Ações e reflexões sobre o uso de um grupo de WhatsApp tutoriado para aprendizagem de língua estrangeira

Autores

  • Gabriela Marques-Schäfer Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades - Instituto de Letras. Rio de Janeiro - RJ
  • Deborah Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades - Instituto de Letras. Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8493

Palavras-chave:

Tutor virtual, Tecnologias móveis, Smartphone, WhatsApp, Feedback, Aprendizagem de línguas,

Resumo

Na Didática de Línguas Estrangeiras, o potencial de tecnologias móveis vem sendo cada vez mais investigado. As vantagens dessas tecnologias vão além dos fatos de apresentarem baixo custo, alta conectividade e portabilidade. Trata-se de aparelhos que podem ser acessados e usados por alunos em qualquer lugar a qualquer hora, independente de permissões de professores e instituições de ensino. Diante desta nova situação, objetivase com este trabalho relatar sobre um Projeto de E-Tutoria que contou com o suporte do aplicativo WhatsApp. Através da formação de um grupo, alunos de um curso de Letras, Português-Alemão, puderam praticar conhecimentos linguísticos adquiridos em sala, interagir sobre seu cotidiano em língua estrangeira e enviar mensagens e arquivos de imagens. Além disso, os alunos puderam contar com o apoio de uma tutora virtual e de uma professora para conseguir se expressar na língua-alvo, tirar dúvidas de gramática e vocabulário e ainda receber feedback corretivo, quando solicitado.

Downloads

Publicado

25/10/2016

Edição

Seção

Artigos