Noções teóricas e conceitos subjacentes à aquisição da língua inglesa em contexto bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.16809

Palavras-chave:

Bilinguismo, Língua Inglesa, Aquisição de L2, Conceitos, Terminologia

Resumo

O presente artigo constitui um recorte de dissertação e versa sobre teorias e conceitos relacionados à aquisição de línguas e bilinguismo. Propõe-se analisar pressupostos teóricos e conceitos a partir de dados de um indivíduo bilíngue. Especificamente, objetivou-se identificar dados articulados às concepções de línguas e bilinguismo, reconhecer o status das línguas de um indivíduo bilíngue e conceituar terminologia referente às noções de L1, L2, LE, LA e bilinguismo. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre aquisição de L2 e bilinguismo desenvolvidos por Grosjean, Moraes, dentre outros. A metodologia compreende um estudo de caso baseado em abordagem qualitativa de cunho longitudinal cuja amostra incluiu um levantamento de dados sobre um indivíduo bilíngue e suas línguas. Como resultado, logrou-se caracterizar o nosso entendimento sobre os conceitos abordados, bem como elaborar definições dos termos L1, L2, LE, LA e bilinguismo.

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Biografia do Autor

Simone Frye, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem (PPGCL); Professora de inglês EBTT (IFPE).

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL).  

Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Federal de Rondonópolis

Docente e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu).

Referências

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Publicado

13/03/2024

Como Citar

FRYE, S.; FONTE, R. F. L. da; MORAES, A. H. C. de. Noções teóricas e conceitos subjacentes à aquisição da língua inglesa em contexto bilíngue. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.16809. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16809. Acesso em: 27 abr. 2024.