmail.comElaine Rossi Ribeiroelaine.ribeiro@fpp.edu.br<p>O estudo tem como objetivo conhecer e sumarizar o que a literatura aponta sobre desenvolvimento de habilidades sociais entre estudantes universitários da área da saúde. A amostra teve como método uma revisão integrativa utilizando-se as bases Embase, PubMed, Scopus, Web of Science, Cinahl, Eric, Pyschnet, Scielo e a literatura cinzenta nas bases Google Acadêmico, Open Grey e Proquest. A amostra constitui-se de 22 artigos que apontam para o Desenvolvimento das Habilidades Sociais de estudantes da área da saúde em universidades públicas e privadas, tema que vem sendo pesquisado no Brasil, Turquia, Japão, Irã, Espanha, EUA, Suíça, com a finalidade de compreender os diversos comportamentos apresentados pelos estudantes quando chegam à universidade. Considerando que o campo teórico-prático das habilidades sociais é amplo, os resultados indicam que indivíduos com boas habilidades de relacionamento interpessoal tendem a ser mais saudáveis e menos propensos a doenças emocionais. Além disso, as habilidades sociais podem ser aprendidas e aprimoradas, contribuindo não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o desenvolvimento pessoal, familiar, social e profissional.</p>2024-08-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17569Pensamento Crítico e Narrativas Docentes2022-12-15T14:14:18-03:00Rosana Muniz de Medeirosrosana@ua.ptFrancislê Neri de Souzafrancisle.souza@unasp.edu.brRui Marques Vieirarvieira@ua.pt<p>Este estudo tem como objetivo divulgar boas práticas e promover uma reflexão crítica docente, por meio de uma atividade prática desenvolvida no contexto de um curso de formação on-line sobre Pensamento Crítico (PC). A atividade baseia-se em duas situações de observação: uma aula sem promoção explícita do PC e uma aula com estímulo intencional e explícito ao desenvolvimento do PC. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Ennis (1996) e em pesquisas recentes na área. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa enquadra-se no modelo qualitativa para análise de conteúdo, sendo essa “um dos procedimentos clássicos de análise do material escrito, independente da sua origem” (Flick; Parreira, 2005, p. 193). A questão de investigação central é: quais boas práticas de ensino e aprendizagem podem ser identificadas nas narrativas dos docentes? Os resultados obtidos indicam positivamente a presença de boas práticas tanto por parte dos alunos quanto dos professores observados. As conclusões, derivadas das categorias de análise, sugerem que, após uma formação teórica e prática em metodologia ativa voltada para o desenvolvimento do PC, os participantes são capazes de demonstrar, em suas narrativas, competências de um pensador crítico.</p>2024-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19427Saúde emocional de pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista2024-10-14T10:28:39-03:00Caio Fernando Souza Nicolau caiof.psico@gmail.comSandra Leal Calaissandra.l.calais@unesp.brHugo Ferrari Cardoso hugo.cardoso@unesp.br<p>A saúde emocional de pais de crianças com deficiência tem sido discutida no campo científico, considerando que no exercício da parentalidade os genitores passam a ser cuidadores informais ao atuar na rotina dos filhos com necessidade de cuidados especializados. Sem formação na área da saúde, realizam os cuidados de higiene, alimentação, locomoção, administram medicações, formam o elo com a equipe formal de saúde e oferecem suporte emocional para a pessoa cuidada. Nos cuidados da criança diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), as adversidades se relacionam as diferentes apresentações clínicas deste transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por atrasos em variados marcadores do desenvolvimento geralmente percebidos nos primeiros quatro anos de vida. Para além das dificuldades dos filhos, os responsáveis podem enfrentar desafios pessoais como estresse, redução da qualidade de vida, ansiedade e depressão. O objetivo desta pesquisa foi investigar as estratégias de enfrentamento, a classificação de sobrecarga e a prevalência de ansiedade, depressão e estresse percebido em pais de crianças diagnosticadas com TEA. Foi realizado um <em>survey</em> transversal com amostra por conveniência com 50 participantes, cuidadores primários de crianças com idade até 11 anos e 11 meses com o diagnóstico de TEA. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Sociodemográfico, Escala Cognitiva de Ansiedade, Escala Baptista de Depressão – Versão Adulto, Escala de Estresse Percebido, Inventário de Estratégias de <em>Coping</em> e Inventário de Sobrecarga de Zarit. Os resultados apontam para correlações fortes e positivas entre as variáveis de ansiedade e depressão, bem como entre sobrecarga e depressão. No que tange à relação entre o fator de intolerância a vulnerabilidade de ansiedade cognitiva e depressão também se observou, correlação negativa. As estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram as de aceitação de responsabilidade e reavaliação positiva. Concluiu-se que houve prevalência de sobrecarga moderada à severa entre os participantes, principalmente entre as mães, e que as estratégias de enfrentamento utilizadas podem ter sido funcionais para a estabilidade da saúde emocional, especificamente para as variáveis de estresse e depressão.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19699Estratégias de transição com ingresso de bebês na creche2024-10-08T17:15:42-03:00Cíntia Regina Czysz de Castrocintiaczysz@usp.brKátia de Souza Amorimkatiamorim@ffclrp.usp.br<p>Diante das mudanças históricas e culturais, a percepção da infância e preocupação com o desenvolvimento global de bebês, sobretudo, diante da inserção em contextos coletivos, foi se aprimorando. Ainda que a questão do atendimento de bebês em instituições de educação infantil tenha se tornado alvo de muitas pesquisas, existem poucos trabalhos que se debruçam sobre ações e estratégias de inserção/transição inicial de bebês de casa para a creche. Portanto, diante desse contexto, utilizando o estudo documental exploratório e análise de conteúdo de Bardin, este trabalho tem como objetivo, analisar e discutir as ações e estratégias de transição mencionadas nos principais documentos norteadores educacionais brasileiros. Mediante isso, conclui-se que, tais documentos mencionam poucas estratégias de transição inicial e, quando o fazem, geralmente são superficiais e não diretivos.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19527Livro sensorial “Água” como fonte complementar no processo de Avaliação Psicológica Infantil (API)2024-10-08T17:52:37-03:00Raquel Donegá queldonega@gmail.comMara Sizino da Victoriamarasizino@id.uff.brNayara Mesquitapsi.nayaram@gmail.com<p>Os livros sensoriais são utilizados principalmente no contexto educacional, sendo considerados recursos lúdicos estruturados. Este artigo visa apresentar o livro sensorial “<em>ÁGUA</em>” para enriquecer, aprofundar e ampliar o processo da Avaliação Psicológica Infantil, favorecendo a análise de aspectos do desenvolvimento por meio de uma abordagem dinâmica. Composto por páginas de feltro que estimulam a investigação por meio de uma diversidade de cenários, texturas, cores e formas, este material tem o potencial de se tornar um elemento eficaz nos processos avaliativos de crianças de 3 a 5 anos. Ressalta-se, ainda, a possibilidade de personalização individual, considerando que se trata de um produto artesanal. Como resultado, apresentam-se as possibilidades de investigação da cognição, da psicomotricidade e dos aspectos socioemocionais. Diante disso, propõe-se a investigação do livro sensorial como recurso complementar na API.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19697Cada criança é uma? 2024-10-08T17:17:55-03:00Natana Pissaia151455@upf.brRobert Filipe dos Passos robertfpassos@hotmail.comSilvana Ribeiropsi.silvanaribeiro@gmail.comConsuelena Lopes Leitãoconsuelena@ufam.edu.br<p>Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as compreensões de professoras de Educação Infantil a respeito do processo de constituição psíquica humana e a sua função na estruturação psíquica precoce. Os dados foram levantados através de entrevistas semiestruturadas e os resultados analisados a partir do método da análise de conteúdo. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que, entre o grupo entrevistado, parece haver uma lacuna em sua formação docente, uma vez que não existe entendimento sobre a importância do seu fazer como fator estruturante na vida de seus alunos. Os resultados desta pesquisa nos conduzem à conclusão de que é fundamental garantir o reconhecimento da importância do entendimento da estruturação psíquica precoce em espaços escolares por parte dos educadores.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educaçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19657Adolescentes em situação de sofrimento no contexto escolar2024-10-08T17:52:01-03:00Jayana Milhomem de Souzajayanamilhomem@gmail.comAmoriara Milhomem F. de Oliveiraamoriaramfo10@gmail.comLuana Bogo M. da Silvaluana.bogo@mail.uft.edu.brYasmin Coelho dos Santos Parreãoyasminparreao@gmail.comSamuel Silva Mirandasamuelpmiranda1@gmail.comLadislau Ribeiro do Nascimentoladislaunascimento@uft.edu.br<p>O presente artigo relata uma prática de acolhimento de adolescentes estudantes de um Colégio Militar situado no estado do Tocantins. A atividade fez parte de um estágio curricular supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional. O público-alvo foi atendido na própria instituição escolar, no período entre março e junho de 2022. Realizou-se um total de 33 atendimentos na modalidade de Plantão Psicológico. Por meio da escuta oferecida nos plantões, constatamos relatos sobre conflitos interpessoais no ambiente escolar, crises nas relações com familiares e amigos, tristeza e sensação de abandono. Ademais, estudantes queixaram-se do rigor disciplinar e de supostos abusos de autoridade no ambiente escolar. As análises e discussões realizadas durante os encontros de supervisão do estágio evidenciaram a relevância do plantão psicológico como um dispositivo eficaz para a promoção do bem-estar e da saúde mental no contexto escolar.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação