Contribuições do Curso Online de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI) na formação de professores de Português como Língua Adicional

Autores

  • Gabriela da Silva Bulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Kétina Állen da Silva Timboni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana Bulegon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Raquel Horvath de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11878

Palavras-chave:

Formação de Professores, Português para Intercâmbio, Educação a Distância.

Resumo

Este trabalho discute a formação de professores realizada no Curso online de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI), vinculado ao Programa de Português para Estrangeiros (PPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tanto, analisamos dados gerados na 10ª edição do CEPI UFRGS, que teve como professoras duas graduandas em Letras; uma tutora – Mestranda em Linguística Aplicada – e uma orientadora – Docente do curso de Letras da UFRGS. Explicitamos como o CEPI pode ser um espaço online de formação de professores, visando à construção de comunidades colaborativas de aprendizagem de português e do fazer docente.

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva Bulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS - Brasil. Professora Adjunta de Português como Língua Adicional no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutora em Linguística Aplicada. 

http://orcid.org/0000-0002-7091-4794

Kétina Állen da Silva Timboni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras UFRGS.


http://orcid.org/0000-0003-1246-8770

Mariana Bulegon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS – Brasil. Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. Bolsista CAPES.

http://orcid.org//0000-0002-1064-1691

Raquel Horvath de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS – Brasil. Graduanda em Letras – Português e Inglês.

http://orcid.org/0000-0001-8137-6760

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

BULLA, G. da S.; TIMBONI, K. Állen da S.; BULEGON, M.; DE ANDRADE, R. H. Contribuições do Curso Online de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI) na formação de professores de Português como Língua Adicional. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 236–250, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11878. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11878. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos