O trabalho com o gênero discursivo "perfil": relato de experiência com alunos de ELE e PLA
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8383Palavras-chave:
Gênero Discursivo, Língua Espanhola, Português Língua Adicional, PerfilResumo
Partindo do pressuposto de que a forma como nos comunicamos se dá por meio de enunciados, concretizados nos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), estes devem ser considerados no trabalho com as línguas estrangeiras, a fim de possibilitar aos alunos que façam uso do idioma em diferentes contextos de comunicação. Dessa forma, neste trabalho, definimos o que é gênero discursivo e discutimos as especificidades que devem ser consideradas ao realizar um trabalho com os alunos a partir de gêneros. Por fim, por meio do relato e da avaliação de uma atividade com o gênero discursivo “perfil”, analisamos como ocorreu essa transposição didática para a sala de aula. Essa atividade foi aplicada em duas turmas da UFMG, uma de língua espanhola, para alunos que estão na graduação em Letras e outra de português como língua adicional, para alunos que estão realizando seus estudos no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.