O mapa conceitual como estratégia de aprendizagem e avaliação na formação continuada de professores de língua portuguesa e coordenadoras pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10i00.19106Palavras-chave:
Formação de professores, Formação de coordenadores pedagógicos, Estratégia de aprendizagem, Avaliação formativa, Mapa conceitualResumo
Pensar em uma possibilidade de ensino que contemple a aprendizagem dos alunos, suscita a necessidade de busca por propostas inovadoras para a formação continuada de professores. Nesse sentido, defende-se a utilização do mapa conceitual como estratégia inovadora. Este estudo objetiva analisar as percepções de professores de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e de coordenadoras pedagógicas, quanto ao uso do mapa conceitual como estratégia de aprendizagem e de avaliação no processo de formação continuada. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa do tipo intervenção-ação. Realizou-se a pesquisa em seis colégios de uma rede educacional privada, com 14 docentes de língua portuguesa e 12 coordenadoras pedagógicas, na região do Sul do estado de Santa Catarina. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram grupo focal e diário de campo. Os resultados obtidos revelaram que a formação continuada propiciou mudanças significativas nas práticas dos participantes por meio do uso do mapa conceitual.
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