Competências digitais para professores de PLA e PLAc: um caminho sem atalhos nem retornos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15348

Mots-clés :

Competências digitais, PLA e PLAc., Ensino virtual emergencial, Letramento digital.

Résumé

O objetivo deste artigo é examinar o incremento de competências digitais de professores de PLA e de PLAc para sua atuação no contexto de ensino virtual. Nosso interesse surge dos desafios que a modalidade virtual emergencial de ensino vem impondo às aulas, devido à pandemia do vírus Sars-CoV-2. Desenvolvemos nossa proposta revisando estudos das áreas de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem e do ensino de línguas estrangeiras. Nosso desenho metodológico considera a configuração de um estudo de caso, em uma abordagem qualitativa dos dados com vistas à interpretação do nosso objeto de estudo. Os resultados apontam como professores enfrentam as pressões acerca de suas competências digitais para responder às necessidades imediatas de seus contextos e reconhecem uma dependência cada vez maior do letramento digital para sua atuação profissional e para a formação de seus estudantes, proporcionando-lhes oportunidades de participação nos âmbitos educacionais e sociais em português.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Laura dos Santos Marques, Universidad de Santiago de Chile (USACH), Santiago de Chile – Chile

Professora Assistente no Departamento de Lingüística y Literatura.

Thaís Wojciechowski, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pinhais – PR – Brasil

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Membro do grupo de pesquisa “Núcleo de estudos linguísticos e literários do IFPR – NEELI”. Mestre em Linguística.



Références

CANI, J. B. Tecnologias Digitais Móveis e o ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 55, n. 4, p. 496-513, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/38183/26581. Acesso em: 12 jul. 2021.

CHINAGLIA, J. V.; MENDONÇA, M. Materiais didáticos para os novos e multiletramentos: uma proposta de atividade gamificada. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 39-52, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1533/1280. Acesso em: 20 maio 2021.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (org.). Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

EGBERT, J. L.; PETRIE, G. M. Call Research Perspectives. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2021.

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause, Boulder, March 27, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 12 jul. 2021.

KELM, O. Conversa Brasileira. Austin: COERLL, University of Texas, 2013. Disponível em: https://open.umn.edu/opentextbooks/textbooks/251. Acesso em: 12 jul. 2021.

LOPEZ, A. P.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas jurídicas e acadêmicas para o acolhimento no Brasil de deslocados forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira Siple, v. 9, 2019.

MARQUES, A. L. S. Competências digitais e práticas de ensino de PLE a hispanofalantes em contexto universitário online de emergência. Revista Signo Edunisc, v. 46, n. 85, p. 70-82, 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/issue/view/667 Acesso em: 12 jul. 2021.

PAIVA, V. L. M. O. A WWW e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 93-116, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/s5xKpGJ5TL4dTWYTsGjx74s/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 12 jul. 2021.

RIBEIRO, A. E. Tecnologias na educação: questões e desafios para a produção de sentidos. Práticas de Linguagem, v. 4, n. 2, p. 152- 158, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2014/09/152-158-Tecnologias-na-Educação.pdf Acesso em: 12 jul. 2021.

RODRIGUES, J.; MUENCHOW, N.; RIBAS, F. A utilização de softwares para o ensino de inglês como L2: o Edilim como ferramenta para promover a aprendizagem na sala de aula invertida. Veredas on-line, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 21-39, 2017. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2017/09/ARTIGO-2.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

SCHLATER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.

SILVA, I. de S. da. O uso das TIC pelos professores e alunos Centro de Estudos Brasileiros (Asunción, Paraguay), dentro do contexto educativo e social como ferramentas complementares no processo ensino-aprendizagem de PLE. Vozes dos Vales, Diamantina, n. 4, ano 2, p. 01-23, 2013. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2014/03/O-uso-das-TIC-pelos-professores-e-alunos-Centro-de-Estudos-Brasileiros-Asunci%C3%B3n-Paraguay.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, p. 1-32, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wPS3NwLTxtKgZBmpQyNfdVg/?lang=pt. Acesso em:12 jul. 2021.

Publiée

28/12/2021

Comment citer

MARQUES, A. L. dos S.; WOJCIECHOWSKI, T. Competências digitais para professores de PLA e PLAc: um caminho sem atalhos nem retornos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021136, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15348. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15348. Acesso em: 17 juill. 2024.