Inglês para propósitos específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino

Autores

  • Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Departamento Núcleo Comum. Hortolândia- SP – Brasil
  • Cláudia Jotto Kawachi-Furlan UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Humanas e Naturais - Departamento de Línguas e Letras. Vitória – ES – Brasil
  • Eliane Hércules Augusto-Navarro UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Letras. São Carlos – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8408

Palavras-chave:

Inglês para Propósitos Específicos, Inglês para Propósitos Acadêmicos, Programa Idiomas sem Fronteiras,

Resumo

A área de ensino de Inglês para Propósitos Específicos se consolida cada vez mais como uma metodologia de ensino focada e orientada para atender as necessidades específicas de aprendizes que buscam desenvolver competências que os auxiliem a atuar significativamente em contextos profissionais e/ou acadêmicos. Uma de suas vertentes, o Inglês para Propósitos Acadêmicos, confirma-se como uma tendência atual na área de ensino e aprendizagem de línguas devido à sua proposta de focar nas necessidades comunicativas específicas de membros que atuam em contexto acadêmico desenvolvendo pesquisas, divulgando resultados e interagindo com pesquisadores estrangeiros por meio da língua-alvo. O processo de internacionalização das universidades brasileiras, o papel do inglês como língua da ciência e programas de ensino de inglês em contexto acadêmico-universitário (como o Idiomas sem Fronteiras) intensificaram a proposta de cursos para fins específicos, sobretudo para fins acadêmicos, o que configura uma tendência atual de ensino de LI nesse contexto.

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Biografia do Autor

Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa, IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Departamento Núcleo Comum. Hortolândia- SP – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela mesma universidade, onde também concluiu a graduação em Licenciatura em Letras Inglês-Português. Desenvolve pesquisa na área de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) e Teoria do Gênero. Tem experiência de ensino de língua inglesa em diferentes contextos como em instituto de idiomas, contexto empresarial e universitário. Atuou como professora substituta do Departamento de Letras Modernas da Unesp Araraquara- FClar e hoje trabalha como professora de Inglês-Português no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Hortolândia.

Cláudia Jotto Kawachi-Furlan, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Humanas e Naturais - Departamento de Línguas e Letras. Vitória – ES – Brasil

Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com período sanduíche na Universidade de Michigan. É licenciada em Letras-Português/Inglês pela UFSCar e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é professora de língua inglesa no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora pedagógica do Núcleo de Línguas do Programa Inglês sem Fronteiras - UFES.

Eliane Hércules Augusto-Navarro, UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Letras. São Carlos – SP – Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), com estágios pós-doutoral (2012) e SWD (1998-1999), ambos na Universidade de Michigan. Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), atuando principalmente nos seguintes temas: análise e desenvolvimento de material didático, formação de professores, gramática como habilidade, ensino-aprendizagem de LI para propósitos específicos (ESP - EAP), produção escrita em LI e análise de gêneros discursivos em cursos de inglês como LE.

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Publicado

05/10/2016

Como Citar

DELLA ROSA, S. F. P.; KAWACHI-FURLAN, C. J.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. Inglês para propósitos específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 25–40, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8408. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8408. Acesso em: 20 abr. 2024.

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