O ensino da gramática: porto-seguro?

Autores

  • Fernanda Landucci Ortale USP – Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Letras Modernas. São Paulo – SP – Brasil.
  • Roberta Ferroni USP – Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Letras Modernas. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i1.8053

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Ensino de gramática, Formação de professores,

Resumo

O artigo aborda, com fundamento em pesquisas, a questão do papel da gramática no ensino de línguas. São apresentados dados de um estudo realizado em um curso de Letras de uma universidade pública, cujo objetivo foi identificar as representações sobre a instrução gramatical no ensino de língua estrangeira (italiano) construídas por alunos-professores, em início de docência. A análise dos dados revelou que os licenciandos situam a gramática como centro do processo de ensinar línguas, e que tal postura pode se justificar por duas razões: a insegurança quanto à própria proficiência oral na língua estrangeira e o fato de estabelecerem uma correspondência direta entre ‘língua’ e ‘conjunto de regras gramaticais’. O estudo revela, ainda, a necessidade propiciar, durante a formação inicial, estratégias efetivas para diminuir o descompasso entre as produções acadêmicas recentes sobre o tema e as práticas docentes em salas de aula de línguas estrangeiras no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

ORTALE, F. L.; FERRONI, R. O ensino da gramática: porto-seguro?. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 67–84, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i1.8053. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8053. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.