Desenvolvendo competência intercultural: um modelo baseado na introdução de uma análise literária em uma sala de aula de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15704

Palavras-chave:

Comunicação intercultural, Educação, Estudante, Competência intercultural (CI), Análise literária, Língua estrangeira, Modelagem pedagógica, Humanidades

Resumo

Este artigo se preocupa em desenvolver a competência intercultural dos alunos por meio do ensino de uma análise literária como parte do ensino de línguas estrangeiras e lingüística no ensino superior. O objetivo da pesquisa é desenhar um modelo de desenvolvimento da competência intercultural por meio de uma análise literária em uma aula de língua estrangeira. A modelagem foi aplicada como o método principal da pesquisa, pois considera o processo de desenvolvimento de IC (competência intercultural) como um processo pedagógico organizado e orientado para a tarefa. O modelo didático apresentado deve desenvolver o CI por meio de conhecimentos, habilidades, um sistema de valores, reflexão e atitude positiva em relação à cultura em estudo, de modo que inclua componentes como objetivos, motivação, organização, conteúdo e avaliação; determina as condições pedagógicas, a organização, os métodos e ferramentas de ensino que, em conjunto, fornecem o resultado pretendido. A experiência formativa introduziu o modelo em prática em uma aula de língua estrangeira na universidade e mostrou resultados positivos no desenvolvimento da competência intercultural dos alunos. O modelo fornece suporte pedagógico para o processo de desenvolvimento de CI como parte do ensino de línguas estrangeiras e pode ser aplicado em cursos de línguas, literatura e relacionados à linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUZYAROVA, D. L.; TAKHTAROVA, S. S.; KUZMINA, O. D. Concept ordnung and german communicative style: problems of intercultural communication.Opcion, v. 35, n. esp. 22, p. 255-266, 2019.

BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986.

BYRAM, M.; GRIBKOVA, B.; STARKEY, H. Developing the intercultural dimension in language teaching. Strasbourg: Language Policy Division Directorate of School, Out-of-School and Higher Education DGIV Council of Europe, 2002

BYRAM, M.; NICHOLS, A.; STEVENS, D. Developing intercultural competence in practice. Clevedon, UK: Multilingual Matters, 2001.

CEFR. Common European Framework of reference for languages: learning, teaching assessment. Cambridge University Press, 2001. Available: www.coe.int/lang-CEFR. Access: 10 Dec. 2020.

DEARDORFF, D. Assessing intercultural competence. New Directions for Institutional Research, n. 149, p. 65-79, 2011. DOI: doi.org/10.1002/ir.381

DIMITROVA-GYUZELEVA, S. A reactive approach to teaching english through literature. In: BETA-IATEFL ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE, 24., 2015, Sófia. Proceedings […]. Sófia, Bulgaria: University of National and World Economy, 2015. Available: http://www.beta-iatefl.org/cogitoergosum/wp-content/uploads/2015/08/BETA-IATEFL-Newsletter_July_August_2015.pdf. Access: 10 Dec. 2020.

FANTINI, A. E. Assessing intercultural competence: a YOGA Form. Brattleboro, VT: TESOL, 1999.

FANTINI, A. E. New ways in teaching culture. Alexandria, VA: TESOL, 1997.

HOLLAND, C. J.; KOBASIGAWA, A. Theories of learning: a comparative approach. Itasca, 1980.

INCA PROJECT. 2009. Available: https://ec.europa.eu/migrant-integration/librarydoc/the-inca-project-intercultural-competence-assessment. Access: 10 Dec. 2020.

KOZLOVA, Y. A.; KADYROVA, A. A.; SAKHIBULLINA, K. A. Problems of testing application in foreign language learning control. Humanities and Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 53-59, 2019.

NIKOLAEVA, О. Anti-drug propaganda by means of teaching english to the students. Philological Sciences. Issues of Theory and Practice, v. 8-1, n. 26, p. 123-127, 2013.

PASSOV, E. I. A communicative method of teaching speaking a foreign language. Prosveschenie. Moscow, 1985.

RAKHIMOV, A. Z. Psychodidactics: teaching material. UFA, 1996.

SABIROVA, D. R. et al. Comprehension of the english national character in building professional linguistic culture. Journal of Educational and Social Research, v. 9, n. 3, p. 101-106, 2019.

VERJANS, S. et al. Online CEF-based assessment of oral proficiency for intercultural professional communication. In: CEFcult Framework and Methodology. 2011. Retrieved from: https://www.academia.edu/2833714/Online_CEF_based_assessment_of_oral_proficiency_for_intercultural_professional_communication. Access: 10 Dec. 2020.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

IBRAGIMOVA, A. N.; KADYROVA, A. A. Desenvolvendo competência intercultural: um modelo baseado na introdução de uma análise literária em uma sala de aula de língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.3, p. e021046, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.3.15704. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15704. Acesso em: 5 maio. 2024.