O manual de descrição do português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7i00.14521Palavras-chave:
Descrição, Português brasileiro, Língua, EnsinoResumo
Neste trabalho apresentamos uma resenha sobre a obra “Descrição do Português Brasileiro” (BASSO, 2019), que pertence à Coleção Linguística para o Ensino Superior. Nesse manual, o autor mostra o funcionamento das variedades e peculiaridades do Português Brasileiro (doravante, PB), indicando como a língua varia e muda ao longo do tempo. Para isso, o professor parte da descrição de fenômenos linguísticos que ocorrem em diferentes níveis de análise linguística, descrevendo propriedades fonético-fonológicas, morfológicas, sintáticas e semântico-pragmáticas do PB. Esses conhecimentos linguísticos repercutem, tanto sobre as práticas de ensino aprendizagem, quanto sobre a formação do professor de língua materna, além de auxiliar uma prática de ensino que seja livre de preconceito prescritivista.
Downloads
Referências
BASSO, R. M. Descrição do português brasileiro. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola, 2019.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal a que se refere? São Paulo, SP: Cortez, 2013. v. 3.
FARACO, C. A. História do português. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.