Referências sobre a língua inglesa nos relatos de estudantes e egressos do curso de licenciatura em espanhol

Autores

  • Rosa Yokota UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Letras. São Carlos – SP – Brasil https://orcid.org/0000-0002-1672-1430

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8300

Palavras-chave:

Espanhol, Inglês, Língua Estrangeira,

Resumo

Este artigo está baseado em uma pesquisa mais ampla desenvolvida por Rodrigues e Yokota (2013) sobre o perfil do licenciando em Letras-Espanhol no estado de São Paulo. Nele apresentamos um recorte dos dados e aprofundamos a análise baseando-nos na Análise do Discurso Crítica (ADC) sobre como os participantes da pesquisa se referem (ou não) à língua inglesa. As referências a ela demonstram uma forte influência da experiência com este idioma na escolha do curso de espanhol como língua estrangeira. O imaginário criado sobre línguas estrangeiras por estudantes brasileiros é atravessado pela vivência que tiveram com a língua inglesa. Reconhecer esta relação fundante, seja ela positiva ou negativa, é necessário para posicionar-se em relação à nova língua estrangeira a ser estudada ou, no caso dos docentes universitários de línguas estrangeiras, mediar a interação do estudante com a nova língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Yokota, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Letras. São Carlos – SP – Brasil

Doutora de Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-americana) pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

05/10/2016

Como Citar

YOKOTA, R. Referências sobre a língua inglesa nos relatos de estudantes e egressos do curso de licenciatura em espanhol. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 11–24, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8300. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8300. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos