Influência dos recursos educativos digitais nas possibilidades didáticas para o processo educativo (com a língua inglesa como exemplo)
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15888Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Alfabetização digital, Ensino e processo educativo, Oportunidades didácticas, A tecnologia de ponta no ensinoResumo
A organização eficaz do processo educativo no contexto da rápida aceleração da digitalização da sociedade é impossível sem aumentar a sua literacia digital. Consequentemente, é necessário estudar o estado actual da literacia digital, e procurar e implementar novos modelos de aprendizagem no sistema educativo baseados na aplicação de tecnologias modernas e inovadoras e métodos de ensino digitais. Esta investigação visava estudar o nível de literacia digital dos professores, bem como as oportunidades e tendências futuras na didáctica digital. Foram utilizados dois métodos principais: desenvolvimento de um modelo lógico abstracto e um inquérito a fim de medir o nível de literacia digital de professores e educadores na Ucrânia. A análise dos dados do inquérito revelou que professores da educação básica e professores universitários atingiram o nível mais elevado de literacia digital, que é significativamente mais elevado do que o nível médio russo.
Downloads
Referências
AVIRAM, A.; ESHET-ALKALAI, Y. Towards a Theory of Digital Literacy: Three Scenarios for the Next Steps. European Journal of Open, Distance and E-Learning, Warsaw, n. 1, p. 1-11, 2006.
CHOSHANOV, M. A. E-didactics: New view on education theory in digital technology era. Educational Technology & Society, v. 16, n. 3, p. 684-696, 2013.
CORTONI, I.; LO PRESTI, V. Innovative Teaching and Digital Literacy in Preschool. App Content Analysis and Experimental Case Studies in a Sociological Perspective. Italian Journal of Sociology of Education, Padova, v. 10, n. 2, p. 41-56, 2018. DOI: https://doi.org/10.14658/pupj-ijse-2018-2-4
ESTEVE-MON, F. M.; LLOPIS, М. A.; ADELL-SEGURA, J. Digital Competence and Computational Thinking of Student Teachers. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 15, n. 2, p. 29-40, 2020. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v15i02.11588
FROM, J. Pedagogical Digital Competence—Between Values, Knowledge and Skills. Higher Education Studies, Ontario, v. 7, n. 2, p. 43-50, 2017. DOI: https://doi.org/10.5539/ hes.v7n2p43
GALÁN, J. G. Media Education as Theoretical and Practical Paradigm for Digital Literacy: An Interdisciplinary Analysis. European Journal of Science and Theology, Iasi, v. 11, n. 3, p. 31-44, 2015.
GARITO, M. A. Distance Learning: The New Era of the University. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 93, p. 1749-1754, 2013. DOI: https://doi.org/10.10 16/j.sbspro.2013.10.110
HANS, A.; AKHTER, S. Emerging Trends in Teacher’s Education. The Macrotheme Review, Austin, v. 2, n. 2, p. 23-31, 2013.
JAHNKE, I. et al. Digital Didactical Designs – Reimagining Designs for Teaching and Learning. In: INTERNATIONAL CONSORTIUM FOR EDUCATIONAL DEVELOPMENT, 2014, Stockholm. Proceedings […]. Stockholm: ICED, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11200-8_13
KAEOPHANUEK, S.; NA-SONGKHLA, J.; NILSOOK, P. A Learning Process Model to Enhance Digital Literacy using Critical Inquiry through Digital Storytelling (CIDST). International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 14, n. 3, p. 22-37, 2019. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v14i03.8326
KLAFKI, W. Studien zur Bildungstheorie und Didaktik. Weinheim: Beltz. 1963.
Krumsvik, R. J. Situated learning and teachers’ digital competence. Education and Information Technologies, United States, v. 13, n. 4, p. 279-290, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-008-9069-5
MATVIYEVSKAYA, E. G. et al. Formation of Information and Communication Competence of Future Teachers. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 14, n. 19, p. 65-76, 2019. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v 14i19.10990
MHOUTI, A. E.; ERRADI, M.; NASSEH, A. An Evaluation Model of Digital Educational Resources. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 8, n. 2, p. 29-35, 2013. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v8i2.2501
NIKOLIĆ, V. et al. Appraisal and review of e-learning and ICT systems in teaching process. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, Amsterdam, v. 513, p. 456-464, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.physa.2018.09.003
OSSIANNILSSON, E. Innovative Learning and Innovative Learning Spaces. Asian Journal of Distance Education, Delhi, v. 14, n. 1, p. 98-116, 2019. Available: http://www.asianjde.com/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/296. Access: 3 Dec. 2021.
SARIPUDIN, S. et al. Digital Literacy Qualitative Analysis in Vocational Teachers. In: VOCATIONAL EDUCATION INTERNATIONAL CONFERENCE (VEIC 2019), 2019, Dordrecht. Proceedings […]. Dordrecht: Atlantis Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.2991/assehr.k. 191217.043
STARCIC, A. I.; TURK, Ž.; ZAJC, M. Transforming Pedagogical Approaches Using Tangible User Interface Enabled Computer Assisted Learning. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 10, n. 6, p. 42-52, 2015. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v10i6.4865
ZÁHOREC, J.; HAŠKOVÁ, A.; MUNK, M. Teachers’ Professional Digital Literacy Skills and Their Upgrade. European Journal of Contemporary Education, Slovakia, v. 8, n. 2, p. 378-393, 2019. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2019.2.378
ZHAO, P.; KYNÄSHLAHTI, H.; SINTONEN, S. A qualitative analysis of the digital literacy of arts education teachers in Chinese junior high and high schools. Journal of Librarianship and Information Science, United Kingdom, v. 50, n. 1, p. 77-87, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000616658341
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.