Compreendendo a natureza da personagem principal da literatura russa sobre o material do romance "Um Herói do Nosso Tempo" de M.Y. Lermontov

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15145

Palavras-chave:

Russo como língua estrangeira, Análise gráfica e simbólica, M.Y. Lermontov

Resumo

A relevância do estudo: A relevância do estudo está condicionada pela necessidade de popularizar a língua russa nas aulas com um público estrangeiro, referindo-se à literatura clássica russa (a exemplo do romance "Um herói do nosso tempo", de MY Lermontov) com o uso de tecnologias educacionais inovadoras de análise gráfica e simbólica da ficção. O objetivo do estudo é criar um sistema de aulas sobre a análise do romance "Um Herói do Nosso Tempo" de M.Y. Lermontov por ensinar a língua russa a um público estrangeiro com a aplicação de tecnologias modernas de ensino de literatura russa a estrangeiros, usando formas de ensino inovadoras, como símbolos gráficos e conceitos-chave que refletem a história, filosofia, tradições e costumes do primeiro trimestre do século 19. Métodos: O principal método de estudo utilizado para este problema é a criação de um sistema gráfico e simbólico de análise para o romance "Um Herói do Nosso Tempo" de M.Y. Lermontov durante as aulas de língua russa para alunos estrangeiros que permitiriam ver este problema como um método inovador de ensino da língua russa para estrangeiros no material de ficção. Resultados: O artigo apresenta um sistema de análise gráfica e simbólica da obra de ficção, demonstra as características de sua aplicação, desenvolve um algoritmo para a implementação deste sistema no ensino de russo para estrangeiros. Significado prático: O sistema proposto de análise gráfica e simbólica de uma obra de ficção no contexto do ensino de russo para estrangeiros é uma forma eficaz de dominar o material educacional para os alunos, o que contribui para a realização das competências comunicativas e linguoculturológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Svetlana M. Petrova, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU), Yakutsk

Professor and Head of the Department of Russian as a Foreign Language. Doctor of Pedagogic Sciences.

Referências

AKOPYANTS, A. M. Rol i mesto russkogo yazyka v epokhu globalizatsii: problemy, perspektivy, protivorechiya [The role and place of the Russian language in the era of globalization: problems, prospects, contradictions]. In: AKOPYAN, K. S. (Ed.). Russkii yazyk na perekrestke epokh: traditsii i innovatsii v rusistike. Sbornik nauch. st. po materialam IV Mezhdunarodnoi nauchno-prakticheskoi konferentsii. Yerevan: Russian-Armenian (Slavonic) University, 2019. p. 11-15.

BROZDELI, A. O. Tekst kak lingvostranovedcheskii resurs obucheniya rechevomu obshcheniyu v prepodavanii russkogo yazyka kak inostrannogo [Text as a linguistic and cultural resource for teaching speech communication in Russian as a foreign language]. In: Universitetskie chteniya - 2015, 13-14 yanvarya. Metodicheskie materialy PGLU [University Readings 2015, Jan. 13-14. Methodical materials of Pyatigorsk State Linguistic University (PGLU)]. Pyatigorsk: Izd-vo PGLU, 2015.

CHEKALIN, S. V. Lermontov. Znakomyas s biografiei poeta… [Lermontov. Getting to know the poet's biography]. Moscow: Znanie, 1991.

GERASIMENKO, A. Syn stradanya [The son of suffering]. Moscow: Izd-vo Tri L, 2002.

KORNILOV, O. A. Yazykovye kartiny mira kak proizvodnye natsionalnykh mentalitetov: Uchebnoe posobie [Language-based worldviews as a product of national mentalities: A manual]. Moscow: KDU, 2011.

KULIBINA, N. V. Zachem, chto i kak chitat? [What for, what and how should one read?]. Moscow: Zlatoust, 2001.

LERMONTOV, M. Y. Geroi nashego vremeni. Roman [A Hero of Our Time. A novel]. Moscow. Prosveshchenie, 1998. 138 p.

LIPICH, V. V. A.S. Lermontov: dve grani russkogo romantizma. Belgorod: Izd-vo Belgu, 2005.

LYSAKOVA, I. P. Metodika obucheniya russkomu yazyku kak inostrannomu: uchebnoe posobie dlya vuzov [The methods of teaching Russian as a foreign language: A manual for universities]. Moscow: Russkii yazyk, 2016.

MATVEEV, A. R. Prakticheskie trudnosti pri ispolzovanii tekstov russkoi khudozhestvennoi literatury na zanyatiyakh po RKI [Practical difficulties in using Russian fiction during classes of Russian as a foreign language]. In: Russkaya literatura v inostrannoi auditorii [Russian literature in a foreign audience]. St. Petersburg: Russian State Pedagogical University named after A.I. Herzen, 2019. p. 208-214.

PETROVA, S. M. Innovatsionnaya metodika: literatura, semiotika, grafika v sisteme obucheniya russkomu yazyku kak inostrannomu: uchebnoe posobie [Innovational methods: literature, semiotics, graphics in the system of teaching Russian as a foreign language. A manual]. Yakutsk: Izdatelskii dom SVFU, 2020.

RANDZHANA, B. Prepodavanie russkoi literatury v inostrannoi (indiiskoi) auditorii [Teaching Russian literature to a foreign (Indian) audience]. In: MELNIKOVA, T. N. (Ed.). Belarus-Indiya-Rossiya: sotrudnichestvo v oblasti prepodavaniya russkogo yazyka kak inostrannogo [Belarus, India, Russia: cooperation in teaching Russian as a foreign language]. Minsk: Belarusian State Medical University; OOO "Nauchnyy mir", 2019. p. 197-200.

RUSSIA. Kontseptsiya prepodavaniya russkogo yazyka i literatury v obshcheobrazovatelnykh organizatsiyakh Rossiiskoi Federatsii [The concept of teaching Russian language and literature in general education institutions of the Russian Federation]. State Russian Language Institute named after A.S. Pushkin, 2016. Available: http://www.pushkin.institute/projects/gosconcept/conc-dox/Concept_project_final.pdf. Access: 10 Jul. 2020.

SCHUKIN, A. N. Sovremennye intensivnye metody i tekhnologii obucheniya inostrannym yazykam: Uchebnoe posobie [Modern intensive methods and technologies in teaching foreign languages: A manual]. Moscow: Filomatis. 2010.

SMOL, E. A. Sposoby verbalizatsii kontsepta "lyubov" v romane "Geroi nashego vremeni" M.Y. Lermontova [Ways of verbalising the concept of love in the novel "A Hero of Our Time" by M.Y. Lermontov]. In: Universitetskie chteniya - 2015, 13-14 yanvarya. Metodicheskie materialy PGLU [University Readings 2015, Jan. 13-14. Methodical materials of Pyatigorsk State Linguistic University (PGLU)]. Pyatigorsk: Izd-vo PGLU, 2015.

VISHNYAKOV, S. A. Russkii yazyk kak inostrannyi: Uchebnik [Russian as a foreign language: A manual]. Moscow: Flinta: Nauka, 2013. 240 p.

ZHURAVLEVA, A. S. Primenenie tekstov khudozhestvennoi literatury na zanyatiyakh russkogo yazyka kak inostrannogo. In: PRISCHEPA, I. M. (Ed.). Nauka – obrazovaniyu, proizvodstvu, ekonomike. Materialy XXIII (70) Regionalnoi nauchno-prakticheskoi konferentsii prepodavatelei, nauchnykh sotrudnikov i aspirantov. Vitebsk: Vitebsk State University named after P.M. Masherov, 2018.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

PETROVA, S. M. Compreendendo a natureza da personagem principal da literatura russa sobre o material do romance "Um Herói do Nosso Tempo" de M.Y. Lermontov. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021019, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15145. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15145. Acesso em: 1 maio. 2024.