Letramento digital e audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais

Autores

  • Élida Ferreira Lins SME – Secretaria Municipal de Educação. Bom Jardim - PE - Brasil
  • Fábio Marques de Souza UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Educação – Pós-graduação em Formação de Professores. Campina Grande – PB – Brasil. 58429-500. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste - Pós-graduação em Educação Contemporânea. Campina Grande - PB - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8490

Palavras-chave:

Letramento digital, Recursos audiovisuais, Ensino-aprendizagem de línguas, TDICs, Teletandem,

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir o letramento digital e o audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais. As tecnologias digitais de informação e comunicação são caminhos bastante promissores para o campo educacional e, em especial, para o ensino de línguas em uma perspectiva linguístico-cultural. Nesse viés, podemos observar o teletandem como instrumento potencializador de práticas reais e autênticas no que diz respeito ao contato com línguas, em um universo intercultural. Assim sendo, reconhecemos a importância do letramento digital e do campo audiovisual para fomentar o processo de ensino-aprendizagem por, dentre outros motivos, aprimorar a autenticidade linguístico-cultural sugerida pelo teletandem. Desta forma, observamos, nessa discussão, que os estudantes, quando dominam competências inerentes ao letramento digital, utilizam com sucesso os recursos audiovisuais e garantem bons resultados na aquisição de línguas, o que pode ser comprovado através de práticas realizadas no contexto do Teletandem institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élida Ferreira Lins, SME – Secretaria Municipal de Educação. Bom Jardim - PE - Brasil

Mestre em Educação. Cursa o Mestrado Profissional em Letras, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Pernambuco (PPDL) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), oferecido em rede nacional. Licenciada em Letras: português, inglês e suas literaturas (2012) pela Universidade de Pernambuco (UPE). É professora da Educação Básica e membro do grupo de pesquisa TECLIN, Tecnologias, Culturas e Linguagens (UEPB/CNPq).

Fábio Marques de Souza, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Educação – Pós-graduação em Formação de Professores. Campina Grande – PB – Brasil. 58429-500. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste - Pós-graduação em Educação Contemporânea. Campina Grande - PB - Brasil.

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) da UEPB e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da UFPE. Professor do curso de Letras, na UEPB, desde 2011. Mestrado e Doutorado em Educação, obtidos, respectivamente, pela UNESP/Marília (2009) e pela USP (2014). Cursou estágio de pós-doutorado (bolsista PNPD CAPES-MEC) no PPGEduC da UFPE. Licenciado em Letras e em Pedagogia. Líder do grupo de pesquisa TECLIN, Tecnologias, Culturas e Linguagens (UEPB/CNPq).

Downloads

Publicado

05/10/2016

Como Citar

LINS, Élida F.; SOUZA, F. M. de. Letramento digital e audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 51–66, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8490. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8490. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos