DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa <p>A <strong>DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação</strong> é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação. A qual tornou-se uma das revistas oficiais da Faculdade de ciências e Letras. A revista sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no Open Journal system/OJS - publicações online. Até 2020, a periodicidade era semestral, (jan./jun. e jul./dez).</p> <p><strong>Em 2021,</strong> a DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação inicia sua nova trajetória, passa a ser um periódico de <strong>Publicação Contínua</strong>, dessa forma visa contribuir na agilidade no processo de publicações de artigos aceitos após avaliação às cegas por pares, não necessitando aguardar uma edição. Essa nova forma de publicação garante maior visibilidade das pesquisas e de seus autores. E a revista atualmente está alocada no NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade.</p> <p><strong>As submissões são de fluxo contínuo.</strong></p> <p>Nos últimos anos, 2017-2020, a revista alcançou várias indexações, visibilidade, citações e reconhecimento de sua qualidade. E em 2020 passou a publicar no formato bilíngue, pois o processo de internacionalização é essencial para as publicações dos pesquisadores brasileiros e internacionais.</p> <p>As publicações da DOXA versam sobre as Grandes Áreas da Psicologia e Educação, incluindo especialmente as subáreas em sua interface:</p> <p>Psicologia Educacional;</p> <p>Saúde Mental;</p> <p>Psicologia do Desenvolvimento;</p> <p>Atendimento Institucional;</p> <p>Psicologia na Saúde Pública;</p> <p>História da Psicologia;</p> <p>História da Educação;</p> <p>Avaliação;</p> <p>Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação;</p> <p>Formação de Professores;</p> <p>Sexualidade e Educação Sexual;</p> <p>Estudos de Gênero;</p> <p>Educação Especial e Inclusiva;</p> <p>Educação de Jovens e Adultos;</p> <p>Educação Superior;</p> <p>Culturas Escolares; dentre outros afins</p> <p> </p> <p><strong>Qualis B2 (2017-2018) – Avaliação Preliminar CAPES.</strong></p> pt-BR Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial. revistadoxafclar@gmail.com (Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro) revistadoxafclar@gmail.com (José Anderson Santos Cruz) Tue, 20 Apr 2021 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14296 <p>A escola possui um papel crucial na inserção do estudante em práticas sociais e culturais da leitura e da escrita, o que nem sempre ocorre. Assim, o objetivo da pesquisa, foi resgatar a aprendizagem desses processos com um estudante de 11 anos, a partir das contribuições com os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural. O desenvolvimento do estudo fundamentou-se em sondagem, intervenções e avaliação final. Dados iniciais mostraram ausência de consciência da articulação dos fonemas, hipersegmentação ou hipossegmentação e monotongação. A intervenção consistiu em atividades baseadas na leitura de histórias, interpretação, registro escrito, receita de bolo, leitura labial de fonemas e exercícios de atenção seletiva. Os resultados finais apontaram ampliação da atenção seletiva, da percepção, da memória, da criação de estratégias cognitivas para leitura e escrita, do reconto oral das histórias para a comunidade e do domínio da natureza da língua escrita. Por meio da presente pesquisa, revelou-se a importância do acompanhamento mais individualizado dos processos de ensino e aprendizagem, com altruísmo e expectativas positivas do mediador em relação ao acesso à leitura e escrita.</p> Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento, Joanna D’arc Lima da Silva Sarmanho Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14296 Tue, 20 Apr 2021 00:00:00 -0300 Temática deficiência em grupos de pesquisa em psicologia do CNPQ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14392 <p>Este artigo teve como objetivo mapear a produção científica de pesquisadores da área da Psicologia que investigam a deficiência no Brasil. Foi realizada uma metassíntese de 40 artigos, de 3 grupos de pesquisa, do Diretório dos Grupos de Pesquisa e Currículo Lattes. Os grupos de pesquisa estão localizados na região Sudeste, sendo 2 deles vinculados à Universidade de São Paulo (USP), criados em 2002, e o outro, à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), criado em 2012. Os resultados indicam a presença das perspectivas teóricas Winnicottiana, Sócio-Histórica, Histórico-Cultural e das Representações Sociais, das concepções de deficiência, Educação Especial/Inclusiva, acessibilidade e empregabilidade, de documentos nacionais e internacionais de garantia de direitos e do uso do método qualitativo, com a participação de crianças e adultos. Conclui-se que as produções estabelecem interlocuções entre as áreas da Psicologia e Educação, e contribuem nas discussões sobre a inclusão da pessoa com deficiência.</p> Raíssa Matos Ferreira, Adélia Augusta Souto de Oliveira Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14392 Tue, 20 Apr 2021 00:00:00 -0300 Possibilidades de atuação do psicólogo escolar diante de dificuldades no âmbito escolar https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14541 <p>Na atualidade, vários fatores têm refletido no ambiente escolar, tais como a hiperatividade, a desatenção e o desinteresse. Diante de tais situações, os agentes escolares têm buscado contribuições da psicologia para melhoria das queixas apresentadas. À vista disso, o presente artigo, embasado nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, objetiva desenvolver um estudo teórico bibliográfico das possibilidades de atuação do psicólogo escolar diante de dificuldades comportamentais no ambiente escolar. Tais possibilidades de atuação são divididas conforme os focos de ação: os agentes escolares, os alunos, os responsáveis e/ou a comunidade escolar. Espera-se, por meio deste estudo, que os conhecimentos da psicologia possam tornar-se cada vez mais difundidos e servir de instrumentos mediadores para o processos de ensino e aprendizagem.</p> Elisabeth Rossetto, Fabrício Duim Rufato, Geovane dos Santos da Rocha Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14541 Tue, 20 Apr 2021 00:00:00 -0300 A formação docente: entre a regulação e a emancipação https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14898 <p>Muito se tem falado acerca da formação docente. Não se trata de um discurso novo; entretanto, ganha a cada dia novos contornos, pois há uma preocupação latente quanto à formação de professores. Essa preocupação não diz respeito apenas à legitimidade dessa formação, mas ao modo como ela está ocorrendo, suas reais condições e seus cenários. O debate sobre formação de professores sempre esteve presente no cenário educacional brasileiro, girando em torno da docência, do currículo, da relação professor e aluno, do processo de ensino e aprendizagem e da articulação entre teoria e prática. Assim, trazemos para o foco de nossa discussão, o contexto político, econômico, cultural e social em que essas relações acontecem. As transformações que vêm ocorrendo em nível mundial, em especial os relacionados ao fenômeno da globalização, os avanços científicos e tecnológicos, além da adesão de um projeto neoliberal para educação, trazem consigo uma exigência imediata e urgente no sentido da profissionalização do magistério. Tudo isso motiva o questionamento com relação à formação e à atuação dos professores frente aos desafios impostos pela sociedade capitalista.</p> Sandra Cristina Morais Souza Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14898 Tue, 20 Apr 2021 00:00:00 -0300 A psicopedagogia no contexto hospitalar: um panorama de pesquisas brasileiras da última década https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14739 <p>Este artigo se constitui em pesquisa bibliográfica, com viés fenomenológico, que buscou verificar, nas pesquisas brasileiras da última década, período entre 2010 e 2020, como a Psicopedagogia se mostra no contexto hospitalar. O objetivo foi identificar o que emerge quando tais estudos trazem atrelados Psicopedagogia e âmbito hospitalar, e em que momentos e situações a Psicopedagogia se faz presente. Foi possível perceber que há pouco registro sobre o tema e poucas atuações efetivas desses profissionais no contexto hospitalar brasileiro. Os estudos reforçam a necessidade da atuação de profissionais com viés psicopedagógico junto às equipes multiprofissionais, não só no contexto das classes hospitalares, mas em toda atenção e suporte que estão além da perspectiva cognitiva, mas que englobam aspectos afetivos, comportamentais e sociais. Diante disso, evidenciam também a necessidade de que esses profissionais recebam adequada formação para atuar em um contexto que difere do viés escolar, para o qual normalmente são preparados.</p> Letícia de Queiroz Maffei Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14739 Fri, 25 Jun 2021 00:00:00 -0300 A teoria das inteligências múltiplas e a formação acadêmica de estudantes: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15031 <p>Este artigo apresenta uma análise de aplicação da correlação canônica sobre a teoria das inteligências múltiplas (IM) em um grupo de estudantes universitários de áreas de conhecimento diversas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A ideia da pesquisa realizada é encontrar uma combinação entre a formação acadêmica dos estudantes (área de conhecimento escolhida) e as inteligências múltiplas. Algumas variáveis foram analisadas como forma de verificar se existe relação direta entre as IM e a escolha dos cursos ou áreas, como gênero, unidade acadêmica e semestre do curso. Pelos resultados obtidos, podemos concluir que existe correlação entre estas variáveis e as IM na formação de estudantes de graduação de diversas áreas e cursos na Universidade.</p> Carlos Eduardo Pereira de Quadros, Graciele Lima Sampaio, Diana Francisca Adamatti Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15031 Fri, 25 Jun 2021 00:00:00 -0300 O dever de casa e sua relação com a zona de desenvolvimento proximal https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15063 <p>O presente texto propõe uma reflexão sobre um instrumento didático muito utilizado nas escolas para complementar os conteúdos trabalhados em classe, o dever de casa. Partindo do conceito científico de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD), desenvolvido pelo psicólogo russo Lev Vigotski (2007), buscamos compreender o sentido e o significado dessa política, tanto para a escola quanto para a família. Trata-se de um estudo qualitativo recorrendo-se uma revisão bibliográfica. Esta aponta que este instrumento de/para aprendizagem é um elo entre a família e a escola, (CARVALHO, 2004; 2006; CARNEIRO 2010; OLIVEIRA; MARINHO ARAÚJO, 2010; RESENDE, 2006; 2012; 2018), no entanto, revela também que os territórios escolares ainda necessitam refletir, estudar e discutir essa política-prática e seus modos de uso.</p> Alisson da Silva Souza Copyright (c) 2020 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15063 Fri, 25 Jun 2021 00:00:00 -0300 O oráculo da noite: autoconhecimento e construção do futuro https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14656 <p>Esta resenha pretende apresentar o livro de Sidarta Ribeiro, “O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho”, como uma leitura pertinente para a formação de professores, por abordar tópicos relevantes para o desenvolvimento integral e para formação cidadã. A obra traz contribuições tanto por meio do denso conteúdo científico que propõe registrar quanto por sua estrutura estilística e editorial. O relato sobre os desafios para comprovação de teorias freudianas – conectado a tantos outros – revela-se como um exemplo acessível acerca do rigor e da complexidade dos processos científicos, que enfrentam hoje ondas de negacionismo generalizado. O texto guarda ainda outras qualidades, sobretudo, pelo modo ético como conduz as análises, com distinções entre fatos e hipóteses, confrontando respeitosamente, várias perspectivas históricas, sociais e culturais.</p> Rita Braga Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14656 Tue, 20 Apr 2021 00:00:00 -0300