Desenvolvendo competência intercultural: um modelo baseado na introdução de uma análise literária em uma sala de aula de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15704

Palavras-chave:

Comunicação intercultural, Educação, Estudante, Competência intercultural (CI), Análise literária, Língua estrangeira, Modelagem pedagógica, Humanidades

Resumo

Este artigo se preocupa em desenvolver a competência intercultural dos alunos por meio do ensino de uma análise literária como parte do ensino de línguas estrangeiras e lingüística no ensino superior. O objetivo da pesquisa é desenhar um modelo de desenvolvimento da competência intercultural por meio de uma análise literária em uma aula de língua estrangeira. A modelagem foi aplicada como o método principal da pesquisa, pois considera o processo de desenvolvimento de IC (competência intercultural) como um processo pedagógico organizado e orientado para a tarefa. O modelo didático apresentado deve desenvolver o CI por meio de conhecimentos, habilidades, um sistema de valores, reflexão e atitude positiva em relação à cultura em estudo, de modo que inclua componentes como objetivos, motivação, organização, conteúdo e avaliação; determina as condições pedagógicas, a organização, os métodos e ferramentas de ensino que, em conjunto, fornecem o resultado pretendido. A experiência formativa introduziu o modelo em prática em uma aula de língua estrangeira na universidade e mostrou resultados positivos no desenvolvimento da competência intercultural dos alunos. O modelo fornece suporte pedagógico para o processo de desenvolvimento de CI como parte do ensino de línguas estrangeiras e pode ser aplicado em cursos de línguas, literatura e relacionados à linguística.

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

IBRAGIMOVA, A. N.; KADYROVA, A. A. Desenvolvendo competência intercultural: um modelo baseado na introdução de uma análise literária em uma sala de aula de língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.3, p. e021046, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.3.15704. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15704. Acesso em: 23 dez. 2024.