O relato de discurso como estratégia de desenvolvimento da competência oral no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.10988

Palavras-chave:

Relato de discurso, Competência oral, Oral informal, Abordagem comunicativa.

Resumo

Este artigo centra-se na abordagem do relato de discurso enquanto estratégia de desenvolvimento da competência oral de aprendentes de Português Língua Estrangeira (PLE), tendo por base o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico numa turma de nível de avançado, no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O ensino-aprendizagem do relato de discurso oral espontâneo, proveniente, maioritariamente, das interações quotidianas, prevê uma análise que vai para além do plano linguístico e discursivo, o que torna essencial descodificar aspetos para-linguísticos e extralinguísticos que envolvem igualmente competências sociolinguísticas e pragmáticas. Partindo da descrição deste fenómeno linguístico-discursivo, apresentamos o projeto desenvolvido, pormenorizando algumas propostas de operacionalização didática do relato de discurso a partir de documentos autênticos, com base numa abordagem metodológica comunicativa. Os resultados da implementação do plano de intervenção pedagógico-didática realizado mostram que este tipo de abordagem é eficaz no desenvolvimento da competência oral dos aprendentes.

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Biografia do Autor

Alexandra Ferreira, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Colaborador Externo)

Professora de Português Língua Estrangeira desde 2004. Atualmente formadora externa de Português Língua estrangeira/ Língua Segunda na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Examinadora dos exames CAPLE

Fátima Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Professora Auxiliar de Linguística do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da universidade do Porto

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Publicado

17/01/2018

Como Citar

FERREIRA, A.; SILVA, F. O relato de discurso como estratégia de desenvolvimento da competência oral no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 58–80, 2018. DOI: 10.29051/rel.v4.n1.2018.10988. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/10988. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos