Possibilidades para o ensino de língua inglesa na era pós-método – um relato de experiência de estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11256

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Teoria, Prática

Resumo

Este artigo é relato de experiência de estágio curricular supervisionado em Língua Inglesa que propõe uma prática de ensino da Língua Inglesa aliada à teoria de acordo a visão pós-método de ensino da L2, levando em consideração postulados da área de leitura na L2 de acordo com a perspectiva cognitiva. As experiências relatadas indicam que a perspectiva adotada levou a uma prática que foi considerada significativa pelas professoras em formação envolvidas, pois as atividades foram realizadas pelos alunos e pelas alunas com perceptível motivação e engajamento. Além disso, de acordo com as professoras em formação, os resultados foram mais positivos do que o esperado tendo em vista os objetivos propostos em termos de uso e compreensão do conteúdo linguístico e do ensino mediado por gêneros orais e escritos.

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Biografia do Autor

Claudia Marchese Winfield, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no câmpus de Pato Branco, atuando no curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. É doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC (2010-2014), período em que foi bolsista CNPq. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988).

Daniele Carla de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Formada em Licenciatura em Letras - Português/ Inglês, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR . Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes (Sociolinguística e Dialetologia). Atualmente trabalha na Escola Mundo da Criança - Mundial, com Grupo III, IV, V e 3º ano do Ensino Fundamental. Atuou como professora estagiária na empresa Escola Mundial Mundo da Criança.

Fernanda Sanches Busch, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras/Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/PB. Atua como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), na subárea de Literatura.

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

WINFIELD, C. M.; DE MORAIS, D. C.; BUSCH, F. S. Possibilidades para o ensino de língua inglesa na era pós-método – um relato de experiência de estágio. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 308–322, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11256. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11256. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência