https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/issue/feed Revista EntreLinguas 2024-11-13T17:40:28-03:00 Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno revista.entrelinguas@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista EntreLíngua</strong><em><strong>s</strong></em> teve sua periodicidade semestral até 2020. Em 2021, iniciou a edição <strong>Publicação Contínua</strong>, com submissão em fluxo contínuo. A revista aceita artigos empíricos, de revisão e teóricos, resenhas críticas, relatos de experiências inéditos, entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais e ensaios relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) e Linguística - com estudos culturais e análises. Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</p> <p>A <strong>Revista EntreLínguas</strong> aceita propostas de dossiês organizados. Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordagem de temáticas de relevância para a área e subáreas especificadas no Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.</p> <p>A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:</p> <p>Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê no e-mail <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/management/settings/context/mailto:%72%65%76%69%73%74%61.%65%6e%74%72%65%6c%69%6e%67%75%61%73@%67%6d%61%69%6c.%63%6f%6d">revista.entrelinguas@gmail.com</a> com cópia para andersoncruz@editoraiberoamericana.com, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.</p> <p>----</p> <p>Qualis A2 (2017-2020)</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16809 Noções teóricas e conceitos subjacentes à aquisição da língua inglesa em contexto bilíngue 2022-07-26T16:22:33-03:00 Simone Frye peixotosimonefrye@gmail.com Renata Fonseca Lima da Fonte renata.fonte@unicap.br Antonio Henrique Coutelo de Moraes antonio.moraes@ufr.edu.br <p>O presente artigo constitui um recorte de dissertação e versa sobre teorias e conceitos relacionados à aquisição de línguas e bilinguismo. Propõe-se analisar pressupostos teóricos e conceitos a partir de dados de um indivíduo bilíngue. Especificamente, objetivou-se identificar dados articulados às concepções de línguas e bilinguismo, reconhecer o status das línguas de um indivíduo bilíngue e conceituar terminologia referente às noções de L1, L2, LE, LA e bilinguismo. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre aquisição de L2 e bilinguismo desenvolvidos por Grosjean, Moraes, dentre outros. A metodologia compreende um estudo de caso baseado em abordagem qualitativa de cunho longitudinal cuja amostra incluiu um levantamento de dados sobre um indivíduo bilíngue e suas línguas. Como resultado, logrou-se caracterizar o nosso entendimento sobre os conceitos abordados, bem como elaborar definições dos termos L1, L2, LE, LA e bilinguismo.</p> 2024-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19245 Ensino inclusivo de língua inglesa 2024-04-23T10:57:20-03:00 Larissa Mirelle de Souza Paiva mirelle_uzl16@hotmail.com Simone Maria da Rocha simone.rocha@ufersa.edu.br Emerson Augusto de Medeiros emerson.medeiros@ufersa.edu.br <p>Este texto tematiza o ensino inclusivo de língua inglesa. Apresenta uma pesquisa que objetivou pensar, por meio de narrativas (auto) biográficas de docentes, práticas pedagógicas de língua inglesa desenvolvidas com alunos com deficiência de escolas públicas do Município de Caraúbas (RN). O estudo fez uso da abordagem qualitativa e se encorou na pesquisa (auto) biográfica. Como sujeitos da pesquisa, participaram dois docentes que ensinam língua inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do referido município. Como técnica para a produção dos dados, utilizou-se de entrevistas reflexivas, creditando as narrativas (auto) biográficas dos docentes. Concluiu-se, entre outros aspectos, que o ensino inclusivo de língua inglesa não se faz de modo desarticulado do trabalho na escola como um todo. É preciso haver o diálogo e ações colaborativas na instituição e em sala de aula para a promoção da inclusão dos estudantes com deficiência na educação escolar.</p> 2024-04-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19106 O mapa conceitual como estratégia de aprendizagem e avaliação na formação continuada de professores de língua portuguesa e coordenadoras pedagógicas 2024-03-05T17:40:24-03:00 Aletheia Priscilla Bim da Cruz aletheiapri@gmail.com Betania Jacob Stange Lopes betania.stange@unasp.edu.br Cristina Zukowsky-Tavares cristina.zukowsky@gmail.com <p>Pensar em uma possibilidade de ensino que contemple a aprendizagem dos alunos, suscita a necessidade de busca por propostas inovadoras para a formação continuada de professores. Nesse sentido, defende-se a utilização do mapa conceitual como estratégia inovadora. Este estudo objetiva analisar as percepções de professores de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e de coordenadoras pedagógicas, quanto ao uso do mapa conceitual como estratégia de aprendizagem e de avaliação no processo de formação continuada. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa do tipo intervenção-ação. Realizou-se a pesquisa em seis colégios de uma rede educacional privada, com 14 docentes de língua portuguesa e 12 coordenadoras pedagógicas, na região do Sul do estado de Santa Catarina. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram grupo focal e diário de campo. Os resultados obtidos revelaram que a formação continuada propiciou mudanças significativas nas práticas dos participantes por meio do uso do mapa conceitual.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16600 O uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) 2024-01-12T16:21:53-03:00 Juliana Roberta Cruz Leal-Baptista julianaroberta09@gmail.com <p>O presente artigo propõe o uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de francês língua estrangeira (FLE). A escolha específica desses gêneros veiculados em plataformas digitais é motivada pela proposta informativa que os caracteriza e pela ampla circulação que assumem na sociedade atual. O objetivo deste artigo é propor atividades de leitura que contemplem enunciados autênticos no ensino de FLE a partir do uso pedagógico dos gêneros discursivos notícia e reportagem veiculados nas seguintes plataformas de informação francófonas: <em>France24; Radio France Internationale; Europe1; 20 minutes</em>. Para cumprir tal proposta, este artigo tem como referencial teórico a concepção bakhtiniana de linguagem (Bakhtin, 2016). Metodologicamente, este é um trabalho bibliográfico de natureza qualitativa crítica (Carspecken, 2011). Os resultados sinalizam que o uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de FLE tende a favorecer a expansão de competências de leitura dos aprendizes e a construção de seu repertório linguístico-discursivo.</p> 2024-10-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19822 Estruturas e características da educação básica 2024-11-13T17:40:28-03:00 Caique Fernando da Silva Fistarol cfsfistarol@gmail.com Isabela Vieira Barbosa miss.vieira@gmail.com James Dadam jamesd@furb.br Marcia Regina Selpa Heinzle selpa@furb.br <p>Este artigo tem por objetivo analisar a estrutura dos sistemas educacionais alemão, brasileiro e italiano na Educação Básica. Os referenciais teóricos são os documentos oficiais desses países. Os procedimentos metodológicos se baseiam na Educação Comparada e a análise de dados é realizada a partir dos aspectos da organização hierárquica, financiamentos e desafios. Essas divergências podem ser compreendidas à luz das realidades políticas, históricas, econômicas e sociais de cada nação. Os dados apontam o inegável direito constitucional à educação como um aspecto comum. No entanto, é necessário destacar que o estabelecimento desse direito nas Constituições não garante a qualidade e a efetividade do sistema educacional. Por fim, é necessário reconhecer que, apesar dessas similaridades e objetivos constitucionais, a efetividade na implementação e realização desses objetivos pode variar devido a fatores como recursos disponíveis, desigualdades sociais e desafios estruturais em cada país.</p> 2024-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18792 Apropriações multimodais de “The Masque of The Red Death” por professores de inglês em formação 2024-04-16T15:17:13-03:00 Ana Paula Luiz dos Santos Aires aires.anapaulas@gmail.com Fernanda Machado Brener fernandabrener@uel.br <p>A pandemia evidenciou desafios em diversas esferas, afetando aspectos educacionais, econômicos e sociais, repercutindo no bem-estar dos estudantes. Nesse cenário, o engajamento com textos literários pode propiciar a compreensão e discussão desses impactos multifacetados, permitindo repensar criticamente a sociedade. A leitura de textos literários, em um processo dialético, possibilita um posicionamento crítico em relação ao que é lido e à sociedade onde o sujeito-leitor está inserido, possibilitando a criação de significado e a transformação dos indivíduos envolvidos. Este estudo investigou as apropriações multimodais do conto <em>The Masque of the Red Death</em> de Edgar Allan Poe, produzidas por graduandos de Letras-Inglês nas aulas de língua inglesa, utilizando a análise do <em>design</em>. Os resultados indicam o potencial de ressignificação do texto literário e do contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos no processo de leitura-autoria, destacando a relevância de práticas de letramento literário para uma abordagem crítica da leitura em aulas de línguas. </p> 2024-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18516 Formação de professores de língua espanhola e artes em um Laboratório Interdisciplinar Online (LION) 2024-03-13T13:32:55-03:00 Isadora Valencise Gregolin isadora.gregolin@gmail.com Viviane Cristina Garcia Stefani vivigarcia@ifsp.edu.br André Garcia Corrêa ãndregcorrea@ifsp.edu.br <p>O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida em parceria entre uma universidade pública do interior de São Paulo e 3 (três) escolas de Educação Básica que analisa os percursos formativos de professores pesquisadores de língua espanhola e artes. Para tanto, descreve e problematiza, especificamente, o processo de desenvolvimento profissional dos professores em um contexto colaborativo e interdisciplinar com mediação e interação por meio da plataforma virtual Moodle e que resultou na configuração de um Laboratório Interdisciplinar <em>Online</em> (LION). Como resultados e contribuição para a área, a proposta de formação de professores, baseada em uma metodologia colaborativa e com ênfase na educação científica e tecnológica, tem promovido uma formação docente mais contextualizada e interdisciplinar, além de contribuir para uma melhor compreensão sobre a importância do design em contextos mediados por tecnologias digitais, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, do engajamento e do senso de pertencimento.</p> 2024-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18595 Uma experiência poética entre a regueifa da Galiza e o repente nordestino 2024-08-01T16:56:52-03:00 Robson Teles Gomes prof.robsonteles@gmail.com Shirley Izabela de Lima Rodrigues shirlabela@4gmail.com <p>A regueifa remonta a tempos ancestrais, sendo uma prática que compartilha histórias e emoções de maneira espontânea e criativa. O repente, por sua vez, resulta de uma fusão de influências culturais ibéricas, indígenas e africanas, caracterizando-se pela improvisação e pela competição entre os cantadores. Essas tradições compartilham semelhanças, como a exploração de temas cotidianos e a preservação da riqueza cultural. Ambas fortalecem a identidade das comunidades e servem como plataformas para a expressão de valores e para o debate de questões sociais e políticas. Este artigo tem como objetivo analisar a interação entre essas tradições poéticas, destacando suas influências e relevâncias culturais. A metodologia adotada baseia-se em uma análise comparativa dos elementos poéticos e culturais, fundamentada em observações e experiências diretas no contexto escolar e comunitário. Projetos de intercâmbio cultural e linguístico, como o BRALIZA, exemplificam a capacidade dessas tradições de promover a compreensão e o respeito entre diferentes culturas. Assim, ao celebrar a regueifa e o repente, celebra-se não apenas a riqueza cultural que elas representam, mas também a vitalidade das comunidades que as mantêm vivas.</p> 2024-10-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18822 O ensino e a aprendizagem da língua inglesa 2024-04-16T15:13:55-03:00 Flávius Almeida Dos Anjos Flaviusanjos@gmail.com <p>Este ensaio propõe refletir sobre o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, considerando esse processo também como uma questão de inclusão e diversidade. Para tanto, recorre a documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (Brasil, 1996), a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e o relatório da Organizações das Nações Unidas (ONU, 2013), sobre inclusão social e os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. A reflexão está delineada com base em duas linhas de inclusão: 1. Em um nível macro, a perspectiva política, que compreende a educação linguística em língua inglesa como uma forma de garantir a participação na vida social. Nesse sentido, analisa-se como ações têm sido implementadas pelo Estado, a partir de políticas públicas para o público em geral e de políticas educacionais; e 2. Em um nível micro, a perspectiva da diversidade, que busca pensar sobre o que pode ser feito para ensinar a língua inglesa. A relevância dessa reflexão reside na possibilidade de contribuir para a conscientização dos professores sobre a temática da inclusão, vinculada ao contexto de ensino-aprendizagem da língua inglesa.</p> 2024-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024