https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/issue/feed Revista EntreLinguas 2024-06-04T14:58:53-03:00 Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno revista.entrelinguas@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista EntreLíngua</strong><em><strong>s</strong></em> teve sua periodicidade semestral até 2020. Em 2021, iniciou a edição <strong>Publicação Contínua</strong>, com submissão em fluxo contínuo. A revista aceita artigos empíricos, de revisão e teóricos, resenhas críticas, relatos de experiências inéditos, entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais e ensaios relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) e Linguística - com estudos culturais e análises. Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</p> <p>A <strong>Revista EntreLínguas</strong> aceita propostas de dossiês organizados. Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordagem de temáticas de relevância para a área e subáreas especificadas no Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.</p> <p>A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:</p> <p>Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê no e-mail <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/management/settings/context/mailto:%72%65%76%69%73%74%61.%65%6e%74%72%65%6c%69%6e%67%75%61%73@%67%6d%61%69%6c.%63%6f%6d">revista.entrelinguas@gmail.com</a> com cópia para andersoncruz@editoraiberoamericana.com, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.</p> <p>----</p> <p>Qualis A2 (2017-2020)</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19365 Design educacional complexo e atitude transdisciplinar 2024-06-04T14:58:53-03:00 Maximina M. Freire mmfreire@uol.com.br <p>A oferta de cursos de idiomas, on-line e híbridos, tem se intensificado de forma marcante, especialmente no período pós-pandêmico, quando instituições, professores e alunos constataram a importância desses contextos para a construção e desenvolvimento de saberes linguísticos. Esses cursos têm se pautado em diferentes vieses teóricos e, não raro, exclusivamente na prática empírica, fruto de uma experiência especulativa que, sem fundamentos consistentes, acaba por supervalorizar os recursos tecnológicos de que lançam mão como estratégia de captação e manutenção de alunos. Diante desse cenário, este artigo tem por objetivo discutir o <em>design educacional complexo</em> como fundamento para a criação de cursos que, ao promover maior interação interpessoal e a adoção de uma atitude transdisciplinar, diminuam a assimetria de papéis entre os participantes. Além disso, busca-se incentivar a negociação compartilhada de conteúdos e atividades, articulando saberes de diversas naturezas e proporcionando um espaço significativo para a construção complexa e transdisciplinar de conhecimentos.</p> 2023-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19020 Um caminho para o empoderamento do aluno 2024-02-09T14:41:31-03:00 Laura Braghini Zampieri laura.braghini@unesp.br Simôni Cristina Arcanjo simoni.arcanjo@unesp.br Vivian Nádia Ribeiro de Moraes-Caruzzo vivian.moraes@unesp.br <p>As constantes mudanças sociais indicam a necessidade de revisões quanto ao contexto educacional, o que, dentre outros aspectos, implica repensar a questão avaliativa e os recursos tecnológicos utilizados em sala de aula no contexto de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Com base nisso, este artigo objetivou investigar duas ferramentas avaliativas, seminário e gravação de áudio, adotadas por uma professora, ao utilizar a tecnologia para o empoderamento de estudantes universitários do curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no interior paulista. Nosso estudo de caso qualitativo demonstrou que ao unir diversos elementos, como metodologias ativas, <em>feedback</em> e tecnologia em momentos de avaliação, podemos, enquanto professores de línguas, caminhar para uma maior autorreflexão e, consequentemente, para o empoderamento dos aprendizes.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19042 Análise de objetos de aprendizagem nos repositórios ProfeDeEle e DELE Ahora para o ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira 2024-02-15T18:22:56-03:00 Raissa Adorno de Oliveira raissa.oliveira@unesp.br Odair Luiz Nadin odair.nadin@unesp.br <p>Diversos recursos foram selecionados e mobilizados para auxiliar no ensino de línguas estrangeiras e, ao longo dos anos, várias tecnologias foram incluídas nesses processos. Essas atitudes exigiram dos professores a inclusão de materiais tecnológicos nas aulas que podem se revelar no uso dos Objetos de Aprendizagem e dos Recursos Educacionais Abertos, ferramentas digitais capazes de promover a aprendizagem. O objetivo deste trabalho é classificar, descrever e analisar materiais presentes nos portais ProfeDeEle e DELE Ahora, desenvolvidos para auxiliar no ensino/aprendizagem de espanhol. Para apoiar nossas análises, partimos de descrições, que incluem categorias como instrução, interatividade e prática dos materiais e verificamos como podem auxiliar os alunos brasileiros aprendizes de espanhol. Os resultados mostram que a tipologia das atividades pode variar, mas possibilitam a avaliação e a reflexão da aprendizagem, com isso, podem apoiar os professores nas aulas mediadas por tecnologia.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19013 Rede de Apoio a Professores de Línguas Estrangeiras (RAPLE) 2024-05-02T18:53:51-03:00 Marina de Paulo Nascimento marina.paulo@unesp.br Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld cibele.rozenfeld@unesp.br <p>No campo do Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, é notável o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs). Nesse cenário, é importante (re)pensar a formação de professores, em especial no âmbito deste trabalho, de professores de línguas estrangeiras. Assim, este estudo objetiva descrever a Rede de Apoio aos Professores de Línguas Estrangeiras (RAPLE) como espaço de formação docente, bem como de compartilhamento de insumos voltados a aulas mais inovadoras e significativas. Para tanto, apoiamo-nos nos conceitos de Recursos Educacionais Abertos, Educação Aberta e em estudos sobre a Formação de professores e TDCIs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como um estudo de caso. Os resultados evidenciam que a RAPLE é relevante e constitui subsídio para a prática e a formação de professores, na medida em que disponibiliza recursos de livre e fácil acesso.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18791 O emprego da gamificação como estratégia de diversificar os materiais didáticos das Libras 2024-03-05T18:05:07-03:00 Luiz Fernando Ferreira l.feferreira@gmail.com Laís Priscila de Jesus lais.jesus@ufrr.br Fernanda Rosa da Silva fernandarosa@letras.ufmg.br <p>Os materiais didáticos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ainda seguem um modelo tradicional de ensino, criando, assim, uma lacuna metodológica. O objetivo deste artigo é mostrar como diversificar esses materiais a partir de atividades que seguem uma metodologia ativa, a gamificação, na qual jogos são empregados com fins didáticos, alterando dessa forma, a finalidade do jogo, que é o entretenimento, e o foco imediato do aluno. Propomos 16 jogos para o vocabulário básico, os quais foram implementados em 5 oficinas/minicursos sobre Libras na cidade de Boa Vista (Roraima). Os resultados dessa implementação foram analisados e são apresentados no presente artigo. A partir desses, desenvolvemos uma cartilha apresentando os jogos detalhadamente. Observamos que o desvio do foco proporcionado pela gamificação faz com que a repetição do vocabulário fique menos evidente e cansativa. Concluímos que a gamificação pode ajudar a reduzir a lacuna metodológica existente nos materiais didáticos de Libras.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18781 Recursos tecnológicos digitais e o trabalho com gêneros em livros didáticos de inglês como língua estrangeira 2024-03-18T16:45:15-03:00 Gicele Vergine Vieira gicelevpreb@gmail.com Alana Motta Gerlach alana.gerlach@ifc.edu.br <p>Este estudo investigou se os recursos digitais propostos por duas coleções destinadas ao ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira possibilitam o desenvolvimento da competência discursiva dos estudantes por meio do trabalho com diferentes gêneros. Os resultados apontam para sugestões de recursos tecnológicos digitais que permitem a criação/edição de vídeos, áudio e imagens e de diversas redes sociais e websites para o compartilhamento das produções textuais em ambas as coleções. Observou-se, ainda, a indicação de recursos digitais com diferentes propósitos, por ambas as coleções: publicar o gênero produzido, obter exemplos do gênero e produzir o gênero. Isso indica que pode não haver recursos digitais apropriados para a produção de certos gêneros ou ainda que determinados gêneros não precisam, necessariamente, ser ensinados com esses recursos.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19329 Metodologias ativas e intercâmbios virtuais 2024-05-23T14:42:25-03:00 Lizandra Caroline Alves lizandra.c.alves@unesp.br José Ricardo Bueno da Silva ricardo.bueno@unesp.br Ana Cristina Biondo Salomão ana.salomao@unesp.br <p>Este artigo discute os pontos de convergência entre algumas das metodologias ativas (MA) (Morán, 2015) mais conhecidas e iniciativas de intercâmbios virtuais (IV) (O'Dowd, 2018) de maior proeminência, em especial aquelas voltadas para o Ensino Superior. Trata-se de uma reflexão teórica, de cunho exploratório, por meio de revisão bibliográfica concebida a partir da identificação de pontos em comum entre MA e IV. A reflexão sugere significativa similaridade entre eles, podendo um IV mostrar, às vezes, congruência com mais de uma MA. Os IV e-tandem e Teletandem (Vassallo; Telles, 2006) apresentam similitude com a modalidade de MA de instrução por pares, assim como o IV Soliya (sem página), enquanto o IV X-Culture tem forte semelhança com as MA de aprendizagens baseada em projetos e baseada em problemas. Por fim, os IV COIL (Rubin, 2017) e BRaVE (Salomão, 2020) também operam de maneira muito similar à aprendizagem baseada em projetos. Por último, é possível concluir que os IV e os Métodos Ativos (MA) podem contribuir de maneira semelhante para os aprendizes, devido aos pontos em comum entre eles.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18078 Metodologias e tecnologias de ensino de línguas estrangeiras e de formação de professores entrelaçadas em intercâmbios virtuais 2024-06-04T00:23:36-03:00 Barbara Cortat Simoneli barbaracortatsimoneli@hotmail.com Kyria Rebeca Finardi kyria.finardi@gmail.com <p>O artigo visa refletir sobre a integração de tecnologias em metodologias de ensino de línguas estrangeiras e na formação de professores. Com esse objetivo, o estudo analisa a integração de tecnologias digitais em metodologias de ensino-aprendizagem e de formação de professores de língua estrangeira, por meio da incorporação de intercâmbios virtuais em um curso de formação de professores de inglês oferecido antes, durante e após a pandemia. A metodologia empregada para analisar as experiências das duas professoras e pesquisadoras envolvidas no estágio, onde os intercâmbios virtuais foram incorporados antes, durante e após a pandemia, é a autoetnografia. De maneira geral, a análise sugere que a incorporação de tecnologias na forma de intercâmbios virtuais na formação de professores enfrentou desafios relacionados à falta de apoio institucional antes e após a pandemia da COVID-19.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18793 Preparação de material didático e a pedagogia do pós-método 2024-03-05T18:12:55-03:00 Elaine Maria Santos elainemaria@academico.ufs.br <p>Pela pedagogia do Pós-método, o professor de línguas, tendo em vista a análise das necessidades de seus alunos, deve ser capaz de teorizar a partir das suas práticas e promover práticas em sala embasadas nos pressupostos teóricos que vai construindo. Tendo esse contexto como ponto de partida, o presente artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem observado em uma Instituição de Ensino Superior brasileira, a partir das discussões teóricas promovidas em uma disciplina do curso de Licenciatura em Letras Inglês focada na compreensão e produção oral e no laboratório de materiais didáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, na qual as dificuldades enfrentadas pelos discentes são reportadas, o que fez com que, como conclusão preliminar, fosse possível destacar o papel primordial da criação de espaços colaborativos para a efetividade de processos de formação inicial de professores.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19036 As metodologias ativas e a formação continuada de professores(as) de línguas estrangeiras 2024-02-14T18:37:10-03:00 Letícia de Souza Gonçalves lesogoncalves@ufg.br Roberta Carvalho Cruvinel roberta.cruvinel@ufg.br <p>O objetivo deste artigo é discutir a importância de integrar as metodologias ativas à formação continuada de professores(as) de línguas estrangeiras, como uma forma de aproximar os espaços de aprendizagem às demandas do século XXI e de engajar o(a) professor(a) em formação continuada em práticas pedagógicas condizentes com aquelas que a sociedade contemporânea nos requer. O trabalho se configura como um relato de experiência elaborado com base no uso que fizemos das metodologias ativas de ensino e aprendizagem em uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG), e enfatiza, especialmente, a forma como elas contribuem para a formação continuada de professores/as de línguas estrangeiras.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18777 Ensino-aprendizagem de língua inglesa em ambientes virtuais e presenciais 2024-03-11T15:15:03-03:00 Bruna Rodrigues Fontoura brunar.fontoura@gmail.com Rubens Fernando Mendes da Silva rubensl@outlook.com <p>O domínio da língua inglesa é essencial para o desenvolvimento acadêmico e inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi comparar dois projetos que disponibilizaram um curso de inglês on-line durante a pandemia e de forma presencial para a comunidade interna e externa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Passos, Minas Gerais. Assim, foram elaborados dois cursos de inglês, níveis básicos em 2021 e 2022 e pré-intermediário em 2022, com aulas que visavam promover o aprendizado do idioma aliado à exposição cultural. As aulas foram ministradas semanalmente on-line em 2021 e nas dependências da universidade em 2022. A elevada quantidade de inscrições indica a necessidade de adaptações para atender um público mais amplo. No entanto, cursos de idiomas de longa duração frequentemente enfrentam altas taxas de evasão. Para mitigar essa questão, recomenda-se que as futuras ofertas do curso incluam aulas em diversos horários, mais opções de níveis e variadas modalidades.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18716 É possível acolher on-line? 2024-02-06T17:00:53-03:00 Paula Graciano Pereira paula.pereira@ifg.edu.br <p>Neste trabalho, compartilhamos experiências relativas a aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) durante o período da pandemia da COVID-19, no Programa MoVe, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Refletimos acerca da crise migratória mundial, da necessidade de acolhimento a imigrantes, dos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino-aprendizagem de PLAc, da afetividade na construção do acolhimento e de estratégias para essas relações afetivas em um contexto de ensino-aprendizagem on-line. Analisamos como diversas estratégias foram utilizadas para estabelecer relações afetivas positivas e construir um ambiente educativo de acolhimento e concluímos que é possível acolher on-line desde que não haja somente a tentativa de transposição de atitudes presenciais para o ambiente virtual, mas com o entendimento de que o acolhimento extrapola as ações meramente pedagógicas e se constrói no fluxo das relações afetivas e das interações interpessoais, as quais podem ser mediadas por ferramentas digitais.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19364 Português como Língua de Acolhimento em contexto (pós) pandêmico 2024-06-04T14:30:59-03:00 Bianca Mori bianca.mori@unesp.br Rafaela Moltocaro Teixeira Ferreira rafaela.moltocaro@unesp.br Nildicéia Aparecida Rocha nildiceia.rocha@unesp.br <p>O presente artigo é uma reflexão sobre as experiências, percursos e adaptação de um curso de PLAc para o ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. Neste contexto, pautamo-nos teoricamente nos pressupostos de Braga (2013), Carvalho, Sataka e Rozenfeld (2023), Kenski (2005, 2008) sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras atrelado ao uso de tecnologias e Ançã (2003), Grosso (2010) e Costa e Silva (2020) acerca do ensino de PLAC. As reflexões sobre tal processo revelaram novos caminhos para garantir o acesso de qualidade ao ensino da Língua Portuguesa e cultura brasileira para pessoas em situação de refúgio por meio do uso da tecnologia e de ferramentas digitais em contexto on-line. Os resultados da pesquisa indicam que é possível trabalhar com PLAc a partir da perspectiva de interatividade on-line e que a continuidade do curso remoto foi essencial para a aprendizagem e consequentemente para a inserção deste público na sociedade brasileira.&nbsp;</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18798 Aprendizagem de línguas baseada em projetos na modalidade a distância 2024-01-31T14:50:44-03:00 Carolina Vianini carolvianini@ufsj.edu.br <p>Este trabalho visa compartilhar uma experiência colaborativa entre duas professoras na concepção e execução de uma proposta de Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos. A iniciativa foi desenvolvida na modalidade a distância e envolveu estudantes de inglês e português como línguas estrangeiras de três universidades, uma brasileira e duas estadunidenses, resultando na produção de um e-book bilíngue sobre justiça social. O processo foi documentado por meio de narrativas orais gravadas pelas professoras após os encontros síncronos, refletindo sobre suas experiências. São apresentados o percurso seguido para a elaboração da proposta, bem como os recursos utilizados. Com o intuito de contribuir com as iniciativas pedagógicas que integram tecnologia e metodologias ativas são discutidos os sucessos obtidos e desafios enfrentados ao longo do processo. A colaboração entre professores é apontada como possibilidade para lidar com a carga excessiva de tempo e dedicação exigidos na concepção e implementação de projetos de alta qualidade.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19362 Design instrucional no contexto do ensino e aprendizagem de línguas 2024-06-04T13:47:01-03:00 Heloisa Albuquerque-Costa heloisaalbuqcosta@usp.br Mônica Ferreira Mayrink momayrink@usp.br <p>O campo de atuação de professores de línguas em contextos on-line de ensino-aprendizagem tem se multiplicado nos últimos anos e colocado para eles a tarefa de concepção de salas virtuais, em suas instituições de ensino. A criação dessas salas tem sido realizada de forma pragmática, pela utilização dos recursos disponíveis sem, no entanto, possibilitar ao professor uma reflexão que problematize suas escolhas e os passos metodológicos que elas implicam. O objetivo deste artigo é trazer, a partir das contribuições do <em>Design instrucional</em> (FILATRO, 2004, 2008, 2023; KENSKI, 2015), uma reflexão sobre uma experiência concreta de <em>design</em> de um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da disciplina optativa “Tecnologias e Ensino de Línguas”, oferecida no Curso de Letras da USP, em 2021. A análise da criação da sala na Plataforma <em>Moodle</em>/USP coloca em evidência diferentes elementos da dimensão institucional e da dimensão didático-tecnológica que caracterizam a situação de ensino-aprendizagem em foco.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18807 MOOC + apoio síncrono para o ensino de línguas estrangeiras 2024-06-03T18:09:25-03:00 Valeska Virgínia Soares Souza valeskasouza@ufu.br <p>Neste artigo apresento minha experiência de idealização, implementação e avaliação do desenho pedagógico MOOC + apoio síncrono. Para uma compreensão do que se constituem os<em> Massive Online Open Courses</em> (MOOCs), discorro brevemente sobre seu histórico e suas características, ressaltando a possibilidade de complementação desse modelo pedagógico de cursos on-line. Abordo o desenho pedagógico a partir de uma experiência piloto com um curso de francês iniciante para graduandos de uma universidade pública. Complemento a explicação sobre a proposta MOOC + apoio síncrono discorrendo sobre duas experiências de replicar o desenho pedagógico em cursos de inglês e de português como língua de acolhimento, quando tive a oportunidade de fazer formação docente. Finalizo com reflexões sobre o <em>continuum</em> no processo na implementação inovadora de um desenho pedagógico que contemple as especificidades linguísticas e questões pedagógicas de apoio, para além do uso das tecnologias digitais.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18797 Recursos digitais em um curso de inglês para fins específicos no Idiomas sem Fronteiras 2024-01-25T16:00:08-03:00 Debora Cristofolini debcristofolini@furb.br Cyntia Bailer cyntiabailer@gmail.com <p>Recursos digitais ganharam proeminência diante da pandemia da COVID-19, substituindo rapidamente as aulas presenciais por ambientes on-line e híbridos. Este estudo tem por contexto o “Idiomas sem Fronteiras” (IsF), que oferta cursos de línguas para fins específicos à comunidade universitária visando desenvolver e capacitar sua proficiência linguística, assim como formar professores de línguas para internacionalização. Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação, e aqui objetivamos identificar recursos digitais utilizados por professores em formação no IsF em aulas de inglês para fins específicos. Os dados, de natureza qualitativa, originam-se da observação participante em encontros de formação pedagógica e cursos ministrados por professores em formação, bem como de anotações em diário de campo. A partir das observações, foi possível identificar os recursos utilizados no curso, compreender o uso dessas ferramentas e as habilidades que foram desenvolvidas com o seu uso no decorrer das aulas. </p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18800 Ensino de língua inglesa mediado pelas TDIC, sob a Umbrella da afetividade 2024-03-26T10:21:27-03:00 Raquel Rosa de Souza desouzar@icloud.com Ariovaldo Lopes Pereira arylopes_br@yahoo.com <p>A investigação aqui reportada teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de uma professora, mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), sob o viés da afetividade, em aulas de língua inglesa do Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Estadual de Goiás, Brasil. A pesquisa seguiu os princípios de métodos qualitativos interpretativistas, com observação participante. O estudo se fundamenta em reflexões e discussões teórico-metodológicas acerca do uso de tecnologias digitais em processos de ensino e aprendizagem de língua inglesa, com foco na afetividade. Os resultados reforçam a importância do professor na construção de práticas pedagógicas mediadas pelas TDIC e pautadas na afetividade, as quais podem ressignificar o ensino e a aprendizagem de língua inglesa.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19319 Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: Percursos práticos e reflexivos 2024-05-20T16:14:11-03:00 Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld cibele.rozenfeld@unesp.br Heloísa Brito de Albuquerque Costa heloisaalbuqcosta@usp.br Isadora Valencise Gregolin isadora@ufscar.br Mônica Ferreira Mayrink momayrink@usp.br Rosângela Dantas de Oliveira rosangela.dantas@unifesp.br 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024