Formação do ambiente educativo criativo no processo de ensino de inglês a estudantes de especialidades não linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.1.16946Palavras-chave:
Ambiente educacional criativo, Criatividade, Criação, Ensino de línguas estrangeiras, Tecnologias educacionaisResumo
A pesquisa visa considerar as condições essenciais para a formação do ambiente educacional criativo e o impacto que esse ambiente tem no potencial criativo dos alunos que dominam uma língua estrangeira para fins específicos. Para atingir os objetivos definidos, consideramos as tecnologias (problemáticas, jogos, tecnologias de projeto e análise de casos) que contribuem para a implementação do ambiente criativo. O artigo revela os resultados da experiência realizada no site da Universidade Federal de Kazan na organização do processo de ensino de uma língua estrangeira nas condições de um ambiente educacional criativo. A partir da sistematização e generalização de estudos estrangeiros e nacionais, desenvolvemos os seguintes critérios para a efetividade do processo educativo: (1) a avaliação do nível de motivação educacional; (2) a avaliação do nível de proficiência linguística; (3) a avaliação do nível de autonomia educacional; (4) a avaliação do nível de criatividade.
Downloads
Referências
ANDREEV, V. I. Pedagogika tvorcheskogo samorazvitiya [Pedagogy for creative self-development]. Kazan, Russia: Kazan University Publishing House, 2016.
BEREZHNAYA, M. S. Upravleniye sposobnostyami i talantami v formirovanii tvorcheskoy intellektual'noy obrazovatel'noy sredy [Management of abilities and talents in forming a creative intellectual educational environment]. Upravlencheskiye Nauki v Sovremennoy Rossii [Management Sciences in Modern Russia] v. 1, n. 1, pp. 396-403, 2014.
BIM, I. L. et al. Rekomendatsii po organizatsii predprofil'noy podgotovki s oriyentatsiyey na filologicheskiy profil' (inostrannyye yazyki) [Recommendations for the organization of pre-profile training with a focus on the philological profile (foreign languages)]. Inostrannye Yazyki v Shkole, n. 6, p. 2-7, 2003. Available in: https://resources.mgpu.ru/docfulldescription.php?docid=168995. Access in: 12 Mar. 2021.
DUBININA, I. N. Predmetno-lichnostnyye i sotsiokul'turnyye aspekty tvorchestva: Opyt kontekstual'no-terminologicheskogo razlicheniya [Subject-personal and sociocultural aspects of creativity: Experience of contextual and terminological distinction], n. 3, p. 42-47, 2000. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/k-voprosu-o-razgranichenii-lichnostnyh-i-sotsiokulturnyh-aspektov-tvorchestva/viewer. Access in: 14 Mar. 2021.
EMELYANOVA, O. YA.; KURGALIN, S. D.; SHERSHEN, I. V. Formirovaniye tvorcheskoy obrazovatel'noy sredy kak prioritetnoye napravleniye razvitiya obrazovatel'nykh uchrezhdeniy [Formation of a creative educational environment as a priority direction in the development of educational institutions]. Izvestiya Voronezhskogo gosudarstvennogo Universiteta. Seriya: Problemy Vysshego Obrazovaniya [Proceedings of the Voronezh State University. Series: Problems of Higher Education], n. 2, p. 27-31, 2017. Available in: https://elibrary.ru/item.asp?id=29244964. Access in: 14 June 2021.
GALSKOVA, N. D., GEZ, N. I. Teoriya obucheniya inostrannym yazykam. Lingvodidaktika i metodika prepodavaniya: Uchebnoye posobiye [Theory of teaching foreign languages. Linguodidactics and methods of teaching: Tutorial]. Moscow: Academia, 2006.
GAREEV, R. T. Evristicheskiye dialogi v professional'no-tvorcheskom samorazvitii studentov tekhnicheskikh vuzov [Heuristic dialogues in vocational and creative self-development of students of technical universities]. 2003. Dissertation (Doctor of Pedagogical Sciences) – Kazan State University, Kazan, Russia, 2003.
GLADKOVA, M. N.; VAGANOVA, O. I.; SMIRNOVA, Zh. V. Tekhnologiya proyektnogo obucheniya v professional'nom obrazovanii. [Technology of project training in vocational education]. Problemy Sovremennogo Pedagogicheskogo Obrazovaniya [Problems of Modern Pedagogical Education], v. 58, n. 3, p. 80-83, 2018. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/tehnologiya-proektnogo-obucheniya-v-professionalnom-obrazovanii/viewer. Access in: 20 Mar. 2021.
ILINA, T. I. Metodika izucheniya motivatsii obucheniya v vuze [Methodology for studying the motivation of university education]. Testoeka, n. d. Available in: http://testoteka.narod.ru/ms/1/05.html. Access in: 12 Mar. 2021.
ILNITSKAYA, I. A. Problemnyye situatsii i puti ikh sozdaniya na uroke [Problem situations and ways to create them in class]. Moscow, Russia: Znanie, 1985.
KASHAPOV, M. M.; SKVORTSOVA, Yu. V. Professional'naya tvorcheskaya deyatel'nost' v kontekste kognitivnogo i metakognitivnogo podkhodov [Professional creative activity in the context of cognitive and metacognitive approaches]. Yaroslavl: Psikhologicheskiy Vestnik, 2007.
KLARIN, M. V. Innovatsii v obuchenii: Metafory i modeli: Analiz zarubezhnogo opyta [Innovations in training: Metaphors and models: Analysis of foreign experience]. Moscow: Nauka, 1997.
KRECHETNIKOV, K. G.; TITARENKO, S. V. Kreativnaya obrazovatel'naya sreda kak usloviye razvitiya tvorcheskikh sposobnostey studentov vuza. [Creative educational environment as a condition for the development of creative abilities of university students]. Upravleniye Innovatsiyami: Teoriya, Metodologiya, Praktika [Management of Innovations: Theory, Methodology, Practice], n. 12, p. 123-128, 2015. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/kreativnaya-obrazovatelnaya-sreda-kak-uslovie-razvitiya-tvorcheskih-sposobnostey-studentov-vuza/viewer. Access in: 14 Mar. 2021.
LERNER, I. YA. Problemnoe obuchenie [Problem-based learning]. Moscow: Znanie, 1974.
MAKHMUTOV, M. I. Problemnoye obucheniye: Osnovnyye voprosy teorii [Problem-based learning: Main questions of theory]. Kazan: Magarif-Vakyt, 2016.
MATYUSHKIN, A. M. Problemnyye situatsii v myshlenii i obuchenii [Problem-based situations in thinking and learning]. Moscow: Pedagogika, 1972.
NIKIFOROVA, E. A. O nekotorykh aspektakh povysheniya motivatsii obucheniya inostrannomu yazyku s pomoshch'yu tvorcheskoy obrazovatel'noy sredy [On some aspects of increasing the motivation of teaching a foreign language using a creative educational environment]. Inostrannye Yazyki: Linguisticheskiye i Metodologicheskiye Aspekty, n. 42, p. 44-48, 2018. Available in: https://elibrary.ru/item.asp?id=37179281. Access in: 03 Mar. 2021.
OKON, V. Osnovy problemnogo obucheniya [Fundamentals of problem-based learning]. Moscow: Prosveshcheniye, 1968.
SHKERINA, L. V. Kreativnaya kompetentnostno-oriyentirovannaya obrazovatel'naya sreda podgotovki bakalavra - budushchego uchitelya [Creative competence-oriented educational environment of a future teacher bachelor’s training]. Psikhologiya Obrazovaniya [Psychology of Education], n. 10, p. 65-80, 2010.
TORRANCE, E. P. The nature of creativity. New York: Cambridge University Press, 1991.
VORONIN, A. N. Intellektual'naya aktivnost': Proyavleniye intellekta i tvorchestva v real'nom vzaimodeystvii [Intellectual activity: The manifestation of intelligence and creativity in real interaction]. Psikhologiya. Zhurnal Vysshey Shkoly Ekonomiki [Psychology. Journal of Higher School of Economics], n. 3, p. 35-58, 2006. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/intellektualnaya-deyatelnost-proyavlenie-intellekta-i-kreativnosti-v-realnom-vzaimodeystvii/viewer. Access in: 16 Mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.