Metodologia de desenvolvimento de competências de discurso escrito para estudantes de língua estrangeira do primeiro ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15149

Palavras-chave:

Competência do discurso, Competências estratégicas, táticas, de gênero e textuais, Habilidades de discurso, Comunicação escrita

Resumo

O artigo enfoca as questões de metodologia de desenvolvimento de competências de discurso escrito em língua estrangeira dos alunos do primeiro ano. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um trabalho experimental sobre o desenvolvimento da competência do discurso escrito em língua estrangeira dos alunos do primeiro ano e especificar os resultados alcançados na sua implementação no processo educacional na Faculdade de Filologia Estrangeira da Kherson State University. O tema do nosso projeto de pesquisa é a metodologia de desenvolvimento da competência do discurso escrito dos alunos como base para a sua comunicação escrita em uma língua estrangeira. O cumprimento deste objetivo foi realizado durante a resolução de uma série de tarefas. Assim, a noção de competência do discurso escrito em língua estrangeira é considerada e sua estrutura e componentes são esclarecidos. A metodologia de desenvolvimento de competências de discurso escrito em língua estrangeira de estudantes universitários é apresentada na forma de um modelo que inclui 5 componentes: objetivo, conceito, conteúdo, procedimento e resultado. São apresentados os resultados obtidos no decorrer do ensino experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iryna Hoshtanar, Kherson State University (KSPU), Kherson

Associate Professor, Dean of the Faculty of Ukrainian and Foreign Philology and Journalism and Candidate of Pedagogical Sciences.

Olga Kostrubina, Kherson State University (KSPU), Kherson

Assistant Professor and Head of the Faculty Practice.

Aelita Lebedieva, Kherson State University (KSPU), Kherson

Associate Professor of the Department of English and Teaching Methods and Candidate of Philological Sciences.

Referências

ASMOLOVA, L. M. Change in semantic guidelines: from a Successful School to a Child’s Success. Prosveschenie, 2013. Available: http://standart.edu.ru/doc.aspx?DocId=10684. Access: 10 Jul. 2020.

BACHMAN, L. F. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.

BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. Language testing in practice: designing and developing useful language tests. Oxford: Oxford University Press, 1996.

BUDNIK, A. O. Development of discourse skills of students of philological specialties by means of national-precedent texts. 2010. Theses (Candidate of Pedagogical Sciences in specialty 13.00.02: Theory and Methods of Teaching (Ukrainian Language)) – K.D. Ushinsky South Ukrainian National Pedagogical University, Odessa, 2010.

CANALE, M. From Communicative Competence to Communicative Language Pedagogy. In: RICHARDS, J. C.; SCHMIDT, R. W. (Eds.). Language and communication. London: Longman, 1983. p. 2-14.

CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 1-47, 1980.

COUNCIL OF EUROPE. Common european framework of reference for languages: learning, teaching, assessment (CEFR). Strasbourg, France: Council of Europe (Modern Languages Division), 2001. Available: https://www.coe.int/en/web/common-european-framework-reference-languages. Access: 10 jul. 2020.

GALSKOVA, N. D. Theory of teaching foreign languages: Linguodidactics and Methods: textbook. Moscow: Academy, 2004.

GOLOVAN, M. S. Competence and competency: experience of theory, theory of experience. Higher Education of Ukraine, v. 3, p. 23-30, 2008.

KOEHLER, T. P. Practical guide to effective written communication. Paper presented at Project Management Institute Annual Seminars & Symposium, Nashville, TN. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2001.

KUCHERYAVA, O. The Place of Discourse Skills in Providing the Native Language Communicative and Active Teaching. Bulletin of Lviv National University, v. 34, n. 2, p. 461-465, 2004.

KULIUTKIN, Y. N. Psychology of teaching adults. Moscow: Education, 2005.

LUSHCHINSKAYA, O. V. Features of the Implementation of the Step-by-step Teaching Principle in Mastering Newspaper Text Production Discourse Skills. Bulletin of Moscow State Linguistic University, v. 2, n. 20, p. 121-128, 2011.

SAVIGNON, S. J. Communicative Competence: theory and classroom practice. texts and contexts in second language learning. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1983.

SEDOV, K. F. Discourse and personality: the evolution of communicative competence. Moscow: Labyrinth, 2004.

SHEILS, J. Communication in the modern language classroom. Strasbourg: Council of Europe, 1988. (also available in German, Russian and Lithuanian)

VAN EK, J. A.; TRIM, J. M. L. Vantage level. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

HOSHTANAR, I.; KOSTRUBINA, O.; LEBEDIEVA, A.; IZMAILOVA, O. Metodologia de desenvolvimento de competências de discurso escrito para estudantes de língua estrangeira do primeiro ano. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021023, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15149. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15149. Acesso em: 22 nov. 2024.