Ensino e aprendizagem de português língua estrangeira (PLE): repensando o contexto de imersão

Autores

  • Nildicéia Aparecida Rocha UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Letras Modernas. Araraquara – SP – Brasil.
  • Rosangela Sanches da Silveira Gileno UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8062

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de Português língua estrangeira, Contexto de Imersão, Língua e cultura,

Resumo

Tendo em vista a questão da mobilidade estudantil universitária, gostaríamos, neste trabalho, de refletir sobre as especificidades de se ensinar e aprender Português Língua Estrangeira (PLE) tanto em contexto de imersão como fora dele, a partir das observações realizadas em dois momentos: por um lado, descreveremos um curso de PLE em situação de imersão em uma universidade no interior do estado de São Paulo, Brasil; e por outro, um curso de PLE fora do contexto de imersão, em uma universidade na Espanha, em uma capital de província. Neste sentido, gostaríamos de trazer aqui uma reflexão sobre o ensino de PLE em situação de imersão e fora dela quando o tratamento didático-pedagógico parte da relação indissociável entre língua e cultura, dentro de uma abordagem comunicativa intercultural, procurando desenvolver no aprendiz uma competência comunicativa intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

ROCHA, N. A.; GILENO, R. S. da S. Ensino e aprendizagem de português língua estrangeira (PLE): repensando o contexto de imersão. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 237–254, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8062. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8062. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)