Revista EntreLinguas https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas <p>A <strong>Revista EntreLíngua<em>s</em></strong> possui periodicidade semestral, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas, relatos de experiências inéditos e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM). Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</p> <p>A <strong>Revista EntreLínguas</strong> aceita propostas de Dossiês organizados. </p> <p>Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área e sub´áreas especificadas no Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.</p> <p>A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:</p> <p>Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê no e-mail <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/management/settings/context/mailto:%72%65%76%69%73%74%61.%65%6e%74%72%65%6c%69%6e%67%75%61%73@%67%6d%61%69%6c.%63%6f%6d">revista.entrelinguas@gmail.com</a> com cópia para anderson.cruz@unesp.br, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.</p> <p> </p> <p>----</p> <p>Qualis A3 (2017-2018)</p> <p> </p> pt-BR <p>Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista <em>EntreLínguas</em>. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista <em>EntreLínguas</em> são de inteira responsabilidade de seus autores.</p><p><strong>Transferência de direitos autorais – autorização para publicação</strong></p><p>Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.</p><p> </p> revista.entrelinguas@gmail.com (Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno) revista.entrelinguas@gmail.com (Editora Ibero-Americana de Educação) Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Adeus, futuro https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15487 <p>Neste trabalho apresento uma resenha crítica do livro “Adeus, Futuro”, de Maria do Rosário Pedreira, uma das vozes literárias mais respeitadas da cena portuguesa contemporânea. O livro, publicado em fevereiro de 2021, é resultado de uma coletânea de setenta e cinco crônicas originalmente publicadas no jornal Diário de Notícias, um dos mais influentes entre os portugueses. Entre inúmeros assuntos, algumas crônicas tratam direta ou indiretamente de questões de linguagem, letramento e ensino que permitem indagar sobre a ruptura entre a língua brasileira e a portuguesa em função de valores culturais, do humanismo e do respeito às diversidades plurilíngues.</p> Janaina Behling Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15487 Fri, 08 Oct 2021 00:00:00 -0300 O manual de descrição do português brasileiro https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14521 <p>Neste trabalho apresentamos uma resenha sobre a obra “Descrição do Português Brasileiro” (BASSO, 2019), que pertence à Coleção Linguística para o Ensino Superior. Nesse manual, o autor mostra o funcionamento das variedades e peculiaridades do Português Brasileiro (doravante, PB), indicando como a língua varia e muda ao longo do tempo. Para isso, o professor parte da descrição de fenômenos linguísticos que ocorrem em diferentes níveis de análise linguística, descrevendo propriedades fonético-fonológicas, morfológicas, sintáticas e semântico-pragmáticas do PB. Esses conhecimentos linguísticos repercutem, tanto sobre as práticas de ensino aprendizagem, quanto sobre a formação do professor de língua materna, além de auxiliar uma prática de ensino que seja livre de preconceito prescritivista.</p> Josenildo Barbosa Freire Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14521 Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300 Correlação da proficiência de língua inglesa de pesquisadores de química brasileira com suas publicações científicas https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15527 <p>O inglês é o idioma mais utilizado para publicação de estudos científicos, o que pode ser um obstáculo para pesquisadores não fluentes. Este artigo analisou as autoavaliações (fala, leitura, escuta e escrita em inglês) em currículos de pesquisadores atuantes em Programas de Pós-Graduação em Química stricto sensu no Brasil. As informações sobre a produção científica dos pesquisadores foram obtidas da Plataforma Lattes. Ao todo foram avaliados 24 programas com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 10 com nota 7 e 337 pesquisadores. A maioria considera ter bom domínio da língua inglesa, com a melhor avaliação para leitura. Os pesquisadores foram caracterizados como fluentes/não fluentes com base em suas avaliações para leitura e escrita. Os artigos em inglês foram publicados, em sua maioria, por quem lê/escreve fluentemente. Esses pesquisadores apresentam as maiores médias em relação às citações e ao índice-h.</p> Gleice Cristina Ricetto, Valéria Vitor Resende Ferreira, Beatriz Gaydeczka, Artur de Jesus Motheo, Ana Claudia Granato, Geoffroy Roger Pointer Malpass Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15527 Fri, 08 Oct 2021 00:00:00 -0300 A história oral como estratégia didática no ensino de português língua de herança https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15462 <p>Este texto apresenta um dos projetos por nós propostos numa turma de português como língua de herança, em contexto universitário. Consistiu este projeto, e estratégia didática, na designada história oral, já muito utilizada nas mais diversas áreas científicas, desde há muito tempo, e a que então recorremos no quadro específico do ensino de línguas. Neste nosso texto, não só apresentaremos, em traços gerais, as linhas teóricas por que nos orientámos, para a implementação desta estratégia, em sala de aula, como também descreveremos o próprio projeto e analisaremos alguma da informação recolhida, como forma de procurarmos demonstrar as potencialidades inerentes ao uso desta forma de atuação num campo tão específico, e relevante, como o da aprendizagem de uma língua, em geral, e de uma língua de herança, mais em particular.</p> Luciana Graça Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15462 Fri, 08 Oct 2021 00:00:00 -0300 O aprendiz de PLAc em situação de refúgio: o que a “voz” da docência revela https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15368 <p>O aprendiz de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) tem sido uma realidade, cada vez mais, frequente em escolas públicas brasileiras. Este artigo apresenta uma análise da “voz” docente de duas professoras-colaboradoras sobre o desafio pedagógico em atender a esse público-alvo. O aporte teórico-metodológico fundamenta-se na Análise de Discurso Crítica (ADC), precisamente as contribuições de Fairclough (2001), observando aspectos de sua representação como profissional, da representação que elas têm de seus alunos e de como percebem o Brasil como um país acolhedor. Além disso, os estudos de Barbisan e Megid (2018) e de Clandinin e Rosiek (2007), sobre narrativas são os pilares deste trabalho. Comenta-se rapidamente Língua de Acolhimento (LAc), à luz de Ançã (2008; 2013), Audras <em>et al</em>. (2020), Barbosa e São Bernardo (2017), entre outros. Os resultados revelam representações que demandam <em>modus operandi </em>peculiares a um público que necessita de acolhimento.</p> Ana Adelina Lôpo Ramos, Aline Cristina Oliveira das Neves Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15368 Fri, 08 Oct 2021 00:00:00 -0300 Inteligência artificial e escrita acadêmica: o que nos reserva o algoritmo GPT-3? https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15352 <p>O objetivo deste estudo é discutir os possíveis impactos da inteligência artificial, com foco no algoritmo GPT-3, na produção escrita acadêmica. Esse algoritmo produz conteúdo com base na aprendizagem de mais de 170 bilhões de parâmetros constantes na rede mundial de computadores. O usuário pode criar, com esse banco de dados, frases, parágrafos, diálogos, imagens e capítulos de livros, que seguem normas gramaticais padronizadas, bastando apenas a inserção de um comando inicial, como “estudos apontam”. Realizamos uma pesquisa bibliográfica tomando o objetivo central como ponto de partida para delimitarmos o problema, levantarmos as citações relevantes, aprofundarmos a busca e estabelecermos relação com as fontes obtidas. Os resultados apontam semelhanças de textos produzidos com o uso do GPT-3 a composições humanas, dificultando a identificação da autoria e se diferenciando por trazer referências a fontes utilizadas, o que nos faz pensar acerca dos aspectos éticos, de criatividade e de propriedade intelectual implicados. &nbsp;</p> Paulo Boa Sorte, Mário André de Freitas Farias, Allessandra Elisabeth dos Santos, Jefferson do Carmo Andrade Santos, Jamile Santos dos Santos Rodrigues Dias Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15352 Fri, 08 Oct 2021 00:00:00 -0300 Apropriação tecnológica de professores de português língua estrangeira em tempos pandêmicos: uma reflexão sobre formação https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15516 <p>O isolamento social decretado durante o período pandêmico do Sars-Cov19 trouxe à tona questões indeléveis ao campo da Educação. O presente artigo visa tecer reflexões sobre a formação de professores de Português Língua Estrangeira e sua iminente relação com as Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE). Tratamos da questão da apropriação à luz do lócus de enunciação e de preceitos da cibercultura, uma vez que essas bases teóricas fornecem insumos densos referente aos processos de ensino-aprendizagem inovadores. Durante um ano, observamos a práxis e processos de desenho pedagógicos que culminaram na produção desse artigo, o qual tece reflexões e provocações sobre questões inerentes à formação, desenvolvimento e capacitação de professores quanto a apropriação, uso e aplicação das TICE em suas práticas cotidianas.</p> Christiane Moisés, Flávia Girardo Botelho Borges Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15516 Fri, 08 Oct 2021 00:00:00 -0300 Cultura de língua étnica minoritária, lugares com elementos originais da língua tay e inconsistência de nomes nas províncias de Tuyen Quang https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15673 <p>O artigo se compõe estatisticamente através de mapas de todos os tipos, documentos sobre estado civil, registros familiares e documentos administrativos (coletivamente referidos como documentos vietnamitas). Foi pesquisado acerca dos nomes de lugares com elementos de origem Tay na província de Tuyen Quang baseando-se em 4 distritos (Chiem Hoa, Lam Binh, Na Hang, e Son Duong), com a intenção de obter ganhos sobre os nomes de lugares com elementos originais que são advindos de línguas de minorias étnicas no Vietnã, sendo lidos e escritos de diferentes maneiras. A diferença na fonética e na escrita da língua Tay em relação ao vietnamita, é uma das razões que fazem com que nomes de lugares com elementos de origem Tay na província de Tuyen Quang, sejam usados de forma inconsistente, o que resulta em diferentes maneiras de ler e escrever o nome de um lugar. Portanto, há uma necessidade de padronizar todos os nomes dos locais situados na província.</p> Duong Thi Ngu, Dinh Tran Ngoc Huy Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15673 Fri, 08 Oct 2021 00:00:00 -0300 Avaliação da escrita de A.E. Kulakovsky durante o período nascente de crítica literária Yakutsk https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15200 <p>A pesquisa apresenta o estudo da questão da avaliação da crítica de A.E. Kulakovsky (1877-1926), o fundador da literatura Yakut, na fase de formação da literatura Yakut. A crítica, desde as primeiras críticas às monografias contemporâneas, reflete todo o caminho de desenvolvimento da crítica literária Yakut. Na década de 1920, a jovem crítica percorreu um difícil caminho de transição da literatura para o campo da luta política. A situação cultural, histórica e sociopolítica do país resultou em opiniões contrárias de críticos e escritores da época, sobre a obra dos clássicos da literatura Yakut. O estudo é baseado no princípio do sinestetismo. Os resultados do estudo consistem na análise e sistematização dos primeiros comentários críticos, resenhas, artigos e materiais até então não revelados de periódicos desse período, o que permite identificar as peculiaridades da percepção do patrimônio criativo, do primeiro poeta, por críticos e escritores da emergente literatura Yakut.</p> Svetlana Darbasova Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15200 Fri, 25 Jun 2021 00:00:00 -0300 O dicionário da língua yakut de E.K. Pekarsky como uma espécie de supertexto especial https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15183 <p>Este artigo estuda O Dicionário de E.K. Pekarsky da língua Yakut dentro do problema científico relacionado a um supertexto. As obras linguísticas e literárias consideram o supertexto como um fenômeno multidimensional, intertemporal, interpessoal e poligênico dentro da estrutura da integridade interpretada de uma série de textos independentes; e integridade como um componente paradigmático é uma parte constitutiva do supertexto. Nos supertextos, o componente textual forma links intertextuais e é revelado na esfera do conceito textual e, simultaneamente, forma links de supertexto, criando um único espaço de texto.</p> Elena Stepanovna Rufova Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15183 Mon, 14 Jun 2021 00:00:00 -0300 “Gosto muito de estudar inglês”: atitudes positivas em relação à aprendizagem da língua inglesa https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14745 <p>Este artigo foi elaborado sob a égide da Linguística Aplicada. O tema central são as atitudes positivas de aprendizes de língua inglesa. No cerne dessa reflexão emergem alguns fatores diretamente relacionados às atitudes, como motivação e orientação para aprender uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é discutir como as atitudes são originadas, ressaltando a elaboração de um continuum das atitudes positivas, para uma melhor compreensão delas. Para tanto, são apresentados dados da pesquisa etnográfica, gerados a partir de uma entrevista conduzida com 91 estudantes da graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que apontam a ocorrência de orientações instrumental e integrativa e da motivação. A relevância deste trabalho reside no fato de poder apresentar dados que podem auxiliar professores de língua inglesa a terem uma compreensão mais acurada da questão das atitudes.</p> Flávius Almeida dos Anjos Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14745 Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300 Revisitando o modelo de aprendizagem de línguas dramático-problematizador https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14547 <p>Neste artigo, faz-se uma análise do Modelo de Aprendizagem de Línguas Dramático-Problematizador (MDP) a partir de uma intervenção pedagógica em uma turma de crianças cursando o 4º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal do oeste do Pará. Na intervenção, uma empreitada interdisciplinar, visando ensinar conteúdos de inglês, matemática, artes e ciências e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade dos alunos, adotou-se o Drama-Processo como estratégia de ensino. Embora a intervenção tenha incluído duas sequências de dramas-processos para a exploração de dois temas inerentes à realidade circunstante dos participantes em dois ciclos do MDP, a análise tomou como base apenas as atividades realizadas no primeiro ciclo do modelo. Os resultados levaram à proposta de um novo organograma, possivelmente, mais representativo do dinamismo e da complexidade do modelo, que, acredita-se, capitaliza adequadamente a base teórica em que se sustenta.</p> Nilton Hitotuzi, Domiciane de Sousa Araújo Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14547 Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300 Estratégias de leitura no ensino de língua inglesa: uma comparação entre o livro didático e a base nacional comum curricular (BNCC) https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14218 <p>O tema deste artigo são as atividades de leitura no ensino de língua inglesa. O objetivo é verificar as propostas de leitura da seção “Reading” no do livro didático “Beyond Words” do 6º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo específico é analisar as prescrições para o eixo leitura na Base Nacional Comum Curricular do 6º ano e verificar as atividades de compreensão leitora do livro didático. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo e interpretativo. Teoricamente, este artigo se baseia na concepção sociocognitiva de leitura e nos estudos de leitura em língua inglesa Além de tomar como parâmetro algumas prescrições da BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados sinalizam que as estratégias de leitura propostas neste documento são muito reduzidas em relação ao livro didático analisado. Conclui-se que o livro didático analisado está atualizado com relação à BNCC e incorpora muitos pressupostos teóricos de estudos linguísticos contemporâneos.</p> Juliana Ferreira dos Santos Copyright (c) 2021 Revista EntreLínguas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14218 Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300 Proficiência em inglês na América Latina: enfrentando desigualdades https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14164 <p dir="ltr">De acordo com o Ranking Mundial de proficiência em inglês de 2019, o Brasil se classificou, mais uma vez, na categoria de “baixa proficiência”. Portanto, neste estudo, pretendemos expor os resultados deste Ranking de 2011 a 2019, bem como comparar os resultados de proficiência do Brasil com os de outros países da América Latina. Assim, objetivamos propor sugestões e possibilidades na tentativa de alcançarmos categorias mais avançadas na proficiência em inglês. Este estudo bibliográfico, de parâmetros quantitativo-descritivos, busca compreender o conceito de proficiência e de alguns aspectos da aprendizagem do inglês como segunda língua, por meio das percepções de autores como: Orlandi (2007), Scaramucci <em>et al.</em> (1999; 2000), Megale (2019), Vasudevan (2010) entre outros. O nível de proficiência de inglês no Brasil permaneceu estagnado nas categorias de “baixa proficiência” de 2011 a 2017. Em 2018 e 2019 apresentou resultados inferiores.</p> Jossane Rodrigues de Oliveira, Ivonete Bueno Copyright (c) 2021 Revista EntreLínguas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14164 Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300 O O ensino de francês no núcleo de línguas da Universidade Federal do Espírito Santo durante pandemia de COVID-19 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15020 <p>Relata-se a experiência de ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo (NL-UFES) no primeiro semestre letivo de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo é registrar uma realidade determinada e, a partir desse contexto, discutir questões atinentes ao ensino-aprendizagem de francês. O estudo baseou-se em documentos como atas de reuniões, portarias institucionais, pesquisas realizadas pelo NL-UFES junto ao alunado e em levantamentos de dados sobre matrículas efetuadas e evasão. As reflexões têm aportes teóricos de Magnoni e Silva (2014), Galli (2012), Kaspary (2012), Bianchini (2003) e Nitzke (1999). As conclusões apontam para as dificuldades de permanência dos alunos nos cursos face ao novo contexto, para as adaptações metodológicas necessárias na passagem do presencial ao virtual e para as formas de avaliação não tradicionais que a nova realidade faz emergir. </p> Grace Alves da Paixão, Igor Castilho Porsette Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15020 Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300 COVID-19 e uso de plataformas digitais: reverberações da sala de aula do espaço físico para o virtual https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15158 <p>Este trabalho busca analisar pronunciamentos enunciativos extraídos de questionários semiestruturados realizados por e-mail, em meio à pandemia do coronavírus, com 13 professores de língua inglesa da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau, que trabalharam em modo remoto durante o ano letivo de 2020. Desse modo, busca-se mobilizar os conceitos bakhtinianos de dialogismo e de discurso no âmbito da análise efetuada. Para isso, percorrer-se-ão, teoricamente, contribuições pontuais dos estudos do Círculo de Bakhtin para os Estudos da Linguagem. Vale destacar que, na análise efetuada, focaremos na devolutiva dos docentes acerca da experiência de formação durante a licenciatura acerca do uso de tecnologias digitais no âmbito educacional. Conclui-se que os sujeitos discursivos são singulares, intercambiáveis e o enunciado concreto se articula a um ato responsável e responsivo, que reitera a inter-relação entre enunciados e o dialogismo das instâncias de interação verbal.</p> Caique Fernando da Silva Fistarol, Éderson Luís Silveira, Adriana Fischer Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15158 Tue, 01 Jun 2021 00:00:00 -0300