El portugués me hace feliz: emoções compartilhadas em práticas humanizadoras de ensino e aprendizagem de português língua estrangeira em um contexto mediado pelo computador

Autores

  • Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya UNESP – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Departamento de Educação. São José do Rio Preto – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8063

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de português língua estrangeira, Emoções, Abordagem humanizadora, Contexto multilíngue e multicultural, Formação do professor de línguas,

Resumo

Qual a relação entre aprender uma língua e sentir-se feliz? Que contextos e ações podem promover uma aprendizagem de línguas mais humanizadora? Tendo por pressuposto o “aprender línguas positivamente” (GOMES DE MATOS, 1996, 2010, 2014), este trabalho tem por objetivo caracterizar um contexto virtual multilíngue e multicultural (DE OLIVEIRA, 2014), que possibilita práticas humanizadoras de ensino/ aprendizagem de português língua estrangeira (PLE). Nesse contexto, uma interagente mexicana manifesta suas emoções e sentimentos positivos sobre aprender PLE com uma interagente brasileira. Ela também reflete sobre suas experiências anteriores e menos humanizadoras de aprendizagem dessa língua e sobre o papel do professor na promoção do bem-estar na aprendizagem. Os resultados sugerem que as emoções devem ser consideradas no estabelecimento de uma aprendizagem de pertencimento e de identificação em um contexto multilíngue e multicultural (MURPHEY; PROBER; GONZALES, 2010; BARCELOS, 2010; COELHO, 2010; PELLIM, 2010; DE OLIVEIRA, 2014) e que o teor humanizador das interações favorece o sucesso do processo de ensino/aprendizagem e de reflexão do professor de línguas nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

KANEOYA, M. L. C. K. El portugués me hace feliz: emoções compartilhadas em práticas humanizadoras de ensino e aprendizagem de português língua estrangeira em um contexto mediado pelo computador. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 255–270, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8063. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8063. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos