O trabalho com o gênero discursivo "perfil": relato de experiência com alunos de ELE e PLA

Autores

  • Thayane Silva Campos UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil
  • Ana Florencia Codeglia UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8383

Palavras-chave:

Gênero Discursivo, Língua Espanhola, Português Língua Adicional, Perfil

Resumo

Partindo do pressuposto de que a forma como nos comunicamos se dá por meio de enunciados, concretizados nos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), estes devem ser considerados no trabalho com as línguas estrangeiras, a fim de possibilitar aos alunos que façam uso do idioma em diferentes contextos de comunicação. Dessa forma, neste trabalho, definimos o que é gênero discursivo e discutimos as especificidades que devem ser consideradas ao realizar um trabalho com os alunos a partir de gêneros. Por fim, por meio do relato e da avaliação de uma atividade com o gênero discursivo “perfil”, analisamos como ocorreu essa transposição didática para a sala de aula. Essa atividade foi aplicada em duas turmas da UFMG, uma de língua espanhola, para alunos que estão na graduação em Letras e outra de português como língua adicional, para alunos que estão realizando seus estudos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayane Silva Campos, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil

Mestranda em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras - Poslin/FALE/UFMG

Ana Florencia Codeglia, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil

Mestranda em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras - Poslin/FALE/UFMG

Downloads

Publicado

05/10/2016

Como Citar

CAMPOS, T. S.; CODEGLIA, A. F. O trabalho com o gênero discursivo "perfil": relato de experiência com alunos de ELE e PLA. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 67–88, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8383. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8383. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos