Abordagem ESP na educação profissional: a formação docente no contexto paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11980

Palavras-chave:

ESP, Formação docente, Cursos técnicos.

Resumo

A crescente especialização das áreas do conhecimento e o papel do inglês como língua franca evidenciam os estudos sobre o English for Specific Purposes (ESP). No contexto paranaense, uma das ofertas do ensino de ESP ocorre nos cursos técnicos da Educação Profissional ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Nesse contexto, alguns desafios enfrentados pelos docentes de Língua Inglesa com relação ao ensino do ESP são observadas e, dentre outros fatores, tais impasses podem estar relacionados à deficitária formação inicial dos professores. Dessa forma, objetivou-se, neste texto qualitativo e inserido no campo da Linguística Aplicada, verificar qual o tratamento dado a esse assunto nos currículos dos cursos de Letras de algumas universidades do estado do Paraná, por meio da análise da matriz curricular e das ementas de tais cursos. O referencial teórico apoiou-se, entre outros, em Celani (2009), Enterría Sánchez (2009) e Vian Junior (2015).

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Biografia do Autor

Vanessa Spinelo Heydt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda na área de Letras. Área de concentração: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino.

Rosemary Irene Castañeda Zanette, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor Adjunto nível D. Tem experiência na área de Letras atuando principalmente nos seguintes temas: língua italiana, cultura italiana, ensino de língua italiana, literatura de viagem, lexicologia, terminologia e ensino de línguas para fins específicos, linguística de corpus e tradução

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

SPINELO HEYDT, V.; CASTAÑEDA ZANETTE, R. I. Abordagem ESP na educação profissional: a formação docente no contexto paranaense. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 323–339, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11980. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11980. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência