Ideologia e questões de sátira de interpretação da criatividade de Robert Berns em estudos linguísticos e literários soviéticos da década de 1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.8.16395

Palavras-chave:

Literatura russo-inglesa, Linguística, Ciências comparadas, Tradução artística, Comunicação intercultural

Resumo

As peculiaridades de percepção da sátira de Burns na crítica literária e linguística soviética dos anos 1950 são investigadas no artigo. Entre os críticos literários soviéticos dessa época, E.A. Makarova prestou a maior atenção à sátira de Burns, que separadamente caracterizou as sátiras anticlericais, sátiras que ridicularizavam os líderes dos clãs escoceses e visavam a aristocracia inglesa. A metodologia deste artigo é baseada nos artigos escritos por E.A. Makarova «Sobre a sátira nas obras de Burns» e «Sátira social na poesia de Burns dos anos 1780». Pode-se concluir que a especificidade da percepção da pesquisa sobre o legado de Burns nesse período se deveu em grande parte aos processos ideológicos da sociedade soviética, a partir dos quais foram atualizadas as leituras de muitos dos textos do poeta escocês.

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Biografia do Autor

Tatiana Anatolyevna Yashina, Penza State Technological University, Penza, Russian Federation

Department of Translation and Methods of Translation

Referências

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

YASHINA, T. A. Ideologia e questões de sátira de interpretação da criatividade de Robert Berns em estudos linguísticos e literários soviéticos da década de 1950. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.8, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.8.16395. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16395. Acesso em: 22 dez. 2024.