A inscrição pelo discurso de uma criança norueguesa em processo de aquisição de português

Um estudo de caso

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15037

Mots-clés :

Discurso, Enunciação, Aquisição de linguagem, Eu-tu

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo analisar um estudo de caso referente à inscrição de uma criança norueguesa pelo discurso no processo de aquisição de português como segunda língua. Reservamos a essa pesquisa a consideração da posição simultânea de pessoa subjetiva e pessoa não subjetiva sob a perspectiva de imprimir um olhar enunciativo do material pertencente ao sujeito enunciador, baseada na perspectiva enunciativa de Benveniste, já que favorece a interface enunciação e aquisição de linguagem. Essa abordagem considera o discurso como portador de uma mensagem e instrumento de ação, no qual o sujeito é capaz de, através do ato individual, conferir ao “tu”, a forma que marca o discurso e ao mesmo tempo, constituir-se como eu-tu, por intermédio de um diálogo com a sua própria voz, pelo fato de enunciar e desenvolver o processo de aquisição de linguagem ao mesmo tempo. Os resultados apontam, portanto, que o tu torna-se o eco do eu, favorecido pela mediação eu e tu como condição de apropriação da língua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gesilda Marques da Silva Ramos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife – PE – Brasil

Professora de Língua Inglesa da Prefeitura Municipal de Recife. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Bolsista da CAPES.

Références

AIUB, G. F.; RODRIGUES, C. Z. O sujeito em movimento: Processos de identificação, língua. Linguagem em (dis)curso, v. 19, n. 1, p. 193-208, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322019000100193. Acesso em: 28 mar. 2021.

AGUSTINI, C.; LEITE, J. D. Benveniste-Authier: Aproximações conceituais e particularidades práticas. DESENREDO, Passo Fundo, v. 8, n. 1, p. 253-274, jan./jun. 2012. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2648. Acesso em: 26 mar 2021.

BENVENISTE, E. Da subjetividade na linguagem. In: Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 1958; 2005.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes Editores, 1976; 2005.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral II. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

CEA, B. Qual é a diferença entre segunda língua e língua estrangeira? Espanhol na Rede, maio 2016. Disponível em: https://espanholnarede.com/qual-e-a-diferenca-entre-segunda-lingua-e-lingua-estrangeira/. Acesso em: 27 fev. 2021.

DAMASCENO, R. Língua Estrangeira, Materna, Segunda Língua.... qual o significado? Belo Horizonte: CACS, jul. 2017. Disponível em: https://cacs.org.br/linguas/lingua-estrangeira/. Acesso em: 26 dez 2020.

FLORES, V. Sujeito da enunciação: singularidade que advém da sintaxe da enunciação. REVISTA-DELTA. v. 29, n. 1, p. 95-120, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/8623. Acesso em: 17 dez. 2020.

FLORES, V. N. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.

LORANDI, A. Aquisição da linguagem e enunciação: a apropriação da língua pela criança. Revista Letrônica, v. 1, n. 1, p. 133-147, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4212. Acesso em: 30 jan. 2021.

SCHUTZ, R. E. Interferência, Interlíngua e Fossilização. SK, dez. 2018. Disponível em: https://www.sk.com.br/sk-interfoss.html. Acesso em: 27 de jan. 2021.

SILVA, C. L. A Instauração da Criança na Linguagem: Princípios para uma teoria enunciativa em aquisição da Linguagem. 2007. 293 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10407/000598208.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 fev. 2021.

SILVA, S. L. Teoria da Enunciação. SlideShare, 2013.Disponível em: https://pt.slideshare.net/FernandaCamara123/teoria-da-enunciao. Acesso em: 10 fev. 2021.

Publiée

30/03/2022

Comment citer

RAMOS, G. M. da S. . A inscrição pelo discurso de uma criança norueguesa em processo de aquisição de português: Um estudo de caso. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022036, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.15037. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15037. Acesso em: 15 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos