Referências sobre a língua inglesa nos relatos de estudantes e egressos do curso de licenciatura em espanhol

Rosa Yokota

Resumo


Este artigo está baseado em uma pesquisa mais ampla desenvolvida por Rodrigues e Yokota (2013) sobre o perfil do licenciando em Letras-Espanhol no estado de São Paulo. Nele apresentamos um recorte dos dados e aprofundamos a análise baseando-nos na Análise do Discurso Crítica (ADC) sobre como os participantes da pesquisa se referem (ou não) à língua inglesa. As referências a ela demonstram uma forte influência da experiência com este idioma na escolha do curso de espanhol como língua estrangeira. O imaginário criado sobre línguas estrangeiras por estudantes brasileiros é atravessado pela vivência que tiveram com a língua inglesa. Reconhecer esta relação fundante, seja ela positiva ou negativa, é necessário para posicionar-se em relação à nova língua estrangeira a ser estudada ou, no caso dos docentes universitários de línguas estrangeiras, mediar a interação do estudante com a nova língua.


Palavras-chave


Espanhol; Inglês; Língua Estrangeira;

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2016 Revista EntreLínguas



Rev. EntreLínguas, Araraquara, SP, Brasil. e-ISSN: 2447-3529, ISSN: 2447-4045

DOI Prefix: 10.02951/rel

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.