https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/issue/feedRevista EntreLinguas2025-04-03T17:07:13-03:00Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gilenorosangela.gileno@unesp.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista EntreLíngua</strong><em><strong>s</strong></em> teve sua periodicidade semestral até 2020. Em 2021, iniciou a edição <strong>Publicação Contínua</strong>, com submissão em fluxo contínuo. A revista aceita artigos empíricos, de revisão e teóricos, resenhas críticas, relatos de experiências inéditos, entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais e ensaios relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) e Linguística - com estudos culturais e análises. Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</p> <p>A <strong>Revista EntreLínguas</strong> aceita propostas de dossiês organizados. Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordagem de temáticas de relevância para a área e subáreas especificadas no Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.</p> <p>A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:</p> <p>Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê no e-mail <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/management/settings/context/mailto:%72%65%76%69%73%74%61.%65%6e%74%72%65%6c%69%6e%67%75%61%73@%67%6d%61%69%6c.%63%6f%6d">revista.entrelinguas@gmail.com</a> , com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.</p> <p>----</p> <p><strong>Qualis A2 (2017-2020)</strong></p>https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19572Política de formação de professores bilíngues na fronteira do Brasil com o Paraguai2024-08-16T09:57:37-03:00Mara Lucinéia Marques Correa Buenomara.marques@ufms.brKellcia Rezende Souzakellciasouza@ufgd.edu.brMeire Helen Dos Santos Limameire.helen123@hotmail.com<p>O artigo teve o propósito de investigar a formação de professores bilíngues na região da fronteira Brasil e Paraguai a partir do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (<em>PEIF</em>). O trabalho se sustentou pela abordagem qualitativa com o desenvolvimento de uma pesquisa em campo, no qual recorreu-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com uma gestora de instituição pública escolar localizada no Brasil, especificamente, no município de Ponta Porã-MS, que faz fronteira com o município paraguaio de <em>Pedro Juan Caballero</em>. Os resultados apontaram que o PEIF, mesmo assegurando a formação teórico-prática aos docentes da escola brasileira, foi prejudicado diante da descontinuidade das suas ações, o que inviabilizou a realização das atividades intercambiais entre os professores dos dois países: Brasil e Paraguai.</p>2025-02-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18808Tarefas e tecnologias digitais em intervenções de estágio2024-05-02T01:44:01-03:00Bruna Caroline dos Santos Diasdiasbrunaa@outlook.comJuliane Regina Trevisoljtrevisol@uneb.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento de estudos centrados no uso da abordagem de ensino de línguas baseado em tarefas (</span><em><span style="font-weight: 400;">Task-based Language Teaching [TBLT]) </span></em><span style="font-weight: 400;">(Ellis, 2003; Skehan, 1996; Willis, 1996; Nunan, 2004) aliada às tecnologias digitais no cenário de estágio supervisionado. Trata-se de um estudo bibliográfico desenvolvido por meio de uma revisão sistemática da literatura em três bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES, Revista ReCALL e </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Scholar</span></em><span style="font-weight: 400;">.</span> <span style="font-weight: 400;">Essa pesquisa desempenha relevância no âmbito da formação de professores da área de Letras-Inglês devido à necessidade de um aprimoramento da prática educacional e métodos de ensino de uma segunda língua e/ou língua estrangeira. Os resultados apontam para a exequibilidade da utilização do TBLT em contextos de estágio, sendo uma abordagem comunicativa que pode promover a autonomia do aluno (Vieira, 2017) e sua motivação na sala de aula de línguas através da inclusão de atividades prazerosas.</span></p>2025-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18773Ensino de línguas em propostas transdisciplinares e meios digitais2024-06-03T22:13:09-03:00Simone Batista Silvasimonebatista@uol.com.brLuiza Alves de Oliveiraluiza.aoliveira@uol.com.br<p>Diante da urgência de reconfigurar práticas docentes durante a pandemia de Covid-19, os desafios da docência remota foram definitivos para aceitarmos que o ensino disciplinar precisa ser revisto. Assim, propusemos uma abordagem de formação de professores de línguas, transdisciplinar, colaborativa, com uso intenso das tecnologias digitais e com interface entre linguagens. Este trabalho objetiva problematizar os rumos da prática docente em línguas a partir das experimentações didático-pedagógicas no ensino de disciplinas voltadas às Didáticas de língua inglesa e de língua portuguesa, realizadas em 2020, no curso de Letras de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Usando a autoetnografia, o artigo evidencia que, ao estimularmos a construção de narrativas outras discentes, estávamos nós mesmas nos narrando como professoras formadoras de professores. Os resultados apontaram para a possibilidade de continuidade dessa abordagem também na modalidade presencial, tanto para formar professores de línguas críticos, criativos e habituados ao trabalho transdisciplinar quanto para reconfigurar práticas e teorias.</p>2025-04-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15815As tecnologias digitais para o fomento da motivação e autonomia no ensino de línguas em contexto acadêmico2024-08-05T22:54:27-03:00Marceli Cherchiglia Aquinomarceli.c.aquino@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é discutir estratégias para fomentar a motivação na aprendizagem de línguas adicionais (LA) a partir de tarefas e materiais que proporcionem um processo de aprendizagem mais autêntico e participativo. A proposta central refere-se à utilização de tecnologias dentro da abordagem da Sala de Aula Invertida (SAI), que prioriza a reflexão e o aprofundamento do conteúdo durante os momentos assíncronos. O sucesso dessa abordagem depende do maior engajamento e participação de estudantes, promovendo uma aprendizagem consciente e apoiada em estratégias relevantes para a formação em Letras. Para esse fim, o artigo apresenta sugestões para a elaboração de aulas de LA no contexto acadêmico, com base em uma experiência prática em uma disciplina de língua alemã para iniciantes. Espera-se que essa proposta estimule a aprendizagem participativa e autônoma, contribuindo para a formação crítica e autêntica.</p>2025-06-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/20143A influência da interação do cuidador na expressão de gesto e fala da criança2025-04-03T17:07:13-03:00Milena Magalhães Gomesmilenamagalhaes.adv@gmail.comTatiana Ramalho Barbosatatiramalho@hotmail.com<p>A linguagem infantil abrange uma mistura indissociável de gestos, olhares, expressões faciais e produção vocal. Nesse contexto, questiona-se como o meio interacional contribui para o desenvolvimento da aquisição da linguagem. Assim, este trabalho objetiva analisar cenas de atenção conjunta entre pai e filha, para identificar o papel do cuidador no desenvolvimento de gestos e falas da criança. A metodologia utilizada baseia-se na elaboração do Envelope Multimodal, correspondendo ao conjunto olhar-gesto-produção vocal, através do qual se analisa um vídeo em que o pai estimula a contação de história pela filha. Como resultado, obtivemos um panorama de como o suporte de falas e gestos da criança é fortalecido pela atuação do pai que expõe a filha a contextos de interação em que ela ocupa o papel de principal interlocutora. Espera-se que este trabalho contribua para investigações futuras sobre a importância do cuidador nas cenas de atenção conjunta durante o processo de aquisição da linguagem.</p>2025-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025