https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/issue/feed Revista EntreLinguas 2022-11-10T00:00:00-03:00 Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno revista.entrelinguas@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista EntreLíngua<em>s</em></strong> até 2020, a sua periodicidade era semestral, e em 2021 iniciou a edição <strong>Publicação Contínua</strong>, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas, relatos de experiências inéditos e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM) e linguística - com estudos culturais e análises. Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</p> <p>A <strong>Revista EntreLínguas</strong> aceita propostas de Dossiês organizados. </p> <p>Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área e sub´áreas especificadas no Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.</p> <p>A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:</p> <p>Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê no e-mail <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/management/settings/context/mailto:%72%65%76%69%73%74%61.%65%6e%74%72%65%6c%69%6e%67%75%61%73@%67%6d%61%69%6c.%63%6f%6d">revista.entrelinguas@gmail.com</a> com cópia para anderson.cruz@unesp.br, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.</p> <p> </p> <p>----</p> <p>Qualis A3 (2017-2018)</p> <p> </p> https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17307 Características linguísticas artísticas do estilo epistorial nas atividades criativas dos representantes do cenário literário nakhchivan nos séculos XIX-XX 2022-10-21T20:33:04-03:00 Mehriban Adigozel Qizi Asadullasoy quliyeva.mehriban@list.ru <p>O artigo discute o significado do estilo epistolar no desenvolvimento da linguagem artística e também lança luz sobre as questões de investigar a linguagem das correspondências oficiais e pessoais de figuras de arte. O estilo epistolar encontrado nas atividades criativas dos representantes do cenário literário nakhchivan distingue-se por sua singularidade e difere de outros estilos por suas características artístico-publicitárias, conteúdo autobiográfico e essência. Foi possível constatar diversas assinaturas encontradas nas cartas de personalidades de destaque, sua postura em relação aos processos sócio-políticos do período, suas relações com pessoas próximas e suas visões literário-artísticas. As cartas que refletem as relações pessoais entre os representantes do cenário literário nakhchivan possibilitaram o acesso a informações sobre a história, literatura, cultura e imprensa do Azerbaijão.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17308 Desenvolver mecanismos legais e organizacionais para melhorar a eficácia do ensino de alunos com deficiência nas Universidades 2022-10-21T20:51:30-03:00 Mariya Golovatskaya golovatskayamv@mail.ru Yuriy Tarasov tarasov@mail.ru Larisa Saburova saburova.l.n@mail.ru Elena Kirillova debryansk@mail.ru Olesya Тereshchenko olesya.tereschenko@yandex.ru <p>Este artigo considera como as pessoas com deficiência podem obter um diploma de ensino superior. Este estudo visa determinar possibilidades para melhorar os mecanismos legais, organizacionais e técnicos para a educação inclusiva. Os autores do artigo realizam uma análise comparativa de modelos de educação inclusiva com base em sua implementação na Rússia e em países estrangeiros. Os autores observam que os modelos de educação inclusiva utilizados nas universidades russas enfrentam dificuldades organizacionais e legais, científicas e metodológicas em sua implementação. Eles também concluem que os modelos globais de educação inclusiva são mais independentes, estruturados e legalmente orientados, trabalham com uma gama mais ampla de pessoas com necessidades educacionais especiais do que os modelos russos. Para solucionar os problemas existentes de educação inclusiva nas universidades, propõe-se um modelo de interação entre os participantes baseado em mecanismos legais de apoio contínuo.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17309 A representação da natureza e do homem nas metáforas das obras da Aipin 2022-10-21T21:03:14-03:00 Marina Abdyzhaparova mabdyzhaparova@mail.ru Tatyana Fedosova tatyana.v.fedosova@mail.ru Yevgeny Kargapolov yevgeny.p.kargapolov@mail.ru <p>Este estudo analisa as metáforas em obras do escritor contemporâneo Khanty como Yeremei Aipin “Khanty, or the Morning Star Dawn” e “Mother of God in the Bloody Snows”. As metáforas em estudo refletem a essência da interação do homem com a natureza e são apresentadas pelo autor na forma de esquemas metafóricos. Como resultado do estudo, conclui-se que na mente dos personagens apresentados nas obras do autor, natureza e homem possuem uma estreita ligação, o que se reflete no uso de metáforas que correspondem a esquemas cognitivos icônicos: a esfera fonte “natureza” – a esfera alvo “homem”, a esfera fonte “homem” – a esfera alvo “natureza”. Os resultados podem ser aplicados nos estudos regionais, no ensino de cursos como “Linguistic Worldview of the Small-numbered Peoples”, e nos trabalhos dedicados ao estilo de escrita criativa de Ye.D. Aipin.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17310 Um diagnóstico dos níveis de desenvolvimento da atividade cognitiva de estudantes do Ensino Superior no processo de aprendizagem de língua estrangeira utilizando TIC durante as aulas práticas 2022-10-21T21:21:52-03:00 Kateryna Brovko k.brovko@kubg.edu.ua Ivan Bakhov i.bakhov59@gmail.com Olena Zhdanova-Nedilko o.zhdanova-nedilko@mail.ru Olena Onats olena.onats@mail.ru Dmytro Kostenko dmytro.kostenko@mail.ru <p>O artigo aborda as questões de diagnóstico dos níveis de desenvolvimento da atividade cognitiva de estudantes do ensino superior no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira por meio das TIC. O diagnóstico permitiu estudar o nível de motivação dos alunos para aprender uma língua estrangeira, bem como determinar a atitude dos alunos em relação ao uso das TIC durante as aulas práticas de língua estrangeira. Foram identificadas formas prioritárias de realização de aulas práticas de língua estrangeira para os alunos. Com base na Taxonomia de Bloom, foi desenvolvido e delineado um programa de utilização das TIC em aulas práticas de língua estrangeira. Destacam-se os critérios e indicadores para o desenvolvimento da atividade cognitiva dos estudantes do ensino superior no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira através das TIC. Os resultados do estudo são descritos.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17311 Significados orientados pelo valor na semântica de expressões de conjuntos 2022-10-21T21:30:41-03:00 Elena Bondarenko bond-elena@yandex.ru Marina Belozerova belozerova@bsu.edu.ru Olga Agafonova agafonava@bsu.edu.ru Anna Lukhanina anna.lukhanina@bk.ru <p>O artigo se dedica ao estudo das especificidades da semântica das unidades linguísticas em diferentes níveis do sistema linguístico, em que há semas conotativos que carregam informações sobre a cultura do povo. Fica estabelecido que ao estudar esses esquemas, temos acesso não apenas ao conhecimento sobre a cultura do povo, mas também ao sistema de seus valores. Afirma-se que na semântica das expressões estáveis da língua inglesa - expressões idiomáticas, estão armazenadas informações sobre os valores culturais do povo britânico, analisando quais, formamos uma bagagem cultural e entendemos mais profundamente como os britânicos avaliam determinados objetos, eventos ou fenômenos do mundo real que compõem a imagem linguística do mundo britânico.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17312 Indicações de avaliação avaliativa e de qualidade na Linguocultura Yakut 2022-10-21T21:43:40-03:00 Irina Pavlova ipavlova27@mail.ru Yana Gorbunova tomari_91@mail.ru <p>O artigo considera as especificidades nacionais e culturais das indicações avaliativas e de avaliação de qualidade na linguocultura Yakut. Os resultados de um experimento associativo livre destacam a natureza sistêmica das imagens na consciência linguística de uma pessoa, bem como as características nacionais das palavras na cultura Yakut. Os materiais experimentais que representam um fragmento da memória verbal de uma pessoa revelam a natureza sistêmica das conexões associativas e semânticas baseadas em relações sintagmáticas e paradigmáticas. São necessárias associações que tenham semântica especial, incluindo uma ampla bagagem cultural e histórica. Amplos vínculos associativos e semânticos desenvolvem tanto as tradições estáveis ​​quanto as peculiaridades da mentalidade: a devoção às origens revelando o significado profundo de cada palavra. As indicações avaliativas como parte da linguagem podem se tornar a chave para entender uma pessoa e sua visão de mundo baseada em valores.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17313 Jogos de aprendizagem de línguas ao ensinar inglês para estudantes jovens 2022-10-21T21:50:25-03:00 Anna Pushkina pushkina4@yandex.ru Liudmila Krivoshlykova lvk1404@mail.ru <p>O objetivo do estudo é desenvolver um modelo de aula de inglês gamificada, com base na qual seja possível realizar aulas com alunos mais jovens. Os métodos de pesquisa foram o método de análise de necessidades (um questionário e uma prova oral) e um experimento pedagógico. 20 professores participaram da pesquisa, com o experimento envolvendo 39 alunos. O modelo de uma aula de inglês baseado em LLG foi desenvolvido e testado e este provou sua eficácia. O número de alunos com dificuldade em demonstrar habilidades linguísticas diminuiu significativamente. O LLG adequadamente escolhido teve um efeito benéfico na memorização do padrão de fala e das palavras em estudo. O estudo demonstrou que a gamificação incorporada ao ensino de línguas estrangeiras contribui para a criação de um ambiente educacional centrado no aluno, o que permite minimizar o estresse e aumentar o desempenho acadêmico.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17314 Digitalização global e estética linguística 2022-10-21T22:02:17-03:00 Arkadiy Petrovich Sedykh sedykh@bsu.edu.ru Elvira Nikolajevna Akimova akimovaen@mail.ru Konstantin Viktorovich Skvortsov skv-kv@mail.ru Andrey Vladimirovich Shcherbakov avscherbakov@pushkin.institute Arina Gennadievna Zhukova arinazhukova2013@gmail.com <p>O artigo oferece uma das formas de solucionar o problema em questão considerando o impacto filológico e estético no pensamento linguístico do indivíduo para formar uma personalidade linguística harmoniosamente desenvolvida. Nesse caso, os parâmetros linguístico-estéticos dos textos são material inesgotável para pesquisas inovadoras. A estética linguística é parte integrante da cultura nacional, em particular, da cultura linguística. Na consciência coletiva dos falantes da língua nacional, o aspecto estético do texto gera uma imagem linguística-estética do mundo peculiar a cada comunidade linguística. O artigo considera alguns aspectos da comunicação estética e da imagem literária do mundo no que diz respeito aos fatores discursivos dos textos artísticos. A hipótese de trabalho é que a linguo-estética da língua francesa tem um alto grau de atividade linguocultural no discurso nacional francês moderno e, consequentemente, na imagem linguística do mundo.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17315 Formação de advérbios de modo na antiga língua russa (exemplificados por textos literários dos séculos VI-XVI) 2022-10-21T22:09:14-03:00 Sergey Shсherbina qerbina@mail.ru Ivan Mazanko if42@yandex.ru Elena Altabayeva evaltabayeva@mail.ru Tamara Kovina tpkovina@mail.ru Elena Ganina eganina@fa.ru <p>O estudo comprova que o método prefixal é a principal forma de formação de advérbios de modo na língua russa antiga. O ensino de historiadores da linguagem sobre a formação de advérbios do russo antigo é baseado em uma ideia estável sobre a adverbialização contínua ou incompleta de combinações preposicional-substantivas ou preposicional-atributivas. Esse ponto de vista sobre os advérbios afetou a cobertura histórica dessa parte do discurso não apenas na pesquisa acadêmica, mas também na literatura educacional. Os advérbios de modo, que são componentes gramaticais e lexicais integrais da língua russa, ainda não foram objeto de pesquisa.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17316 Desenvolvendo competência comunicativa em universitários técnicos superando a barreira linguística 2022-10-21T22:16:03-03:00 Olga Abramova olga.v.abramova@mail.ru Daria Kapustina popovski2003@mail.ru <p>O artigo trata do desenvolvimento da competência comunicativa em estudantes universitários técnicos superando a barreira linguística ao estudar uma língua estrangeira. O autor examina a noção de "barreira linguística" e analisa os principais problemas associados ao termo. O diagnóstico deve ter como objetivo avaliar não apenas o material linguístico utilizado no ensino e a estrutura da aula, mas também o componente psicológico da interação dentro do sistema “professor – aluno – grupo”. A barreira do idioma durante o aprendizado e o uso de uma língua estrangeira como meio de comunicação é o principal obstáculo para uma comunicação eficiente. O autor analisa as consequências que os alunos enfrentam quando a barreira linguística emerge, incluindo colapsos emocionais e insegurança, desempenho acadêmico reduzido, motivação prejudicada para o aprendizado da língua, desenvolvimento da interpretação incorreta do comportamento do interlocutor, etc. Nota-se que a falta de prática na língua inglesa é uma das principais causas da barreira linguística.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17317 Técnicas de jogo de linguagem na mídia de massa 2022-10-21T23:12:47-03:00 Elena Brichenkova elena102000@mail.ru Oksana Butskaya obutskaya@list.ru Inna Pakhomova i.pakhomoffa@mail.ru <p>O artigo analisa ocasionalismos gráficos criados por meio dos instrumentos gráficos do jogo de linguagem. O material para o estudo inclui as novas formações extraídas dos textos do discurso publicitário moderno em língua russa. O material estudado mostra que a capitalização como uma das técnicas de jogo da linguagem gráfica está amplamente representada nos textos dos meios de comunicação de massa. A novidade do estudo reside no fato de que, diferentemente de outras obras, examina ocasionalismos gráficos modernos formados pela combinação de maiúsculas e outros métodos de jogo gráfico: policodificação, reduplicação, holofrase e as técnicas associadas à divisão da palavra usual de maneiras diferentes. O material prático permite a análise da situação linguística da época atual.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17318 Padrões sintagmáticos de uma língua nativa como fator de interferência fonética 2022-10-21T23:19:03-03:00 Maria Fokina mfokina@list.ru Marina Shutova marina.shu@mail.ru Sergey Khromov chelovek653@mail.ru <p>O artigo considera o sotaque estrangeiro na fala russa e desenvolve métodos para sua redução. É necessário comparar padrões posicionais em dois sistemas de "contato". Ao ensinar prosódia russa a alunos estrangeiros, é importante levar em conta que os padrões posicionais na língua russa são condicionados principalmente pela mudança posicional dos sons, e esses padrões na língua nativa dos alunos podem ser determinados pela restrição de seu uso em posições específicas causadas pela distribuição limitada de fonemas. Os padrões posicionais da língua russa são minuciosamente estudados nos cursos de fala russa, mas pouca atenção é dada aos padrões posicionais da língua nativa de estudantes estrangeiros no processo de ensino da fonética russa. Todos os itens acima determinam a necessidade de considerar a análise posicional dos sistemas fonéticos de "contato" ao criar cursos de fonética prática de orientação nacional.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17319 Desenvolvimento da competência linguística dos alunos 2022-10-21T23:29:24-03:00 Ludmila Gadzaova gadzaova@list.ru Madina Khuranova makhotlovam@gmail.com Diana Tomaeva diana_tomaeva0304@mail.ru <p>O processo de aprendizagem de uma língua estrangeira está cada vez mais fortemente associado à necessidade de compreender o material didático de acordo com a aceleração e adequação da expansão do espaço coberto pelo multilinguismo e multiculturalismo. O artigo é dedicado ao desenvolvimento da competência linguística de estudantes universitários não linguísticos como meio mais importante de compreensão interpessoal, domínio e assimilação do mundo real e ficcional, desenvolvimento de noções, bem como reflexões sobre si mesmos; de criar condições vitais para o desenvolvimento de competências relacionadas ao processo de leitura informativa, espelhamento, reflexão, comunicação e formação de noções relacionadas ao conteúdo; escrever-compor textos, estudar as características linguísticas e culturais de uma língua estrangeira, bem como as conotações associadas a funções semânticas ou estilísticas adicionais, que são consistentemente associadas ao significado primário na mente dos falantes nativos.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17320 Desenvolvimento da competência comunicativa no processo de aprendizagem da língua espanhol (experiência no uso de material musical) 2022-10-21T23:35:31-03:00 Lorenzo Benjamín Goicochea Morales lgmorales@mail.ru Darya Mijháylovna Kapústina popovski2003@mail.ru <p>O artigo aborda o problema do desenvolvimento da competência comunicativa no processo de aprendizagem do idioma espanhol, tomando como exemplo o uso do material musical. Com o fim de avaliar o uso do componente musical como ferramenta para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes de espanhol no Instituto de Aviação de Moscou (IMA) (Universidade Nacional de Pesquisa), realiza-se uma inscrição a 110 estudantes do Instituto Línguas Estrangeiras do IMA. Os dados obtidos durante a reunião indicam que a maioria dos estudantes nota o impacto positivo do uso do material musical nas aulas de espanhol que, no primeiro lugar, aceleram sua assimilação. Sobre a base da experiência pedagógica, os autores apresentam a experiência do uso de canções em espanhol, e também descrevem as opções de tarefas sobre o material musical que contribui para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17321 Análise do lexema “miragens” no contexto da ideia de realidade virtual 2022-10-21T23:41:25-03:00 Sergey Grigoryev grigoryevdiss@gmail.com Natalya Saenko rilke@list.ru Polina Volkova polina7-7@yandex.ru Anna Luginina luginina.anna8@mail.ru <p>O conceito de “virtualização” pode denotar diferentes processos e fenômenos da vida social, atravessando as percepções fragmentadas da sociedade contemporânea, inclusive ao nível da realidade artística. É notável que a experiência realizada no espaço da realidade artística é construída em plena conformidade com as modernas abordagens da realidade virtual computacional posicionada ao nível do sistema de imersão e exibição de informação. A correlação dos projetos sociais neles desenvolvidos revela uma série de contradições, superando as quais os autores criam um precedente de isomorfismo humano-computador contando com uma metodologia sistemática e o método de análise de definições de dicionários.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17322 Texto de ciência popular crioulizada eletrônica 2022-10-22T00:08:39-03:00 Natalya Khristoforova n_khristoforova@mail.ru <p>O artigo se dedica ao exame do mecanismo de interação dos sistemas de signos verbais e não verbais em textos de divulgação científica. O estudo revela que a interação dos componentes verbais e não verbais de um texto de divulgação científica visa transmitir informações, promover o interesse do leitor por essas informações, formar uma imagem convincente da descoberta, pesquisa ou notícia do mundo da ciência e ajuda o leitor a reter informações em sua mente por um longo período de tempo. A especificidade da comparabilidade dos componentes verbais e não verbais do texto é estabelecida nos níveis de conteúdo, conteúdo-linguístico e conteúdo-composicional. Caracterizam-se os elementos composicionais-espaciais de um texto de divulgação científica e identificam-se suas funções como chamar a atenção para eventos significativos, informar e formar uma avaliação. O estudo demonstra que o componente colorístico de um texto de divulgação científica também funciona como seu componente semântico.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17324 Estratégia do hemisfério direito e consideração do perfil lateral como tecnologia inovadora para o ensino de russo como língua estrangeira a estudantes chineses 2022-10-22T00:21:00-03:00 Galina Shanturova gashanturova@pushkin.institute Marina Shutova mnshutova@pushkin.institute Svetlana Persiyanova sgpersiyanova@pushkin.institute Sergey Khromov chelovek653@mail.ru <p>O estudo é relevante devido ao crescente interesse científico pelas especificidades do pensamento e dos estilos cognitivos das civilizações ocidentais e orientais, bem como dos grupos étnicos individuais que compõem essas civilizações, na junção das ciências humanas e naturais. Os autores deste artigo consideram a conexão entre um fenômeno psicofisiológico como a assimetria lateral dos hemisférios cerebrais e a abordagem cognitiva no ensino de russo como língua estrangeira. De acordo com o estilo cognitivo, o pensamento oriental se refere ao hemisfério direito, enquanto o pensamento ocidental se inclina para o hemisfério esquerdo, o que cria uma situação de conflito cognitivo-acadêmico no processo de aprendizagem. O artigo aborda a solução dos problemas apontados causados pela insuficiente consideração das características etno-psico-fisiológicas de tais alunos. O artigo fundamenta a tese de que os chineses podem dominar o conhecimento, desenvolver várias habilidades e competências usando a estratégia de aprendizagem do hemisfério direito, respeitando a teoria da assimetria funcional dos hemisférios cerebrais.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17325 Gramatica russa moderna 2022-10-22T00:26:21-03:00 Victor Shigurov shigurov@mail.ru Tatyana Shigurova o.zhdanova-nedilko@mail.ru <p>O estudo visa determinar os graus de correspondência entre os traços diferenciais dos substantivos no caso instrumental sem preposição, que manifestam o estágio periférico da parte original do discurso na escala de adverbialização, por um lado, e os traços diferenciais do discurso nuclear. substantivos e as características diferenciais de advérbios substantivos nucleares do outro. Os autores utilizaram a metodologia de análise de oposição e indexação. Como resultado, são revelados os principais estágios da transposição funcional de formas não posicionais de substantivos na categoria semântico-gramatical de advérbios temporais; a participação de traços de substantivos nucleares e advérbios subjuntivos nucleares na estrutura de substantivos periféricos como “zimoi” é estabelecida. Os resultados do estudo podem ser utilizados no aprofundamento dos problemas de interação entre a semântica e a gramatical na estrutura das unidades linguísticas.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17326 Características gênero-temáticas de uma história documentária de ficção nas literaturas adyghe (adyghe, kabardiana e circassiana) 2022-10-22T00:31:53-03:00 Khamisha Tarkanovich Timizhev o.zhdanova-nedilko@mail.ru Naima Borisovna Bozieva o.zhdanova-nedilko@mail.ru Lena Khabilovna Khezheva o.zhdanova-nedilko@mail.ru <p>A relevância da pesquisa é determinada por seu caráter inovador associado à análise de obras inexploradas da literatura adyghe. De acordo com os resultados do estudo, concluiu-se que o estudo da tendência no desenvolvimento da literatura nacional do ponto de vista do empréstimo de experiência estética, modelos estruturais, motivos, imagens, meios artísticos e visuais, e métodos de arte popular oral, também tem características que os aproximam da prosa documental da literatura norte-caucasiana. Os resultados obtidos têm significância teórica para maior abrangência da literatura nacional. Eles podem fornecer orientação prática significativa durante a pesquisa da dinâmica histórica da literatura nacional no contexto da interação com a literatura de outros grupos étnicos da Federação Russa e na preparação de cursos especiais em universidades e faculdades.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17483 Sobre o papel da percepção associativa no processo de tradução da literatura científica 2022-11-09T19:47:01-03:00 Valentina Zhuravleva valentina.zh.1950@yandex.ru Ludmila Zharkova liquid_sun@inbox.ru Elena Kotrikadze vip.kotrikadze77@mail.ru <p>O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades do método de percepção associativa da terminologia no processo de tradução da literatura científica e técnica. No processo de trabalho, os autores usaram métodos de pesquisa tradicionais juntamente com os experimentais. A tradução de textos científicos e técnicos exige certas habilidades e competências de especialistas desse tipo de atividade. O domínio perfeito da terminologia de um determinado idioma, o conhecimento de suas características e estrutura permite ao tradutor transmitir o conteúdo do texto original com a maior precisão possível, sem distorcer o significado. Os autores concluem que é necessário que o tradutor de textos científicos e técnicos esteja atento às mais recentes inovações e descobertas técnicas em um determinado campo da tecnologia.</p> 2022-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022