Reflexões sobre o ensino de Português como Língua de Acolhimento pelo viés da pedagogia translanguaging

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12958

Palavras-chave:

Português como Língua de Acolhimento, Ensino de Jovens e Adultos, Multilinguismo, Pedagogia translanguaging

Resumo

Este trabalho busca refletir acerca do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que se configura como ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para pessoas em contextos de migração e refúgio. Buscamos como foco o ensino de PLAc em contextos de sala de aula multilíngue. Para tanto, levantamos alguns aspectos a serem pensados dentro desse contexto e relatamos uma prática realizada com alunos imigrantes haitianos inseridos em uma turma de EJA. A prática que relatamos está de acordo com a pedagogia translanguaging, tal como concebemos o ensino de PLAc de modo que proporcione a conscientização linguística, a interculturalidade e o empoderamento dos alunos dentro e fora de sala de aula.

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Biografia do Autor

Bruna Souza de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG LETRAS/UFRGS). Bolsista CNPq

Mariana Bulegon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduanda de Licenciatura em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas - Língua Espanhola e Respectivas Literaturas. Tem experiência com ensino de língua estrangeira, língua portuguesa, ensino de Português como Língua adicional e elaboração de material didático, tradução e revisão de textos. 


 

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

DE OLIVEIRA, B. S.; BULEGON, M. Reflexões sobre o ensino de Português como Língua de Acolhimento pelo viés da pedagogia translanguaging. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 430–445, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12958. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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