Curso de inglês a distância utilizando um planejamento temático baseado em tarefas: o professor como agente de escolha

Autores

  • Denise Elaine Emidio UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Pós-Graduação em Linguística. São Carlos - SP
  • Rita de Cássia Barbirato UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Letras. São Carlos – SP

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8622

Palavras-chave:

PTBT, Ensino e aprendizagem de inglês, Plataforma Moodle,

Resumo

O advento das novas tecnologias trouxe o ensino de línguas para o ambiente virtual de aprendizagem. Na tentativa de contemplar os preceitos da abordagem comunicativa (ALMEIDA FILHO, 2002, 2005, 2012) e do planejamento temático baseado em tarefas (PTBT) (SKEHAN, 1996; XAVIER, 1999, 2007; BARBIRATO, 1999, 2005; FRANSCESCHINI, 2014) foi oferecido um curso de inglês a distância pela plataforma Moodle aos alunos de uma instituição federal de tecnologia. O tema escolhido para o curso foi Inventores e Invenções e as unidades temáticas do material contemplaram aspectos da vida e das invenções de Nikola Tesla e Leonardo da Vinci. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar e discutir resultados advindos dessa pesquisa de doutorado analisando o papel do professor na elaboração desse material temático baseado em tarefas para o curso. A análise dos dados apontou para o papel determinante do professor nos desafios e escolhas na preparação do referido material.

          

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Biografia do Autor

Denise Elaine Emidio, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Pós-Graduação em Linguística. São Carlos - SP

Autora: Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) - UFSCar

Coautora: Profa. Dra. Rita de Cássia Barbirato - Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística - UFSCar

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Publicado

25/10/2016

Como Citar

EMIDIO, D. E.; BARBIRATO, R. de C. Curso de inglês a distância utilizando um planejamento temático baseado em tarefas: o professor como agente de escolha. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 209–224, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i2.8622. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8622. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos