Portunhol e a Avaliação Escrita do Celpe-Bras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15486

Palavras-chave:

Portunhol, Ensino de línguas, Avaliação de línguas, Celpe-Bras

Resumo

O portunhol pode ser abordado sob diversas perspectivas. É no contexto de ensino e avaliação de larga escala que queremos discutir suas potencialidades e limitações. Problematizamos as discussões sobre o portunhol a partir de diversas perspectivas teórico-metodológicas para ensino de línguas próximas e dos construtos teóricos do exame Celpe-Bras. Apresentamos uma análise de dados que foram coletados em 2020 durante um curso online preparatório para o Celpe-Bras. Investigamos as notas atribuídas às tarefas escritas e as justificativas dadas pelos professores-avaliadores para selecionar um conjunto de seis textos, sendo três representativos da nota 4 e, três, da nota 5. A partir da classificação de estruturas híbridas dos textos selecionados constatamos que a frequência em que é usado o portunhol pode ter influenciado a variação de notas. Estruturas de natureza morfossintática e ortográfico-fonológica foram mais frequentes nos textos analisados do que as de natureza léxico-semântica.

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Biografia do Autor

Diego Giovanni Vargas Rodriguez, Universidade da Integração Latinoamericana (UNILA), Foz do Iguaçu – PR – Brasil

Professor de Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

Laura Márcia Luiza Ferreira, Universidade da Integração Latinoamericana (UNILA), Foz do Iguaçu – PR – Brasil

Estudante de Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

RODRIGUEZ, D. G. V.; FERREIRA, L. M. L. . Portunhol e a Avaliação Escrita do Celpe-Bras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021155, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15486. Acesso em: 4 out. 2024.