Quadro linguodidático de ensino de entonação russa a um público multinacional à luz de dados experimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15140

Palavras-chave:

Linguodidáctica, Ensino de entonação em russo, Questão geral, Características entonacionais universais, Características entonacionais específicas da nação

Resumo

O artigo trata do arcabouço linguodidático do ensino da entonação russa para estudantes estrangeiros, em particular, a entonação da questão geral que apresenta maior dificuldade para estudantes de diferentes nacionalidades. Os autores analisam um experimento que visa identificar as dificuldades de entoação da pergunta geral para falantes de línguas tonais e não tonais. Durante o experimento, os autores identificam características entonacionais universais (centrais) que se manifestam independentemente dos recursos de idioma (idiomáticos) específicos da nação. Tais características incluem não apenas o conjunto de traços melódicos secundários, mas também indicadores de intensidade e duração, bem como características de formantes de sílabas nucleares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergey Sergeevich Khromov, Moscow Polytechnic University (MPU), Moscow

Professor and Head of the Department of Russian Language and History of Literature. Doctor of Philology.

Marina Nikolaevna Shutova, Pushkin State Russian Language Institute (PUSHKIN), Moscow

Professor and Doctor of Pedagogical Sciences.

Tatyana Vyacheslavovna Nesterova, Pushkin State Russian Language Institute (PUSHKIN), Moscow

Professor and Candidate of Philological Sciences.

Referências

BRYZGUNOVA, E. A. Zvuki i intonatsiya russkoi rechi [Sounds and intonation of the Russian speech]. Moscow: Russky Yazyk, 1997.

KHROMOV, S. S. Na puti k smart-tekhnologiyam v prepodavanii inostrannykh yazykov [Smart Technologies in the Teaching of Foreign Languages]. Vestnik Moskovskogo universiteta. Series 19: Lingvistika i mezhkulturnaya kommunikatsiya, n. 4, p. 169-171, 2013.

KHROMOV, S. S. Sovremennyi zvuchashchii diskurs v aspekte mezhkulturnoi kommunikatsii [Modern sounding discourse in the aspect of intercultural communication]. Yaroslavskii pedagogicheskii vestnik, v. 1, n. 2, p. 161-165, 2012.

LOGINOVA, I. M. et al. Traditsii i novatorstvo [E.A. Bryzgunova's сoncept. Traditions and innovation]. Aspekty izucheniya zvuchashchei rechi. Collected articles in honor of E.A. Bryzgunova's anniversary. Voprosy russkogo yazykoznaniya, n. 11, p. 12-26, 2004.

LVOVA, O. et al. The magic of innovation. New techniques and technologies in teaching foreign languages. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2015.

NESTEROVA, T. V. Kommunikativno-pragmaticheskii podkhod k opisaniyu yazykovykh edinits kak neobkhodimaya sostavlyayushchaya novoi russkoi grammatiki [Communicative and pragmatic approach to description of linguistic units as an integral part of new Russian grammar]. Russkii yazyk za rubezhom, v. 3, n. 256, p. 61-69, 2016.

NESTEROVA, T. V. Transponirovannoe upotreblenie etiketnykh rechevykh aktov (kommunikativno-pragmaticheskii podkhod) [Transposed usage of etiquette speech acts (communicative-pragmatic approach)]. Russkaya grammatika: aktivnye protsessy v yazyke i rechi. Collected works from the International scientific symposium, 2019. p. 538-545.

SHCHERBA, L. V. Yazykovaya sistema i rechevaya deyatelnost [Language system and speech activity]. Moscow: Nauka, 1974.

SHUTOVA, M. N. Korrektirovochnyi kurs russkoi fonetiki dlya inostrannykh studentov-stazherov Gos. IRYa im. A.S. Pushkina [Phonetic correction course for foreign students in the Pushkin State Russian Language Institute]. Russkii yazyk za rubezhom, v. 3, p. 6-11, 2017.

SHUTOVA, M. N. et al. Expressives as a result of pragmatic transposition of vocatives, rogatives and etiquette speech acts. Journal of Interdisciplinary Research, v. 10, n. 1, p. 201-209, 2020a.

SHUTOVA, M. N. et al. Teaching russian interrogative intonation to foreign students. Amazonia Investiga, v. 9, n. 29, p. 45-50, 2020b.

SHUTOVA, M. N. et al. Role of phonetics in forming the communicative competence of foreign russianist students. Opcion, v. 35, n. 19, p. 2899-2921, 2019.

YUHONG, J.; SHUTOVA, M. N. Sopostavlenie russkoi intonatsii i kitaiskogo tona [Comparison of Russian intonation and Chinese tone], In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF WORLD OF THE RUSSIAN LANGUAGE AND CULTURE, 5., 2018, Moscow. Proceedings [...]. Moscow: Gos. institut russkogo yazyka im. A.S. Pushkina, 2018.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

KHROMOV, S. S.; SHUTOVA, M. N.; NESTEROVA, T. V. Quadro linguodidático de ensino de entonação russa a um público multinacional à luz de dados experimentais. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021014, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15140. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15140. Acesso em: 1 maio. 2024.