Desenvolvimento do pensamento reflexivo em atividades online e a formação inicial de professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8354Palavras-chave:
Tecnologias da informação e comunicação na educação, Aprendizagem do século XXI, Pensamento reflexivo, Formação inicial,Resumo
Temos como objetivo neste artigo abordar, em primeiro lugar, princípios relacionados com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação e a aprendizagem do século XXI, trazendo como foco o letramento digital, a importância das TICs na formação inicial de professores de línguas e o desenvolvimento do pensamento reflexivo no contexto online. Após discorrermos sobre alguns pressupostos teóricos, iremos apresentar uma pesquisa-ação realizada em uma Universidade Pública Federal na disciplina de Metodologia de Ensino de Inglês para fins específicos. Por fim, apresentaremos os resultados da análise de dados, coletados por meio de três instrumentos, durante um semestre de atividades online na disciplina mencionada acima e nossas considerações sobre as TICs aplicadas ao ensino de línguas e a formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.